Como Convencer o Cliente a Comprar: Do Boca a boca ao Telefone!
Então você quer aprender como convencer o cliente a comprar de você, não é mesmo? Antes de começarmos, reflita: Empreendedor, me responda uma pergunta: Qual é o bem mais valioso da sua empresa? Se a sua resposta foi sucesso, faturamento ou lucro saiba que isso é o objetivo, porém, só pode ser alcançado através dos
Então você quer aprender como convencer o cliente a comprar de você, não é mesmo? Antes de começarmos, reflita:
Empreendedor, me responda uma pergunta:
Qual é o bem mais valioso da sua empresa?
Se a sua resposta foi sucesso, faturamento ou lucro saiba que isso é o objetivo, porém, só pode ser alcançado através dos clientes. Estes sim, são o maior bem da sua empresa.
Por isso é tão importante voltar o marketing e as estratégias da sua empresa para os clientes. São eles que levarão o seu negócio ao sucesso.
Apesar disso, só será possível se você souber oferecer bons produtos, tratar o seu cliente bem em todo o processo de venda e, também, fideliza-lo.
Dito isso, para alcançar os seus objetivos é preciso convencer esse bem valioso a comprar.
Ou seja, para aumentar o faturamento, ver os lucros subindo e vislumbrar o sucesso do seu empreendimento, será necessário fazer com que os clientes comprem.
Acima de tudo, você precisa ajudar o seu cliente no processo de tomada de decisão, para convencê-lo a comprar com você e não com o concorrente. Manter uma linha de diálogo constantemente aberta com o cliente é o primeiro passo de todos.
Que tal tentar pensar de uma forma diferente.
Vender não é só oferecer um produto, é mais do que isso:
É simplesmente ajudar o cliente a resolver um problema e ser bem sucedido em seus desafios.
Ou seja, é ajudar o cliente e, consequentemente, alcançar os seus objetivos.
Como convencer o cliente a comprar o produto?
Primeiramente, você já entendeu que o cliente é o seu bem mais valioso e que para alcançar os seus objetivos, é necessário tratá-lo bem e fazer com que ele compre.
Ou seja, basicamente se trata sobre convencê-lo de que o seu produto ou serviço é o melhor oferecido.
Pode ser mais do que isso, uma vez que a experiência do cliente com o seu empreendimento também pesa na hora em que ele toma a decisão.
Consequentemente, nós listamos algumas dicas para você conseguir convencer o cliente a comprar o produto.
1 – Colocar na mesa diferenças e limitações
Normalmente, empresas adoram mostrar todas as sua qualidades e como podem tornar a vida do seu cliente melhor.
Apesar disso, você já pensou que o contrário também poderia ser válido? Se você mostrar suas limitações e o que você não faz? Certamente você estará sendo bem mais realista.
Isso não quer dizer que você vai fazer propaganda dos seus problemas, mas sim de que você não vai esconder nada.
Diga o que você não pode, ou não consegue fazer pelo cliente. Deixe claro que você não é a prova de problemas, mas que, mesmo assim, será o primeiro a se cobrar quando os problemas acontecerem.
2 – Indecisão ou impossibilidade?
Existe uma grande diferença entre indecisão e não estar pronto para comprar.
Em qual dos dois o seu cliente se encaixa? Não tem como convencer o cliente a comprar se ele não estiver pronto para isso.
Veja a diferença entre indecisão e impossibilidade:
- Indecisão significa não ter certeza da decisão a tomar. Ele pode estar indeciso entre produtos e serviços completamente diferentes.
- Não estar pronto para comprar significa que ele ainda não está seguro de que aquilo que você oferece é o que ele precisa. Ele não chegou ao momento da compra.
Aqui a sua empresa entra em ação. Deixe o seu cliente seguro para comprar e mostre que seu produto ou serviço é o que ele realmente precisa.
3 – Expectativas
Quando um cliente vai comprar um produto, ele gera mil expectativas sobre ele. Além disso, grande parte das empresas alimentam ainda mais essa expectativa sem limites.
Certamente, se você quer convencer o seu cliente, não prometa nada além do que você pode oferecer. No fim das contas, é muito melhor prometer a entrega em 5 dias e entregar em 2, do que prometer em 2 e entregar em 5.
Além disso, você precisa saber o que o cliente espera de sua empresa. É frustrante comprar de uma empresa e se decepcionar por falsas expectativas que não foram alinhadas.
4 – Seja uma empresa fácil e agradável
Acima de tudo, fazer negócios com a sua empresa precisa sem fácil e, além disso, agradável.
Como convencer o cliente a comprar se tudo é complicado ao fazer negócio com sua empresa? Portanto, memorize os tópicos abaixo:
- Precisa ser fácil falar com você depois da assinatura do contrato.
- Precisa ser fácil dialogar com a sua empresa em caso de divergências.
- Nem sempre a empresa está certa, da mesma forma que nem sempre o cliente está certo
- Precisa existir um enorme compromisso em fazer o seu cliente ser bem sucedido.
- Precisa ser muito fácil medir o resultado daquilo que você faz.
- Relacionar-se com uma empresa altamente burocrática faz com que qualquer cliente desanime.
5 – Antecipação
Para que o resultado seja positivo do elo entre você e o cliente, tente sempre se antecipar. Na venda, ganha o jogo quem consegue responder todas as objeções do cliente sem que ele tenha que perguntá-las.
Não coloque o preço 20% mais caro para oferecer como desconto. Dê seu preço e mostre para o cliente que você já está trabalhando com o preço justo. Não espere o pedido de desconto. Não espere que ele pergunte, não espere a objeção.
Como convencer o cliente a comprar por telefone?
Primeiramente, independente se a venda é feita presencialmente ou por telefone, todas as dicas dadas acima são completamente válidas. Apesar disso, existem alguns truques bônus por vendas no telefone. Acima de tudo, listamos essas dicas para você.
1 – Gere interesse
O primeiro objetivo de um telemarketing não é vender ou agendar uma visita. Basicamente, o principal objetivo é mostrar para o cliente que vale a pena continuar te dando a atenção. Isso irá ajudar.
2 – Bom script
Você tem 5 segundos em uma ligação para prender o cliente antes que ele desligue o telefone. Consequentemente, o seu script precisa ser rápido, objetivo e chamativo. Sugiro que use as dores e desejos de seus clientes.
3 – Conheça seu cliente
Use o banco de dados para conhecer o seu cliente. Por exemplo, vamos falar sobre produtos ou serviços de alto valor agregado, beleza?
- Busque bancos de dados de bairros nobres;
- Ligue para as empresas de melhor porte;
- Quem tem maior chance de comprar com você?
Veja entre seus clientes atuais e você vai perceber que existe uma tendência, um grupo com determinadas características, que compra mais.
4 – Objetivo
Por fim, e acima de tudo, tenha em mente o seu objetivo final: vender. Se esse objetivo estiver unido as dicas dadas, você terá sucesso.
Qual é a sua reação?