Estratégias que ajudam reduzir a inadimplência do seu negócio
Para te ajudar a encontrar a melhor maneira de evitar que seus clientes se tornem inadimplentes, aqui estão algumas dicas que, se colocadas em prática, podem trazer o resultado que você estava buscando para o seu negócio.
Quando se tem um negócio que trabalha com pagamentos recorrentes, a inadimplência pode ser uma palavra que tira o sono de qualquer empresário, não é mesmo? A verdade é que quando os pagamentos precisam ser recorrentes, normalmente os gastos gerados para fazer com que o seu negócio continue funcionando também são e, com isso, ter clientes que não fazem seus pagamentos em dia pode dificultar novos investimentos e afetar a sua base de desenvolvimento.
A inadimplência pode se tornar um peso dentro do seu negócio, caso você a deixe se tornar algo recorrente e nós entendemos que um dos maiores desafios dos novos negócios é identificar as melhores estratégias para evitar que isso aconteça. Clientes inadimplentes podem indicar fatores que talvez ainda não estejam tão claros para você, por isso, controlar e reduzir esse fator dentro do seu negócio é fundamental para identificar suas principais necessidades e automatizar ao máximo os seus processos.
Para te ajudar a encontrar a melhor maneira de evitar que seus clientes se tornem inadimplentes, aqui estão algumas dicas que, se colocadas em prática, podem trazer o resultado que você estava buscando para o seu negócio.
Construa um bom relacionamento com o cliente
Primeiro você precisa entender que o cliente é a chave de qualquer empresa de sucesso e se você trabalha com um negócio em que os consumidores tem um efeito mais do que significativo no seu resultado final, criar um bom relacionamento com eles é fundamental para garantir que a inadimplência não aconteça.
Busque oferecer uma experiência diferenciada, que seja extremamente agradável e que deixe o seu cliente com a sensação de recompensa. Um cliente engajado abre as portas para a construção de um relacionamento a longo prazo, o que é exatamente o que estamos buscando, não é mesmo?
Conheça o perfil de clientes e entenda quem são os devedores
Existe um ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Por isso é importante que você conheça muito bem o perfil dos seus clientes, afinal, não existe apenas um tipo de cliente que se torna inadimplente, não é mesmo? Uma vez que você se permite conhecer melhor a pessoa que está comprando o seu serviço, você já consegue montar uma estratégia mais assertiva para evitar que a inadimplência aconteça.
Algo que faz muita diferença quando se trata em conhecer o perfil do seu cliente é manter as informações dele sempre atualizadas no seu sistema de gestão. Ter em mãos informações que podem ser pesquisadas podem ser fundamentais na hora fazer consultas e cobranças no futuro.
Suspenda o serviço ou o acesso à sua plataforma
Negócios que oferecem assinaturas recorrentes ou dependem do pagamento para que o usuário possa utilizar a sua plataforma podem, e devem, suspender o serviço caso o cliente não efetue o pagamento dentro da data estipulada quando o serviço foi contratado. Essa suspensão pode acontecer de imediato ou com 15 a 20 dias, por exemplo.
É importante que você tenha em mente que a comunicação da suspensão do serviço deve ser feita da melhor maneira possível, ou seja, sua mensagem precisa ser direta e buscar trazer o cliente para a adimplência. Você pode enviar o boleto diretamente para ele ou oferecer uma área dentro da sua plataforma onde ele mesmo possa atualizar suas informações de pagamento.
Defina a melhor estratégia de cobrança
As estratégias do seu negócio precisam sempre estar voltadas para que o seu cliente não se torne inadimplente, mas sabemos que isso pode ocorrer eventualmente e quando ocorrer, você precisa saber exatamente quais serão os seus próximos passos.
É importante que o seu negócio conte com uma estratégia de cobrança eficaz. Muitas empresas acabam deixando essa responsabilidade para os vendedores, já que eles participam ativamente das negociações, mas é fundamental que você tenha uma área específica para lidar com esse tipo de situação.
Uma vez que você consegue visualizar todo o processo de negociação, fica ainda mais fácil entender quais são as necessidades do seu cliente naquele momento e apresentar soluções viáveis que o tornem adimplente novamente.
Embora não exista uma receita pronta para evitar que a inadimplência aconteça no seu negócio, tenha sempre em mente que uma boa comunicação com o seu cliente é a chave para o seu sucesso no mercado, por isso, invista sempre em ferramentas que ofereçam um diferencial para o seu negócio e te ajudem a construir uma relação a longo prazo com o seu público.
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