Cashback 2021: O que é, Como Funciona, Vantagens e Aplicativos!

Já pensei em fazer uma compra e posteriormente receber parte do dinheiro de volta? Pois é assim que funciona o cashback, prática iniciada nos Estados Unidos e usada desde a década de 1980, que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Por aqui, essa ferramenta começou a se popularizar com o aumento das compras […]

Cashback 2021: O que é, Como Funciona, Vantagens e Aplicativos!

Já pensei em fazer uma compra e posteriormente receber parte do dinheiro de volta? Pois é assim que funciona o cashback, prática iniciada nos Estados Unidos e usada desde a década de 1980, que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Por aqui, essa ferramenta começou a se popularizar com o aumento das compras online.

O termo deriva do inglês, que significa literalmente “dinheiro de volta”. Na década de 80, lá na terra do Tio Sam, certas instituições financeiras acharam que seria uma boa ideia devolver aos seus clientes parte do dinheiro que eles haviam gastado ao comparar um produto ou serviço.

Já do lado tupiniquim, a prática ganhou força com o aprimoramento do e-commerce. Ao contrário do que acontece lá fora, no Brasil o cashback está mais associado a operadoras de cartão de crédito, aplicativos e mesmo algumas marcas, ampliando seu campo de atividade.


Como o cashback funciona

O cashback funciona de forma diferenciada de acordo com cada plataforma. Apesar disso, existe um padrão básico seguido por elas. De modo geral, você se cadastra em um aplicativo ou em um determinado serviço do seu próprio banco. Feito isso, cada compra que fizer, você receberá um pequeno percentual de volta, de forma acumulativa.

Cada programa funciona de uma forma diferente, com suas próprias regras para compra e resgate. Por exemplo, normalmente nos casos dos cartões de crédito, o resgate do cashback acontece de a operadora reembolsar a quantia correspondente a sua compra na fatura, ou receber o dinheiro na conta corrente.

Algumas ainda fornecem a opção de receber em criptomoedas ou cupons de descontos para futuras compras.

Importante ressaltar que cada empresa oferece valores e limites diferentes, tanto para o resgate quanto para o uso do cashback. Por isso, antes de se cadastrar, verifique bem as informações de cada uma, para escolher a melhor para você.


Então cashback é um tipo de desconto?

Não! O cashback está muito longe de ser um simples desconto ou qualquer tipo de cupom. A prática, de fato, devolve uma porcentagem do valor total da sua compra. Um exemplo prático a seguir.

Suponhamos que você faça uma compra online no valor de R$ 200 reais. O programa de cashback no qual é cadastrado, informa que o site onde a compra foi realizada possui 5% de cashback. Ou seja, dos R$ 200 reais gastos, você receberá R$ 10 reais de volta.

A maioria dos reembolsos são acumulativos, porém, o processo de resgate varia de acordo com a plataforma escolhida para uso. Sendo assim, o cashback não tem nada a ver com descontos.

Outro ponto que vale a pena esclarecer é que o reembolso não chega em forma de milhas ou pontos. Assim como não possui data de expiração. De fato, você recebe de volta um percentual do valor total gasto na compra.


Os principais programas de cashback do mercado

O Brasil possui boas opções para cadastros de cashback, cada um com vantagens específicas, mas que, no geral, operam de forma semelhante. Para auxiliar na sua escolha, listamos alguns dos principais nomes do mercado atual.

AME Digital

Uma carteira virtual que, além do cashback, você também tem a opção de pagar contas, fazer compras e realizar transferências entre contas AME. Uma das grandes vantagens da plataforma são suas parceiras. Lojas como Americanas, Submarino, Shoptime e Postos Petrobras, fazem parte do grupo.

A porcentagem do cashback varia para cada estabelecimento, assim como as datas. Há períodos nos quais o valor pode ser bem vantajoso. No geral, ele fica entre 1% e 50%, acumulativo e sem data de validade.

MÉLIUZ

Sem dúvidas, um dos nomes mais conhecidos do meio. A Méliuz é o cashback mais popular do Brasil, com cerca de 2 mil estabelecimentos como parceiros. Assim como a AME, a porcentagem do cashback varia de acordo com a loja.

No entanto, vale ficar de olho no aplicativo e em suas notificações, pois, em promoções relâmpagos, o programa pode dar cashback de até 150%. A plataforma possui um valor mínimo de resgate, sendo ele de R$ 20 reais, que pode ser transferido para a conta bancária cadastrada previamente.

Contudo, você não é obrigado a retirar assim que atingir o valor. Há quem deixe acumular para aproveitar um saldo maior.

PicPay Cashback

A empresa tem investido pesado em sua plataforma e hoje começou a colher os frutos. Cada dia maior, o PicPay funciona como uma carteira digital, na qual você pode realizar transferências, pagar contas e receber créditos. Agora também oferece cashback.

A plataforma te oferece opções de como usar seu resgate. Isto é, você pode tanto guardar o valor recebido, ou pagar alguma conta, transferir para outras pessoas, ou mesmo usar em serviços de lojas parceiras. Assim como em atividades da própria empresa, como a PicPay Store.


Os benefícios do cashback para as empresas

Antes da prática do resgate monetário se popularizar no Brasil, muitas pessoas acreditavam que ela poderia ser golpe. Afinal, o que a empresa ganha dando uma porcentagem do valor da compra de volta para o cliente?

Pois acredite, há diversos benefícios para a empresa em oferecer cashback. Comentamos alguns deles a seguir.

Fidelização dos clientes

No mercado atual, conseguir a fidelização de um cliente pode ser considerada uma jogada de mestre. Por isso existe inúmeros estabelecimentos com serviço de clube de desconto.

Devolver parte do valor da compra ao cliente, gera grande satisfação ao cliente. Este, por sua, tende a voltar na loja justamente por ver vantagem no programa.

Visibilidade para a marca

A melhor propaganda para qualquer marca ou produto é um cliente feliz. Se o consumidor deixar a loja com a sensação de que fez o negócio certo, o dever foi cumprido. Apesar de todas as técnicas da publicidade, o velho “boca a boca” ainda é uma ferramenta extremamente eficiente.

Acesso aos dados dos usuários

Diferente do que algumas pessoas imaginam, os dados fornecidos pelos usuários nos cadastros não são para aplicar golpes. Essas informações são valiosas para as empresas para poder conhecer o perfil dos seus consumidores.

Com esses dados em mãos, a loja pode traças estratégias mais assertivas para atingir seu público específico. Desenvolver promoções e focar em ações que realmente darão resultados.

Criar atrações diferenciadas

O cashback se tornou um programa com ampla concorrência. Assim sendo, cada empresa precisa ter um diferencial para atrair e fidelizar o cliente. As pessoas são atraídas por serviços que mostrem vantagens reais para elas. Conhecer as necessidades do seu consumidor é o primeiro passo para oferecer atividades diferenciadas.


Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow