Por que depoimentos são importantes na estratégia de marketing digital?

Neste artigo, vamos explicar como usar depoimentos de clientes em sua estratégia de marketing e por que você precisa incorporar esses dados no site e nas redes sociais da sua empresa.

Por que depoimentos são importantes na estratégia de marketing digital?

Por que depoimentos são importantes na estratégia de marketing digital?

Você coleta depoimentos e feedbacks dos clientes que compram da sua empresa? Coletar esses dados é importante para analisar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, porém também pode funcionar como estratégia de marketing digital. Neste artigo, vamos explicar como usar depoimentos de clientes em sua estratégia de marketing e por que você precisa incorporar esses dados no site e nas redes sociais da sua empresa. Confira! 

Depoimentos e o gatilho da Prova Social: porque as pessoas escolhem o que outras pessoas já escolheram 

Expor depoimentos de antigos clientes ativa o conceito de Prova Social: um conjunto de opiniões, atitudes e depoimentos positivos sobre a marca que funcionam como uma prova de que o seu serviço é aceito, consumido e aprovado por outras pessoas. Funciona como um gatilho mental:

  1. Pessoas têm a tendência de imitar o comportamento umas das outras em níveis conscientes e até inconscientes, indo desde a escolha do prato que comem no almoço, da roupa ou de equipamentos caros, fazendo questão de assistir a resenhas no YouTube.
  2. Observar as escolhas dos outros facilita nossa tomada de decisão. Portanto, ter acesso ao depoimento ou às ações de outras pessoas nos deixa confortáveis 

A prova social funciona com a exposição de depoimentos, mas também com a possibilidade de observação das ações de outras pessoas. É por isso que você pode utilizar esse gatilho a seu favor de várias formas, como veremos a seguir. 

 

Como utilizar a prova social na estratégia de marketing digital da sua empresa

Se esse é nosso primeiro contato, nós do Clube de Negócios ainda não sabemos com o que a sua empresa trabalha e qual seria a melhor forma de usar a prova social para trazer mais clientes de forma especializada, porém podemos lhe dar dicas gerais que funcionam para vários tipos de negócios. 

A prova social pode ser feita das seguintes formas:

Depoimentos: Vamos começar pelo clássico. Ter uma aba no seu site com depoimentos de clientes que admiram seu trabalho é muito importante. Mesmo que a sua empresa diga coisas boas sobre si mesma e tenha uma boa imagem no mercado, a comprovação e a aprovação de outras pessoas ajudam outros clientes a se decidirem, pois, assim, estabelecem confiança por meio do relato de outras pessoas. 

Visibilidade: Você provavelmente já ouviu o exemplo do restaurante com paredes de vidro. Trata-se de uma estratégia de prova social muito utilizada por restaurantes, pois se os seres humanos têm a tendência de imitar uns aos outros, ver um estabelecimento cheio cria a prova de que talvez a próxima escolha correta seja aquela. 

Você pode fazer o mesmo ao compartilhar vídeos ou fotos que mostrem pessoas em seu estabelecimento físico, ou, em casos de e-commerce, as reações que as clientes tiveram ao receber o produto. Expor outros clientes interagindo positivamente com a sua empresa pode funcionar como um depoimento.  

 

Minha empresa não recebe clientes no espaço físico e não tem presença digital. E agora? 

Bem… talvez seja a hora de começar. 

O investimento em campanhas pagas nas redes sociais aumentou 26% durante o segundo trimestre da pandemia em 2020, e o valor investido aumentou 55,3% no mesmo período. Isso significa que mais empresas sentiram a necessidade de alcançar seus clientes de forma digital. E para não ficar para trás, talvez você precise participar desse jogo.

Nós do Clube de Negócios sentimos a demanda aumentar, e muitos clientes vieram até a nos com essa demanda: criação de pegada digital, gestão de redes sociais e estratégia de marketing digital.

Isso é muito sério! O número de textos, análises de palavras-chave, estratégias de impulsionamentos pagos e sites que fazemos todos os dias cresceu MUITO, e por isso estamos aqui para oferecer ferramenstas com suporte a você que queira começar a crescer também. 

São muitas dicas para você vender mais com o marketing digital, dicas que utilizamos diariamente estando no Clube, dicas elaboradas por uma equipe especializada em marketing digital. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow