Modelos de mensagem para Venda e Prospecção pelo WhatsApp, e-mail, médias sociais e mensagens
E saiba logo de cara: você não está sozinho nesse barco e temos um salva-vidas pra você.
Atrair e manter a atenção dos seus consumidores é uma dificuldade na hora de prospectar e vender seu produto ou serviço? Se sua resposta foi sim, continue com esta leitura porque este texto é para você. Trouxemos aqui modelos de mensagem para prospecção e também modelos de mensagem para venda para você potencializar sua estratégia por aí.
E saiba logo de cara: você não está sozinho nesse barco e temos um salva-vidas pra você.
Aqui na Assertiva usamos mensagens de texto, de WhatsApp e e-mails para construir um relacionamento com nossos possíveis clientes. E é com isso que vamos te ajudar agora!
Afinal, todo relacionamento começa com uma conversa, não é mesmo? Vamos lá!
3 pontos importantes antes de começar a usar os modelos de mensagem para venda e prospecção
É aqui que você vai preparar o terreno para que os modelos de mensagem para venda e os modelos de mensagem para prospecção deste texto realmente funcionem. Então, anota aí:
1. Saiba quem é seu potencial cliente
Não, você não quer vender para qualquer pessoa. E identificar o perfil ideal do seu cliente é essencial para não cair em armadilhas de vendas.
Se seu produto resolve, por exemplo, o problema de empresas de grande porte, não perca seu tempo prospectando aquelas de pequeno e médio. Utilize, nesse caso, modelos de mensagem para prospecção B2B (Business to Business).
Trace as características do seu comprador ideal olhando para seus clientes fiéis e usando uma base de dados atualizada para entender os comportamentos dos consumidores do seu nicho.
Isso vai economizar tempo e energia do seu time de vendas!
2. Tenha uma lista de contatos organizada
Certifique-se de que sua lista de cadastros esteja sempre atualizada, padronizada e organizada antes de começar a prospectar clientes. Isso evita a perda de tempo tentando localizar a pessoa.
Deixe de lado a ordem alfabética. Use os modelos de mensagem para venda ou prospecção priorizando aqueles contatos mais “quentes”. Aqueles que entraram em contato há menos tempo e/ou os mais propensos a realizarem uma compra.
3. Estude seu cliente antes de iniciar uma conversa
Conhecer o seu cliente e o histórico dele é a chave pra começar uma conversa matadora.
Pense em um restaurante. Ao analisar os pedidos gerados pelo aplicativo no último mês, você identificou um grupo de clientes com o hábito de incluir uma sobremesa no pedido. Assim, sua empresa pode fazer essa abordagem por SMS:
[RESTAURANTE] Olá, Jéssica! Vimos que está faltando uma sobremesa no seu pedido! Corre na seção de docinhos, adicionamos novidades por lá ????
Agora que já estamos com o terreno preparado, é hora de ir pro ataque.
Modelos de mensagem para venda por SMS, WhatsApp e e-mail marketing
Não adianta usar frases para atrair clientes a qualquer custo, você precisa entender o funcionamento de cada canal.
Você vai ver aqui que cada um dos modelos de mensagem para venda se adequa mais, ou menos, a uma determinada intenção de conversa.
Vamos então aproveitar o gancho do exemplo anterior e começar com os modelos de SMS.
# SMS
Num oceano de informações, o SMS pode ser seu salva-vidas. A mensagem que chega na palma da mão do seu cliente captura atenção.
Outro ponto que você precisa levar em consideração é o tamanho. O conteúdo da sua mensagem deve ser objetivo e rápido porque o número máximo de caracteres permitido é de 160. Isso representa entre 25 a 28 palavras.
Pode ser usado como entrega de avisos e notificações. Isso porque o disparo em massa alcança muita gente e por um baixo custo.
Veja como usar nossos modelos de mensagem para venda via SMS:
– Oferecendo um novo produto
[E-COMMERCE DE ROUPAS FEMININAS] Esfriou né, amiga? Nossa coleção de outono/inverno deste ano já está te esperando! Clique no link para ver as novas peças no site: (link encurtado e específico da coleção outono/inverno)
[DOCERIA] Ana, faz tempo que você não pede um docinho aqui da (nome da loja)! Temos novidades no cardápio. Clique aqui pra conferir: (link com novo cardápio)
– Facilitando a venda
[PAPELARIA] Marcus, agradecemos por comprar (produto) com a gente. Aqui está o código do boleto de pagamento (código do boleto). Volte sempre!
[PIZZARIA] Livia, peça uma pizza grande e a pizza de sobremesa é por nossa conta. Consulte os sabores da promoção no nosso site e peça agora a sua! (link do site com a promoção)
Na hora de pensar em como vender por WhatsApp você precisa levar em consideração que esse é um contato mais intimista com o seu prospect. Ou seja, cuidado com o disparo excessivo e muito padronizado de mensagens.
Nossa dica aqui é usar a ferramenta para criar um relacionamento mais duradouro. Dê espaço para a pessoa tomar a decisão de compra ou não do seu produto/ serviço.
Aqui estão algumas frases de abordagem de venda pelo WhatsApp:
– Oferecendo conteúdo exclusivo
[EMPRESA SAAS] Bom dia, Renata!
Nós aqui da (nome da empresa) temos uma novidade. AMANHÃ lançaremos a nova versão da ferramenta (nome da ferramenta)!
Separamos alguns profissionais de marketing para testá-la gratuitamente por 3 dias. E você é uma delas ????
Caso você tenha interesse em testar a ferramenta, me chama aqui!
Até mais,
(nome do vendedor)
– Entregando conteúdo de valor
[FARMÁCIA] Olá, Anita! Como você está? E as crianças?
Nós aqui da farmácia (nome da empresa) preparamos uma cartilha de cuidados especiais com a saúde das crianças agora no verão.
Nossos especialistas trouxeram dicas para a proteção solar dos pequenos, receitas de comidinhas saudáveis e criativas e também alguns sintomas da tão temida dengue.
Para ler, é só clicar no link: (link)
Até mais!
[Farmácia X]
# E-mail marketing
Usar modelos de mensagem para vender por e-mail marketing também é uma boa prática. Uma pesquisa da Convince and Convert mostrou que o uso de e-mails tem tendência a gerar cerca de 138% de aumento de vendas.
Outra vantagem é que o disparo pode ocorrer em massa. Você pode dividir sua base de contatos em grupos específicos para entregar uma mensagem mais assertiva.
– Divulgando uma promoção
[LIVRARIA] Olá, Nicole! Como você está?
Com toda essa história de COVID-19 não tem sido fácil pra ninguém, não é mesmo? Mas queremos ajudar a deixar esse período um pouquinho mais leve!
Por isso, todos os livros da (empresa) vão estar com 30% de desconto até o final deste mês.
Aproveite para mudar um pouco o assunto e viajar em outras histórias e personagens!
Aqui estão algumas das nossas sugestões pra você:
(colocar imagem + link de 3 livros sugeridos)
Até mais,
(nome da livraria)
– Entregando um cupom de desconto para aniversariantes
[LOJA DE SAPATOS]
Olá, Mario!
Este é o mês do seu aniversário e aqui está o presente da (nome da marca) para você:
(QR CODE/ CÓDIGO DE DESCONTO)
Você tem 20% de desconto em qualquer sapato do nosso site*. Para usar seu cupom é só inserir o código acima ao final do seu pedido.
Aproveite, heim?
Parabéns pelo seu aniversário e obrigado pela sua parceria!
Até mais,
(nome da empresa)
*desconto válido até o final do mês de aniversário. Leia todo o regulamento aqui.
Modelos de mensagem para prospecção via SMS, WhatsApp e e-mail marketing
Agora que você já conhece cada canal, vamos direto para os modelos de mensagem para prospecção em cada um deles.
# SMS
– Oferecendo produto quando a pessoa já fez uma pesquisa inicial
[IMOBILIÁRIA] Carlos, temos boas notícias! O apartamento que você demonstrou interesse está disponível. Para entrar em contato com um de nossos corretores, ligue: (número do telefone)
[EMPRESA SAAS] Precisando de uma mãozinha com o relatório do final de mês? Conheça nossa plataforma e fique livre dessa preocupação! Saiba mais: (link da plataforma)
[FINTECH] Procurando um investimento sem burocracia? Fale com a (nome da empresa) e descomplique seu negócio. (número de telefone/ site)
– Gerando reconhecimento de marca
[RESTAURANTE] Agora o (nome do restaurante) está no aplicativo de entregas X. Use o cupom de desconto BEMVINDO20 para sua primeira compra!
[LOJA DE BRINQUEDOS] Procurando brinquedos mais em conta para o Dia das Crianças? Inauguramos a loja esta semana e tem muita promoção boa. Esperamos você na rua (endereço).
Fique por dentro!
Também existe uma outra possibilidade de uso de mensagens de texto chamado SMS Flash. Como se fosse um pop-up, ele serve para mensagens que queiram chamar a atenção do consumidor.
O legal dessa comunicação é que o usuário não precisa clicar em nada para ler a mensagem, ela aparece espontaneamente na tela do celular.
[SERVIÇO DE ENTREGAS] Lucas, você já pediu seu almoço? Peça seu prato agora pelo (nome do aplicativo) e receba em casa. Clique em aceitar para ver as opções do dia!
ACEITAR / CANCELAR
– Aproveitando datas comemorativas ou período sazonal
[PADARIA] Olá, tudo bem com você?
Aqui é o (nome do vendedor) da padaria X.
Para o dia das mães, estamos montando cestas de café da manhã personalizadas! Receberemos encomendas até o dia 5/05.
Se tiver interesse, é só responder esta mensagem!
Boa semana!
[ESCOLA INFANTIL] Boa tarde, Marlene!
Sou a (nome da vendedora) aqui da escolinha X. Estamos em Volta às Aulas! Você já comprou o material escolar para os pequenos?
Temos uma parceria com a papelaria Y que tem ótimos preços e você ainda ganha 10% de desconto.
Acesse o site e já faça sua lista: (link)
– Utilizando dados do seu site
[IMOBILIÁRIA] Carlos, temos uma boa notícia!
Você que estava procurando apartamentos no bairro X, não é mesmo?
Alguns aluguéis da sua última pesquisa baixaram de preço!
Para conferir os imóveis, acesse: (link das ofertas)
Qualquer dúvida, conte comigo!
(nome do vendedor)
# E-mail Marketing
Dentro de modelos de mensagem para prospecção, aqui temos algumas mensagens para mandar para clientes mais engajados e próximos.
[IMOBILIÁRIA]
Oi, Julia!
Como você está?
Já decidiu onde vai passar a virada do ano com a família?
Separei algumas opções de casas de praia que você pode gostar!
(link de 3 casas a ver com o perfil do grupo de cliente seleto)
Caso se interesse por alguma, já sabe como me encontrar!
Fico à disposição,
(nome e telefone do corretor)
[CORRETORA DE SEGUROS]
Oi, Amanda! Como você está?
Dei uma olhadinha aqui no seu cadastro e seu filho completou 18 anos este ano. Como o tempo passa rápido, não é mesmo?
Temos algumas opções de seguro de carro bem interessantes para idade dele! Ou também de inclusão no seguro que vocês já possuem, como preferirem.
Caso queira mais informações, só falar comigo!
Estou à disposição,
(nome da gerente dessa conta)
Ufa. Missão cumprida! Demos nossos melhores modelos de mensagem para venda e também os mais únicos modelos de mensagem para prospecção para ajudar a sua empresa. Mas se você ainda quiser ir além…
Expandindo um pouco mais!
Como te mostramos aqui, criar um relacionamento com o seu propect/ cliente vai ser seu salva-vidas. Para te ajudar ainda mais, preparamos um COMBO Webinar, E-book e Planilha com dicas práticas para empresas que estão no Clube de Negócios, clique em saiba mais e tenha inumeros material e ajuda com experiencia de várias empresas.
Qual é a sua reação?