8 Ideias para Inauguração de Bar e Restaurante

Toda inauguração é um momento especial, uma data que irá marcar o início de uma nova empreitada, que pode ser recheada de sucesso e conquistas. Não poderia ser diferente quando o assunto é a inauguração de um bar e um restaurante.  A inauguração de um bar e restaurante irá definir os primeiros dias de vida […]

8 Ideias para Inauguração de Bar e Restaurante

Toda inauguração é um momento especial, uma data que irá marcar o início de uma nova empreitada, que pode ser recheada de sucesso e conquistas. Não poderia ser diferente quando o assunto é a inauguração de um bar e um restaurante. 

A inauguração de um bar e restaurante irá definir os primeiros dias de vida do empreendimento. Se o evento der certo, os próximos dias serão de casa cheia e alto faturamento, além da possibilidade de parcerias. Se der errado, a iniciativa entrará no esquecimento bem antes de ter realmente começado. 

Além disso, uma boa inauguração de bar e restaurante pode garantir uma casa cheia nos primeiros dias do negócio, o que irá levar a um fluxo de caixa que cubra o investimento inicial no negócio. Acredite ou não, isso pode definir o futuro do negócio. 

Dito isso, não é fácil fazer uma baita inauguração, onde todos os detalhes funcionem. Ainda assim, existem algumas dicas que podem ajudar nessa caminhada rumo ao sucesso. Pensando nisso, a StayApp reuniu as melhores dicas para você. 

8 Ideias para inauguração de bar e restaurante

1 – Cronograma

Primeiramente, é preciso saber exatamente o que será feito e, principalmente, quanto tempo será preciso para realizar cada uma dessas tarefas. Isso só é possível quando é feito um cronograma. 

É possível determinar um prazo para cada tarefa e criar horas extras e pontos de mudanças para acomodar imprevistos dentro de um cronograma especial e a partir da data de abertura.

Na hora de criar o cronograma, liste todos os pontos da inauguração do bar e restaurante. Por exemplo:

  • Tipo de evento;
  • Duração;
  • Encomendas de brindes promocionais;
  • Decoração;
  • Convidados especiais;
  • Layout das mesas;
  • Fornecedores;
  • Mão de obra;
  • Cronograma de posts nas páginas do bar nas redes sociais.

2 – O dia certo

Para que tudo caminhe do jeito certo, é necessário selecionar um dia especial para a inauguração. Essa data não pode acontecer ao mesmo tempo que outro evento grande e especial, por exemplo, data comemorativa ou algum jogo especial. 

Também é imprescindível considerar o grupo de consumidores que se pretende atingir com o evento. Foque no público alvo que você espera que frequente o estabelecimento e procure harmonizar o dia e a hora escolhidos conforme a rotina desse consumidor.

3 – Gerando expectativa

Para que a inauguração de certo, é necessário gerar expectativa nos clientes que irão aparecer no local. Deve ser feita a propaganda certa, divulgando a data e horário de inauguração, destaque promoções e outras atrações. 

Aproveite a divulgação para reforçar os diferenciais do bar ou restaurante. A divulgação deve estar em todos os lugares possíveis, como na fachada do estabelecimento, nas redes sociais e em folhetos do comércio local.

Por fim, uma outra boa idéia é incentivar a divulgação oferecendo promoções. 

4 – Cardápio

Na hora de pensar na inauguração do seu bar e restaurante, um dos pontos mais importantes é o cardápio. Ele será um dos pilares do seu estabelecimento, e precisa funcionar desde a inauguração. 

Em resumo, tudo pode estar perfeito, mas se o cardápio não for bem elaborado e não funcionar, causará uma terrível primeira má impressão.

Capriche nos alimentos servidos e nas descrições, fornecendo informações claras e que vendam bem as opções. 

Para que isso funcione, basta que você, como empreendedor, se coloque no lugar de cliente. Pense em si como público e saberá quais experiências proporcionar para que o consumidor tenha uma ótima primeira experiência no seu bar ou restaurante. 

5 – Parcerias

A inauguração do seu bar ou restaurante pode ser impulsionada com as parcerias locais certas. Esse tipo de acordo pode atrair mais público para o seu estabelecimento, despertando maior curiosidade na região. 

Se o bar estiver em uma região comercial, uma boa idéia é propor convênios no qual os colaboradores das empresas locais ganhem descontos ao frequentarem a casa.

Sobretudo, que tal convidar blogueiros de gastronomia e outros tipos de influenciadores digitais para conhecer seu negócio. Para isso, basta oferecer uma cortesia ou um desconto.

6 – Funcionários

Os colaboradores do seu estabelecimento são as peças mais importantes dessa inauguração (e para toda a vida do bar ou restaurante). 

Treine os colaboradores para apresentar a casa e causarem a melhor primeira impressão com o atendimento. Para que isso funcione, eles precisam ser bem treinados. 

Todos os funcionários precisam entender a proposta, os diferenciais e estarem prontos para tirar todas as dúvidas que os clientes terão. Mas não se esqueça de reforçar o espírito de trabalho em equipe e estimular a motivação.

7 – Soft Opening é uma opção

Um bar ou restaurante pode ter alguns problemas iniciais, como a demora no serviço, uma longa fila de espera, pratos frios ou não preparados adequadamente. Tudo isso pode causar uma má impressão no seu negócio, e isso será muito difícil de arrumar.  

Para evitar esse tipo de problema, uma boa opção é o Soft Opening. O termo é da língua inglesa. Em tradução livre, significa uma “pré-abertura”. Basicamente uma pré-inauguração do seu restaurante.

Antes de fazer uma grande inauguração, que tal receber seus amigos e também os familiares dos colaboradores no local algum tempo antes da data oficial de abertura ao público. 

A estratégia permite avaliar, no dia seguinte, todos os pontos que deram certo, e aqueles que precisam ser ajustados. 

8 – Registro da inauguração

Enfim, a inauguração é o primeiro passo da empresa. Por isso, contrate um fotógrafo ou profissional de filmagem para registrar a data. As imagens poderão ser aproveitadas para divulgar o sucesso do evento e promover o negócio.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow