7 Princípios da Qualidade: Conheça Todos Eles!
A sua empresa tem uma gestão de qualidade? Para saber a resposta dessa pergunta, você precisa avaliar a ISO 9000:2015. Trata-se de um sistema de gestão que busca a otimização dos processos dentro de uma empresa e maior agilidade no desenvolvimento de produtos e serviços. O objetivo da ISO 9000:2015 é garantir a qualidade no […]
A sua empresa tem uma gestão de qualidade? Para saber a resposta dessa pergunta, você precisa avaliar a ISO 9000:2015. Trata-se de um sistema de gestão que busca a otimização dos processos dentro de uma empresa e maior agilidade no desenvolvimento de produtos e serviços.
O objetivo da ISO 9000:2015 é garantir a qualidade no serviço de uma empresa e a satisfação do cliente final. Esse Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) também funciona para que o gestor encontre problemas ocasionais dentro do negócio.
Obter a certificação de ISO 9000:2015 garante que a empresa consiga se destacar no mercado. Além disso, ao seguir os requisitos, ela conseguirá alcançar melhores resultados. Em síntese, esses requisitos são baseados em sete princípios básicos.
Os 7 princípios de qualidade
Os sete princípios de qualidade não são apenas tópicos teóricos, e sim, fundamentos que podem ser aplicados no dia a dia da sua empresa. Além deles serem essenciais para conseguir o selo ISO 9000:2015, eles ajudarão em cada processo dentro do negócio.
Quer conhecer todos eles, e saber como aplicá-los? Então a StayApp te mostra agora mesmo!
1 – Foco no cliente
Qualidade é uma das principais colunas que sustentam a sua empresa. Mas você já se perguntou: qualidade para quem? Todo o trabalho de gestão é voltado para uma pessoa, o seu cliente. É para ele que todo o seu suor e qualidade deve ser voltado.
Em resumo, o produto ou serviço oferecido pela sua empresa precisa agradar o cliente. Os requisitos do consumidor devem ser entendidos completamente e implementados. Isso garante uma boa visão da marca, a fidelização dos clientes e o aumento no número de vendas.
Para garantir esse princípio na sua empresa, você pode usar o controle de satisfação. Isso deve ser feito regularmente, através da pesquisa de satisfação realizada com os seus clientes.
Outra opção é o Diagrama de Kano. Trata-se de um método estruturado para entender as necessidades e expectativas do cliente.
2 – Liderança
Só o líder é capaz de fazer com que todas as estruturas de uma empresa funcionem corretamente, em conjunto. Ele é o único capaz de fazer com que todos dentro de um negócio pensem juntos, alinhados. Esse papel de controle interno só é capaz com um líder disposto e dedicado.
O líder precisa estabelecer, implementar e manter uma política de qualidade que se adeque ao negócio. É preciso estabelecer ações para abordar riscos e oportunidades, garantindo que o sistema de gestão da qualidade chegue nos seus objetivos.
3 – Engajamento de pessoas
Todas as pessoas que trabalham dentro de uma empresa, precisam ter seus objetivos alinhados para que caminhe todos em uma só direção. Elas precisam gostar do local, terem objetivos sólidos e buscarem concretizá-los. Isso só é possível através da gestão de pessoas.
Isso só é possível através de uma liderança dentro de um negócio. Além disso, é necessário que haja uma boa comunicação na organização e que os colaboradores se sintam motivados e valorizados em seu trabalho no dia a dia. Eles também precisam saber que são importantes para o negócio.
4 – Abordagem de processos
As atividades devem ser compreendidas e gerenciadas como processos inter-relacionados. Todos os processos dentro de uma empresa devem funcionar dentro de uma mesma lógica.
Todo esse processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas), agregando valor ao produto ou serviço.
Para isso, crie um mapa de processos para documentar como cada processo realmente opera e quais são as entradas e saídas de cada um deles. Também é uma forma de identificar atividades que agregam valor e as que não agregam.
Defina quais são os processos críticos e que devem receber maior atenção por parte da organização.
5 – Melhoria
A melhoria é um metodologia contínua, ou seja, precisa ser explorada todos os dias. Em resumo, trata-se de melhorar todos os dias. Para fazer isso, você pode seguir os 12 passos a seguir:
- Corrija os erros logo que estes aconteçam;
- Sempre opte pela opção mais barata;
- Repita o “porquê” 5 vezes;
- Trabalhe em equipe;
- Problemas são oportunidades;
- Entenda primeiro o problema, depois vá e veja por si;
- Não subestime a inteligência e o conhecimento dos outros;
- Melhoria contínua não tem fim;
- Abandone as ideias fixas;
- Nunca desista e seja proativo;
- Evite as desculpas;
- Opte pela solução mais simples, não a perfeita.
6 – Tomada de decisão baseada em evidências
Monitorar e medir os processos precisa ser feito todos os dias, por toda a equipe da empresa. Dessa forma. será possível ver no que está falhando ou o que não está dando o resultado que deveria dar.
Para isso, é bom ter uma base de dados completa. Também é fundamental definir indicadores e medi-los continuamente para avaliar o desempenho da empresa.
7 – Gestão dos relacionamentos
Criar e manter relacionamentos é importante para o sucesso do negócio. Eles que possuem impacto direto no funcionamento da empresa e que são determinantes para o seu desempenho.
Isso irá fortalecer a marca, melhorar a compreensão dos objetivos e aumentar o volume dos negócios. Para isso, defina quem deve receber maior atenção, e à dê.
Qual é a sua reação?