5 práticas pra deixar seu atendimento de vendas profissional

Hoje, a automação e a disponibilidade são fatores cada vez mais relevantes para construir um atendimento ao cliente de qualidade. Os negócios que desejam crescer e se diferenciar, precisam priorizar certas práticas para tornar o atendimento de vendas realmente profissional.  De acordo com o relatório CX Trends 2022, 86% dos consumidores dão preferência para comprar […]

5 práticas pra deixar seu atendimento de vendas profissional

Hoje, a automação e a disponibilidade são fatores cada vez mais relevantes para construir um atendimento ao cliente de qualidade. Os negócios que desejam crescer e se diferenciar, precisam priorizar certas práticas para tornar o atendimento de vendas realmente profissional. 

De acordo com o relatório CX Trends 2022, 86% dos consumidores dão preferência para comprar de marcas que oferecem uma boa experiência. Nesse sentido, eles esperam solucionar suas dúvidas e problemas rapidamente, por isso a importância de as empresas oferecem diferentes canais para aperfeiçoar o atendimento. 

A seguir, confira quais são as 5 práticas e ferramentas essenciais que todo negócio precisa desenvolver para oferecer um atendimento de vendas profissional! 

1. Multicanais 

Grande parte dos consumidores não se limitam mais a um único caminho ao buscar por produtos e serviços. Assim, as empresas precisam adotar o atendimento multicanal caso queiram obter sucesso nas vendas. O multicanal realiza o atendimento por meio de diversos canais, como redes sociais, SMS, chat, WhatsApp, entre outros. 

2. Assistentes virtuais 

A implementação de assistentes virtuais, ou seja, robôs de atendimento, é fundamental para a melhora da experiência dos clientes. Eles podem funcionar por meio de comando de voz ou mensagem de texto. O assistente virtual responde dúvidas do usuário, consegue executar tarefas e conversas, e entrega respostas personalizadas e automáticas aos consumidores. 

3. Chat-commerce 

O chat-commerce é uma estratégia que une automação e atendimento humano. A ferramenta facilita a interação entre os clientes e as marcas, já que a solução agiliza os processos e cria um canal de vendas personalizado para o negócio, potencializando consideravelmente as chances de concretizar vendas. Um dos grandes diferenciais do chat-commerce é a possibilidade de se conectar com os consumidores em cada etapa da jornada de compra. 

4. Integrações entre sistemas 

A integração dos canais de atendimento, igualmente, possibilita a personalização da conversa, inclusive com os assistentes virtuais. Com isso, é possível consultar automaticamente os outros sistemas, como CRM e o financeiro, para reconhecer o cliente e realizar o atendimento, repassando o código de rastreio, a segunda via de boleto e a nota fiscal, por exemplo. 

Assim, ao integrar os assistentes com os demais sistemas da empresa, sem precisar esperar respostas de outras áreas de atendimento, fica mais fácil responder o cliente com mais agilidade e eficiência. 

5. Disponibilidade do atendimento no formato 24/7 

O atendimento 24/7, ou seja, que ocorre 24 horas por dia, por 7 dias na semana, possibilita a total disponibilidade do atendimento. Com a tecnologia, o cliente pode entrar em contato a qualquer momento e receber auxílio imediato. O atendimento 24/7 é uma ferramenta poderosa que oferece um forte diferencial competitivo para a empresa. 

A CX Trends 2022 apresenta em seus dados que o canal de atendimento preferido do público hoje é o WhatsApp. Por isso, o chat-commerce tem sido considerado a solução ideal para os empreendimentos que buscam vantagem competitiva no mercado, já que a ferramenta permite mesclar o atendimento humano com a tecnologia de automação. 

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