15 ideias de marketing, vendas e atendimento ao cliente em 2023
Uma das principais e melhores estratégias para garantir o sucesso do negócio, é a integração entre as principais áreas da empresa. Nesse caso, marketing, vendas e atendimento devem andar juntos, para proporcionar a melhor experiência aos clientes e consumidores. Não adianta ter preços atrativos em uma campanha bem elaborada, se o seu atendimento não for […]
Uma das principais e melhores estratégias para garantir o sucesso do negócio, é a integração entre as principais áreas da empresa.
Nesse caso, marketing, vendas e atendimento devem andar juntos, para proporcionar a melhor experiência aos clientes e consumidores.
Não adianta ter preços atrativos em uma campanha bem elaborada, se o seu atendimento não for capaz de oferecer um contato humanizado e personalizado para o seu cliente. Da mesma forma, é fundamental se preocupar com outros fatores, como pós-venda e o sucesso do cliente.
Por isso, neste artigo, você vai conferir 15 ideias de marketing, vendas e atendimento ao cliente simples que podem intensificar os resultados positivos do seu negócio.
15 ideias de marketing, vendas e atendimento ao cliente
1- Defina bem a sua persona
Primeiramente, você precisa saber que persona é um personagem fictício que representa os seus clientes ideais. Ou seja, é uma pessoa que não existe, mas baseada em características reais.
Nesse sentido, é extremamente importante que você conheça o público que a sua empresa deseja atingir e, para isso, tenha informações como:
- a profissão dessas pessoas,
- como se comunicam,
- por onde se informam,
- seus objetivos, desafios e preocupações.
Assim, fica mais fácil desenvolver estratégias direcionadas que garantem assertividade no relacionamento entre a sua marca e os seus clientes.
2- Saiba destacar o diferencial do seu negócio
Os diferenciais da sua empresa, são as estratégias para oferecer ao consumidor aquilo que dificilmente ele encontraria nos seus concorrentes.
Na atual era digital, produtos e serviços de qualidade não são suficientes para encantar os seus clientes. É preciso ir além!
Por isso, é imprescindível que as empresas adotem em suas operações tecnologias capazes de proporcionar uma experiência de comunicação personalizada, ágil e inteligente com seu público.
3 -Fortaleça a identidade visual e verbal da sua marca
Estabelecer uma estratégia de branding é extremamente importante para destacar a identidade e a forma como a sua empresa se apresenta ao mercado.
O principal objetivo é criar uma conexão com seu público de forma que desperte sensações ao lembrar da sua marca. Por exemplo:
- as cores,
- estilo das fotos,
- a Identidade visual e
- a identidade verbal.
Aqui, é muito importante adequar o tom, termos e a forma de se comunicar à de seus clientes.
Uma pesquisa feita pela Agência Ana Couto, mostrou que 67% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço de empresas que conseguem se conectar a eles.
4- Defina metas SMART
Metas SMART é o nome de uma metodologia que ajuda a esclarecer as estratégias que sua empresa precisa seguir para alcançar um objetivo.
Esse critério baseia-se em 5 fatores:
S (específica),
M (mensurável),
A (atingível),
R (relevante)
T (temporal).
Em síntese, as Metas SMART garantem que, ao final de um ciclo, a sua empresa consiga ver com mais clareza o marco atingido e o que precisa se adequar para ser realizado na próxima vez.
5 -Invista na experiência do cliente
Segundo dados da New Voice Media, 58% dos consumidores nunca voltam a usar serviços de uma empresa depois de uma experiência negativa.
Não é novidade que os clientes são parte essencial para a sobrevivência de qualquer negócio e, por isso, demandam esforços que sejam capazes de surpreendê-los durante toda jornada.
Nesse aspecto, vale destacar que a experiência do seu cliente começa quando ele faz o primeiro contato com a marca, seja navegando pelo site ou até mesmo interagindo pelas redes sociais.
Neste ponto, garanta que toda interação entre empresa e cliente seja única e personalizada.
6 -Esteja presente nos canais que o seu cliente está
Esse tópico deve ser uma prioridade para sua empresa!
Uma pesquisa feita pela Mensageria do Brasil, mostrou que 80% dos brasileiros preferem que as empresas entrem em contato por meio dos canais de mensagens.
Esse dado reforça que, cada vez mais, os canais de mensagem como, WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, Instagram e outros, tornaram-se meios que simplificam a jornada do cliente e aumentam as possibilidades de construir um relacionamento duradouro com a sua marca.
7- Tenha um site!
Um site não é apenas uma presença virtual, mas é também o seu cartão de visita e um dos principais meios para construir a credibilidade para sua marca.
Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas, em 2020, mostrou que os brasileiros estão mais conectados ao digital do que nunca.
Foram contabilizados 234 milhões de smartphones no Brasil e 108 milhões de notebooks e tablets.
Portanto, independente do seu segmento, ter o site para sua empresa é crucial para a sobrevivência do seu negócio.
8 -Construa um blog e cuide do SEO
O Blog é um espaço onde a sua empresa poderá se posicionar sobre os principais conteúdos de atuação do seu mercado.
Neste canal, você consegue demonstrar para o público o seu domínio no assunto, aumentando a autoridade de sua marca.
Entretanto, para garantir que essa ferramenta seja efetiva na captação orgânica de leads, é preciso pensar no conjunto de técnicas baseadas em SEO, pois essa metodologia é o que vai garantir que o seu conteúdo seja facilmente encontrado nos mecanismos de busca.
9 -Invista em uma estratégia de Inbound Marketing
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias baseadas em atração, ou seja, é quando a sua empresa oferece conteúdos e soluções capazes de transformar um lead em cliente.
Com a revolução tecnológica, os consumidores desenvolveram um novo comportamento — estão mais conectados e informados sobre o que realmente buscam.
E é por isso que a sua empresa precisa investir em meios de atrair, conquistar e transformá-los em clientes da marca.
10 -Entenda o poder dos chatbots para a sua empresa
Um chatbot é um software capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais.
Com chatbot, seu contato fica disponível 24 horas do dia, nos 7 dias da semana para atender e garantir o suporte necessário que seus clientes precisam.
Essa tecnologia possui infinitas possibilidades que são capazes de impulsionar os resultados positivos do seu negócio.
11 -Aposte na Inteligência Artificial
Uma das grandes tendências atuais, a Inteligência Artificial é uma tecnologia que simula o comportamento humano, capaz de aprender e evoluir o próprio serviço.
Um exemplo prático de aplicação de IA, são os chatbots.
Em uma conversa, um bot desenvolvido com Inteligência Artificial, consegue aprender sobre a pessoa com a qual interage e, com isso, capturar e organizar informações relevantes sobre o lead.
Neste aspecto, ele garante que a experiência na comunicação com usuário seja a mais personalizada possível.
Pensando na preferência do consumidor moderno por comunicação via mensagens, fica claro que as empresas precisam investir em tecnologias que promovam conversas inteligentes com sua marca.
12- Seja Omnichannel
Ser uma empresa omnichannel é oferecer um conjunto amplo de comunicação com a sua marca, como site, redes sociais, WhatsApp, SMS, telefone etc.
Essa estratégia, que impacta diretamente as áreas de atendimento, marketing e vendas, garante que o cliente tenha a melhor experiência de comunicação com a sua empresa.
Dessa forma, ele pode fazer uma compra online, interagir pelas redes sociais e solicitar informações pelo WhatsApp, tudo de maneira fluida e sem interrupções.
Aqui vale destacar que, com Contato Inteligente de Take Blip, é possível integrar os atendimento para gerar a melhor experiência possível aos usuários.
13 -Cuide dos clientes já existentes
De acordo com Philip Kotler, o pai do marketing: “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”
A transformação digital concedeu o poder de escolha para muitas pessoas. O mercado está cheio de opções de produtos, serviços e concorrentes que querem atrair a atenção dos consumidores.
Por isso, é importante que a sua empresa não foque somente em atrair novos clientes, mas principalmente em cuidar daqueles que já foram fidelizados pelo seu negócio.
Dica: construa uma relação de confiança, busque entender as necessidades e aponte os caminhos para que eles alcancem soluções eficientes.
14 -Seja Data Driven
Uma empresa Data Driven é aquela que prioriza a análise e interpretação de dados antes de tomar uma decisão estratégica.
Essa prática, proporciona para as empresas a segurança de que as ações estão baseadas em comparações e previsões seguras para o negócio.
Além disso, os métodos Data Driven, possibilitam que as marcas se antecipem em relação aos novos padrões e tendências do mercado.
15- Acompanhe sempre as tendências de mercado
Conhecer o comportamento do seu público é essencial para oferecer produtos e serviços relevantes que atendam ao comportamento de consumo.
As empresas que se preparam para identificar as oportunidades de mercado, são as que mais se destacam e geram resultados expressivos nas vendas.
Jadish Steth, professor de marketing da Universidade de Pittsburgh e especialista em psicologia de consumo, disse uma vez que: “Um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos.”
Como já citamos, a revolução tecnológica concedeu aos clientes o benefício do empoderamento na hora do consumo.
Está cada vez mais claro que as empresas que desejam expandir os seus negócios no mercado atual, precisam estar prontas para proporcionar aos seus clientes uma experiência memorável com a marca.
Neste sentido, vale a pena contar com os inúmeros benefícios da integração entre as áreas de atendimento, marketing e vendas.
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