Tecnologia para Aumentar as Vendas: Novas Tendências Para o Varejo

A tecnologia alterou quase todos os campos na vida (pessoal e coletiva) de um ser humano e, certamente, também modificou a forma como todas as empresas se comportam e, sobretudo, se relacionam com os seus clientes, como também as técnicas de venda.  Atualmente, qualquer pessoas pode fazer uma compra através do celular, ou seja, adquirir […]

Tecnologia para Aumentar as Vendas: Novas Tendências Para o Varejo

A tecnologia alterou quase todos os campos na vida (pessoal e coletiva) de um ser humano e, certamente, também modificou a forma como todas as empresas se comportam e, sobretudo, se relacionam com os seus clientes, como também as técnicas de venda. 

Atualmente, qualquer pessoas pode fazer uma compra através do celular, ou seja, adquirir produtos com um clique. Se você tem mais de 25 anos de idade, provavelmente consegue se lembrar de uma época em que os celulares não eram itens essenciais, consequentemente, fazer compras assim era inimaginável. 

Com a tecnologia avançada aliada ao mundo das vendas, consequentemente o consumidor também se torna muito mais exigente. Ou seja, uma empresa não pode errar na hora de atender e oferecer produtos por meio da tecnologia. Além disso, não podemos esquecer da fidelização e tratamento pós-venda. 

Apesar de tudo isso, você não deve encarar a tecnologia só como um desafio, e sim, como uma aliada na hora de fazer suas vendas. 

Tendências tecnológicas 

Antes de falarmos sobre como usar a tecnologia ao favor do seu negócio, separamos quatro tendências tecnológicas do momento para abrir um pouco da sua mente e, consequentemente, te fazer pensar (e enxergar) novos horizontes para sua empresa. 

1 – CRM

A gestão de relacionamento com o cliente, ou simplesmente sistema de CRM, são a base para uma operação de vendas. 

O software de CRM permite registrar todas as interações comerciais e fazer análises precisas, e rápidas, para a tomada de decisão. 

Ela também permite monitorar constantemente elementos como o custo por aquisição de cliente, o ticket médio, se as  campanhas estão funcionando e a performance por vendedor.

Ou seja, ele sistematiza informações essenciais dos seus clientes, e te abre muitas possibilidade de controle e estratégias para o seu negócio. 

2 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é, basicamente, a inteligência das máquinas. Ou seja, um ramo da ciência da computação que permite aos dispositivos simular a capacidade humana de tomar decisões e, sobretudo, de resolver problemas. 

Quando a IA é aplicada nas vendas, várias possibilidades tornam-se possíveis, como atendimento automatizado, por exemplo.

3 – Machine Learning

O Machine Learning é um ramo da Inteligência Artificial. Trata-se de um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos.

O machine learning permite que um software aprenda quais são as melhores respostas a serem utilizadas em cada tipo de pergunta, partindo do feedback dos usuários, por exemplo. 

4 – Big Data

O Big Data se refere a um grande volume de dados que pode ser analisado para a tomada de decisão dentro da empresa. 

Apesar disso, se falamos em um volume de dados de grande dimensão, essas informações só são analisadas com softwares capazes de organizá-los e interpretá-los. 

Como aplicar tecnologia no seu negócio para aumentar as vendas

Um empreendimento deve ter, sobretudo, faro para enxergar oportunidades. Com a ajuda da tecnologia, você pode facilitar a sua vida e, simplesmente, vender muito mais. 

Agora que você já sabe algumas tecnologias maravilhosas para te ajudar nas vendas, listamos algumas formas de usar a tecnologia para aumentar as suas vendas. 

1 – Automatização de vendas

Certamente a automação dos processos é imprescindível para melhorar muitas tarefas no setor de vendas. 

 Ela possibilita a redução do tempo das atividades principais, poupando os recursos normalmente usados. 

Além disso, ela também permite eliminar desperdícios. Ou seja, essa técnica deixa o seu atendimento com o cliente mais eficiente.

2 – Chatbots

Os chatbots resolvem o problema do cliente que manda mensagem para sua empresa e demora muito tempo para ter resposta.

Eles possibilitam a propagação de mensagens personalizadas que podem trazer mais engajamento.

3 – Venda na nuvem 

O e-commerce possibilita aumentar suas vendas e impressionar as pessoas com tecnologia em vendas. 

Além de oferecer a vantagem de pagar com cartões de créditos, sua empresa ainda pode demonstrar segurança ao prezar pelos dados fornecidos por eles.

4 – Gestão de tempo

A tecnologia pode ser usada, também, para facilitar a conexão entre empresa e clientes, otimizando o tempo. 

A videoconferência, por exemplo, diminui a distância entre vendedor e cliente. Esse e outros novos canais de comunicação tornam o processo de vendas muito mais ágil!

Além disso, outras ferramentas de comunicação aumentam a integração entre times. Indo além do e-mail e o telefone, conseguindo ampliar os canais de comunicação.

Empresas e tecnologia

Atualmente, existem gigantes empresárias que não existiriam sem a tecnologia, principalmente quando falamos de e-commerce. 

Um grande exemplo é a Amazon, plataforma de vendas que domina grande parte do mundo. 

A empresa não possui nenhuma loja física, ou seja, funciona apenas na internet. Com isso, ela consegue economizar em diversos gastos como aluguel de lojas, contas básicas do estabelecimento como água, energia e afins. 

Além disso, é muito mais fácil que ela alcance vários lugares do mundo, uma vez que não possui um ponto fixo de vendas. 

Além disso, podemos citar os sistemas de streaming, que oferece vários filmes e séries na internet legalmente por uma mensalidade. Sobretudo, essa mudou a forma como consumimos audiovisual. 

Apesar disso, não são só grandes empresas que tem como base a tecnologia. Pequenas e médias empresas também sistematizam o seu serviço e podem ter a tecnologia em sua essência, como startups. 

Tecnologia 

A StayApp é uma tecnologia que existe para ajudar o pequeno e médio empreendedor a aumentar o seu faturamento mensal. 

Com nossa assessoria, você consegue criar uma estratégia de fidelização do seu cliente, aumentando ainda mais as suas vendas. 

Faço questão de te lembrar que é muito mais barato fidelizar os seus clientes do que procurar novos. 

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