Vem aí a Semana do Consumidor 2022! Saiba como se preparar

Comemorado mundialmente no dia 15 de março, o Dia do Consumidor deu origem à Semana do Consumidor no…

Vem aí a Semana do Consumidor 2022! Saiba como se preparar

Comemorado mundialmente no dia 15 de março, o Dia do Consumidor deu origem à Semana do Consumidor no Brasil, que tem se tornado uma das datas mais importantes para o comércio do país!

Também conhecida como “Black Friday do primeiro semestre”, a data é uma oportunidade para turbinar as vendas através de promoções, lançamentos de produtos e condições especiais de pagamento.

Para acompanhar o mercado e não perder o sucesso que a Semana do Consumidor promete, fique atento às nossas dicas e se prepare!

Quais são as 4 melhores dicas para aproveitar a data?

Se você possui um negócio e ainda não sabe como se preparar para a Semana do Consumidor, veja abaixo as 4 melhores dicas que auxiliarão durante esse processo!

1 – Dê importância a essa data

Criado em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy, o Dia do Consumidor tem o objetivo de comemorar os direitos e deveres de todos os consumidores.

A data, que ganhou mais visibilidade no Brasil a partir de 2014 por meio da Semana do Consumidor, tem cada vez mais movimentado o comércio e aumentado o volume de vendas, gerando um faturamento de mais de 1 bilhão de reais em 2019 de acordo com um estudo da Social Miner.

Por se tratar do “seu dia”, os consumidores esperam que as empresas façam ações diferenciadas com foco neles, como super descontos, condições de pagamento flexibilizadas e até mesmo oferecimento de brindes e mimos.

Portanto, é preciso considerar estas expectativas dos clientes na hora de definir os descontos e condições especiais que serão oferecidos nesta data, a fim de garantir a satisfação do seu público.

2 – Busque se destacar durante a Semana do Consumidor

Assim como a sua empresa, várias outras marcas estão de olho nesta data e no potencial que oferece, seja pelo aumento da taxa de conversão das compras, pelo estímulo ao crescimento do ticket médio ou pela melhoria na relação com os consumidores.

Porém, nenhum consumidor quer ser bombardeado de e-mails e publicidade sem sentido, não é mesmo?

Por isso, é cada vez mais importante buscar formas de se destacar, seja através do engajamento em causas sociais alinhadas à estratégia da empresa ou de campanhas de marketing personalizadas para o público alvo da marca. 

Invista em uma estratégia que atraia os olhares dos seus clientes e que faça você se destacar entre as outras opções de compra, com conteúdos e em canais que sejam de interesse dos seus clientes.

3 – Valorize a experiência do cliente

Semana do Consumidor

Mais do que impulsionar as vendas, as empresas também precisam se preocupar em oferecer uma boa experiência aos clientes, com foco em fidelizá-lo e construir um bom relacionamento a longo prazo. 

É importante ocupar um lugar na mente do cliente para que, sempre que ele pense em adquirir algum produto ou serviço, sua empresa seja a primeira a vir à sua mente, e uma experiência de compra memorável é a melhor forma de alcançar este lugar! 

Temos aqui no nosso blog algumas dicas de como atrair e fidelizar clientes, que com certeza farão a diferença nos seus negócios durante a Semana do Consumidor. Não deixe de conferir!

4 – Foque em um atendimento de qualidade!

Não é surpresa que os consumidores estão cada vez mais exigentes, não é verdade?

O consumidor moderno, também conhecido como consumidor 2.0, dá valor não apenas à qualidade do seu produto mas, também, à experiência de compra como um todo, e isso envolve, principalmente, o atendimento

Em um mundo onde tempo é dinheiro, o atendimento precisa ser prático, eficiente e, principalmente, rápido! 

Por isso, as empresas começaram a investir cada vez mais em formas de atendimento que saciem estes desejos dos consumidores, e uma tendência do mercado tem sido a adoção de chatbots como um solução inovadora para atender às necessidades não apenas dos clientes, como também da própria empresa!

Ações para vender mais na Semana do Consumidor 

Abaixo, vamos citar algumas ações que vão ajudar a alavancar as vendas durante a Semana do Consumidor.

Promoções e descontos

Nada melhor do que uma boa promoção, não é mesmo?

Fazer promoções e dar descontos especiais durante a Semana do Consumidor é uma excelente forma de aumentar as vendas. Por isso, reúna-se com a sua equipe e veja quais as melhores promoções que podem ser feitas.

Neste contexto, é bom avaliar qual será a margem de lucro e oferecer promoções e descontos reais. Caso contrário, a estratégia pode fazer o efeito inverso, pois ninguém gosta de falsos descontos.

Ações para quem já é cliente

Valorizar os clientes é sempre uma boa ideia. Na Semana do Consumidor isso não seria diferente.

Uma boa ideia de ação que valorize o cliente é lançar um desconto exclusivo para quem já fecha negócio com você. Inclusive, os chatbots são uma excelente forma de entregar esses cupons.

Se você tiver uma conta de WhatsApp oficial de sua empresa, pode usá-la para se comunicar com os clientes de forma bem próxima e personalizada.

Ações que fidelizem clientes

Semana do consumidor - ilustração

Algumas das ações podem ir um pouco além de vender mais e acabar fidelizando novos clientes.

A dica, aqui, é uma ação que valorize o dia do consumidor e ofereça boas razões para que ele volte a fechar negócios com sua empresa.

Boas estratégias de atendimento e comunicação são fortes apostas para fidelizar clientes e até mesmo fazer um WinBack (ganhá-los de volta)!

Como chatbots podem atuar na Semana do Consumidor?

Mas você deve estar se perguntando: porque os chatbots têm se tornado cada vez mais populares? Como eles podem fazer a diferença durante a Semana do Consumidor?

Por isso, nós listamos abaixo algumas das muitas vantagens dessa ferramenta, que pode ser implantada em diversos canais da empresa:

  • um robô não precisa de descanso! Seu cliente pode ser atendido 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • redução do tempo ou até mesmo eliminação da fila de espera, por se tratar de um atendimento automatizado e simultâneo.
  • aumento da produtividade dos funcionários, uma vez que eles poderão se dedicar a outras tarefas por não precisarem responder dúvidas simples ou passar muito tempo dedicados a uma única ligação;
  • atendimento humanizado e totalmente personalizado de acordo com as necessidades da sua empresa, funcionando como um bate-papo que torna o cliente mais confortável e familiarizado com a empresa.

Ainda não está convencido dos benefícios dos chatbots? Sem problemas! Temos um exemplo prático que com certeza fará você considerar o chatbot como a melhor opção para as suas vendas! 

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