Saiba da importância de usar um software de marketing na sua empresa

O estudo e monitoramento dos seus leads é fundamental para criar ações mais assertivas para o seu marketing digital. A partir de um software de marketing é possível acompanhar de perto os clientes potenciais e aumentar a conversão de vendas. Continue lendo e fique por dentro dos benefícios da ferramenta! The post Saiba da importância de usar um software de marketing na sua empresa appeared first on Rock Content - BR.

Saiba da importância de usar um software de marketing na sua empresa

Gerar leads e extrair bons resultados no Marketing Digital é imprescindível para garantir campanhas de sucesso para os clientes da sua agência. Nesse sentido, utilizar um software de marketing é uma ótima estratégia para impulsionar o seu desempenho. Afinal, por que perder tanto tempo com atividades que não agregam valor diretamente para os produtos e serviços entregues ao cliente final?

A partir dessa ferramenta é possível interagir com os leads de uma forma mais personalizada e automatizada. Com isso, você aperfeiçoa a sua performance e garante leads mais preparados para realizar uma compra, já que envia o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento exato. Para ajudar você a entender mais sobre esses recursos, preparamos um artigo completo sobre o assunto, o qual falaremos a respeito das seguintes questões:

    Entretanto, para que essa estratégia funcione, é preciso contar com uma boa plataforma que atenda a todas as suas necessidades. Quer saber mais? Confira, a seguir, quais são as melhores opções de softwares de marketing e potencialize os seus resultados!

    O que é um software de marketing?

    A automação do marketing consiste na união de tecnologias e processos para empresas que trabalham com marketing, tendo como principal meta aumentar a eficiência e os resultados das tarefas dessa área. O seu conceito se baseia em rastrear os pontos de contato entre as empresas e os leads (os famosos clientes em potencial) e otimizá-los.

    Assim, o software de marketing é uma ferramenta composta por módulos e funcionalidades desenvolvidos para otimizar o tempo da sua equipe e gerenciar as pessoas responsáveis por cada atividade. Portanto, o sistema integra pessoas aos processos da empresa de uma maneira colaborativa. A ideia é tornar muitas das tarefas mais burocráticas, que a equipe realiza, em atividades mais estratégicas.

    A partir do uso das soluções corretas, toda a produtividade e desempenho da equipe tende a aumentar. Assim, em vez de perder horas com uma atividade que pouco agrega valor ao produto final da sua empresa, os profissionais podem se concentrar em realizar ações relevantes para o consumidor final. Em longo prazo, isso pode se tornar um importante diferencial competitivo.

    Qual a diferença entre os tipos de software de marketing?

    A tecnologia empregada nas plataformas possibilita que as empresas criem, publiquem, divulguem, otimizem, analisem e controlem todas as suas ações de marketing e vendas. Mas, em se tratando de resultado, e não somente de ‘’publicar coisas’’, o ideal é utilizar a metodologia inbound e softwares adequados para as suas metas.

    Para tanto, existem três soluções: softwares de marketing, CRM e plataformas ‘’all-in-one’’. O primeiro permite diversas ações de marketing, que vão desde email marketing até a construção de landing page. Eles têm os seus próprios relatórios e fazem o gerenciamento da ação isoladamente, apresentando funcionalidades relevantes para as equipes.

    Já o Customer Relationship Management (CRM) caracteriza-se como uma plataforma de relacionamento com os clientes, facilitando ações como o envio de email, registro de todas as interações realizadas, monitoramento de ações e interações dos usuários, score de oportunidades, e inteligência de dados online para o time de venda.

    Por sua vez, as plataformas integradas ‘’all-in-one’’ centralizam as ações de marketing, de vendas e estratégias de negócios. Por meio delas, pode-se criar ações completas de marketing, integrar com outros recursos, desenvolver sites e blogs, automatizar tarefas, gerir equipes de vendas, obter relatórios e análise de resultados baseados nas metas traçadas pela empresa, e muito mais em um único lugar.

    Qual a melhor opção para a sua agência?

    Todas as organizações podem se beneficiar das ferramentas de marketing e vendas, uma vez que ajudam a entender como os seus clientes estão se sentido e, a partir daí, buscar meios para se aproximar de pessoas que realmente estejam interessadas em suas ofertas. Para aumentar as suas taxas de conversão de vendas, é essencial gerenciar isso com eficiência.

    Quando a intenção é enviar emails para os prospects, publicar artigos em blogs, criar landing pages e analisar resultados, o mais indicado é adotar um software de marketing. Se você já tem um processo estruturado de marketing, porém, quer focar no relacionamento com os clientes depois do processo de vendas, a melhor opção é o CRM.

    Para os negócios que exigem uma abordagem mais robusta, que compreenda o marketing desde o começo até o pós-venda, com campanhas planejadas, metas focadas nos objetivos de faturamento e ROI, o mais apropriado é usar uma plataforma integrada ‘’all-in-one’’, que fornece suporte para a metodologia inbound, mais educação, um passo a passo para criar projetos, além de treinamentos e otimização das práticas da empresa.

    O mais importante é entender que existem inúmeras opções de software de marketing e sempre vai ter um para atender as demandas do seu negócio. Sendo assim, o primeiro passo para utilizar essas ferramentas corretamente é compreender quais são as dificuldades do seu time. A partir dessa análise interna, você pode escolher as soluções que realmente potencializem os seus resultados.

    Como um software de marketing pode beneficiar a sua agência?

    Um bom software impacta de forma positiva as tarefas executadas no setor de marketing, haja vista que auxiliam em ações de extrema importância, como a avaliação do público e veiculação das campanhas online. Veja alguns dos principais benefícios de usar essa ferramenta na sua agência.

    Automatiza os processos

    Com a enorme quantidade de dados que chegam por meio da internet, fica cada vez mais difícil gerenciar as informações e processos de marketing dentro das organizações.

    Ainda que você tenha uma equipe inteira para cuidar dessas tarefas, a tendência é que ela fique esgotada em algum momento, gerando margem de erros.

    O uso de um software de marketing automatiza esses processos, visto que ele tem funções de automação, como notificações, envio de email marketing, cadastro de clientes e encaminhamento de pedidos. Desse modo, o seu time terá menos atividades manuais, o que impede erros e, consequentemente, evita custos com refação.

    Otimiza o tempo

    As tarefas automatizadas deixam os colaboradores livres para se dedicar mais tempo para atender os clientes, tirar as suas dúvidas e aumentar as possibilidades de conversão. Tanto na etapa de prospecção quanto no pós-venda, esse período é muito valioso para melhorar o relacionamento com o cliente e, assim, fidelizá-lo. A partir das informações coletadas por um software, por exemplo, os profissionais podem utilizá-las em suas estratégias.

    Aumenta a precisão de dados

    Ao adotar um software de marketing, a sua agência tem mais facilidade para as análises de mercado, pois ele coleta dados automaticamente. É só programar o sistema para coletar os dados desejados.

    Sendo assim, você terá, à sua disposição, dados mais precisos sobre o seu nicho, o que permite o desenvolvimento de ações mais assertivas, como o investimento em mídias que trazem mais conversão de vendas.

    Possibilita integração com outras ferramentas

    Esse recurso pode ser integrado a outras ferramentas. Por exemplo, a plataforma pode ser complementada com dados de motores de busca, redes sociais e demais meios de comunicação.

    Um dos principais programas em que um software de marketing pode ser integrado é o CRM, trazendo mais dados para construção de relatórios satisfatórios sobre os seus clientes. Assim, todas as informações são centralizadas em um único lugar, evitando problemas como retrabalho e facilitando, por exemplo, a integração com outros setores, assim como a implementação de um trabalho de vendarketing.

    Gera mais leads

    Conforme já vimos, esse software deixa o colaborador com mais tempo, que pode ser usado para nutrir os leads e compreender melhor a sua base de clientes.

    Na atualidade, os consumidores se preparam previamente para fazer as suas compras, pesquisando muito antes de entrar em contato. O diferencial para que eles decidam pela compra passa a ser o atendimento. E isso eleva as chances de que eles façam novas negociações no futuro, obtendo o máximo de informações para enriquecer, por exemplo, futuras campanhas de mídia paga ou ações nas redes sociais.

    Permite personalização das funcionalidades

    Nem sempre todas as funcionalidades disponibilizadas pelo software de marketing são úteis para o seu negócio. Algumas podem ser vantajosas para empresas de um determinado porte, por exemplo. Isso resulta na poluição de informações em vez de reunir dados úteis.

    Diante disso, você pode personalizar as funcionalidades do software de acordo com as suas necessidades, aproveitando todos os benefícios que ele pode proporcionar para a sua agência. Ou seja, a sua equipe vai poder contar com uma solução praticamente exclusiva para os seus problemas e dores.

    Ajuda na identificação de KPIs

    Os Indicadores-chave de Desempenho (KPIs) refletem a performance da empresa, analisando desde o número de vendas até o número de visitas registrados no seu site. Todavia, determinar os seus KPIs pode ser uma tarefa difícil, mas a ferramenta de marketing ajuda nessa decisão.

    Após reunir os dados sobre a organização, você pode utilizar o software para destacar quais variáveis foram alteradas no decorrer do mês e quais permaneceram mais estáveis ao longo da campanha. Se você registrou um grande número de visitas no site, mas teve poucas vendas, provavelmente está olhando para o índice errado.

    Quais as melhores ferramentas do mercado?

    Existem diversas opções de softwares de marketing disponíveis no mercado. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre as alternativas mais utilizadas.

    Clube de Negócios do Canal Promo

    O Clube é um dos softwares mais completos do mercado, pois conta com mais de 32 funções que facilitam o desenvolvimento de estratégias de conteúdo, email, marketing digital e integrações com CRM. Uma das suas maiores vantagens é o fato de apresentar uma interface muito clara e funcional. Além disso, não é preciso de um trabalho específico da área de TI ou mesmo de designers.

    A ferramenta é muito simples de ser utilizada e pode facilitar o trabalho da sua equipe, especialmente pela série de templates para enviar e-mails, por exemplo, tudo pensado para aumentar a conversão das comunicações.

    Google Analytics

    Um dos softwares de marketing mais eficientes e simples de ser utilizado é o Google Analytics. Gratuito, é possível fazer uma auditoria completa sobre o seu site, por exemplo. A ideia é obter o máximo de informações possíveis sobre uma página, com dados valiosos para o planejamento estratégico, como o tempo médio de permanência do visitante ou mesmo a taxa de rejeição no seu site.

    A ferramenta oferece um panorama completo sobre um site, informando até mesmo a origem dos visitantes dali. Tudo isso permite que a sua equipe tenha maior conhecimento sobre o desempenho das páginas. Assim, é possível identificar erros com mais rapidez e garantir as correções no tempo certo.

    Google Search Console

    Aproveitando que o assunto é Google e os seus softwares de marketing gratuitos, o Search Console ajuda no trabalho de SEO. A solução cria relatórios completos sobre os erros dentro de suas páginas. A partir da identificação automática desses erros, a sua equipe ganha tempo e pode agir rapidamente para fazer a correção do que está atrapalhando o seu desempenho.

    Ahrefs

    Também pensando em facilitar o trabalho de profissionais de SEO, o Ahrefs contribui para a tarefa de monitoramento das informações. O software realiza uma auditoria completa sobre tudo o que está sendo feito corretamente e aquilo que precisa ser alterado. Em uma plataforma intuitiva, o usuário pode avaliar até mesmo os backlinks negativos que afetam o rankeamento das suas páginas.

    RD Station

    O RD Station é a primeira automatização de marketing do Brasil. Recentemente, o sistema incorporou uma CRM gratuito às suas funcionalidades. Com ele, é possível organizar as tarefas em um aplicativo próprio, fazer anúncios no Facebook, otimizar o SEO do site, criar landing pages, elaborar formulários, acessar um histórico de relacionamento com clientes, automatizar a nutrição de leads e verificar os resultados dos relatórios intuitivos.

    Mautic

    Mautic é uma ferramenta open source, ou seja, com código aberto, permitindo que todos a usem sem nenhum custo. No entanto, em função disso, ela é indicada para as empresas que têm uma equipe de TI dedicada, uma vez que é necessário conhecer bem os códigos e entender como podem ser adaptados à realidade do negócio.

    SEMRush

    Outra ferramenta muito utilizada é o SEMRush, voltada para o trabalho de SEO. A solução fornece informações completas sobre a qualidade do conteúdo das suas páginas, sendo muito útil para otimizar a produção de conteúdo. Ao mesmo tempo, é possível analisar o uso de palavras-chave, links e até mesmo ficar de olho no que os principais concorrentes estão fazendo.

    Intercom

    O Intercom pode ser definido como uma solução mais focada no relacionamento com o cliente, que utiliza recursos inteligentes para ajudar a empresa a conhecer melhor os seus clientes e a tomar decisões baseadas na análise constante de dados.

    Ao adotá-lo, você pode segmentar visitantes, usar chatbots que qualificam leads, agendar reuniões de vendas, rastrear prospects, receber alertas sobre os clientes e fazer teste A/B.

    BuzzSumo

    Quando o assunto é Marketing de Conteúdo, o BuzzSumo é um dos softwares mais úteis. A plataforma oferece um panorama sobre a qualidade dos seus conteúdos e ajuda você a descobrir novas palavras-chave para criar uma estratégia mais eficiente. O monitoramento é um dos recursos mais interessantes, possibilitando uma análise completa sobre as suas ações.

    Zoom

    Com a maior parte de seus recursos gratuitos, o Zoom é ideal para uma equipe pequena ou com um orçamento mais restrito. Como apresenta tanto usabilidade quanto um layout de comando intuitivo, é um dos melhores softwares de conferência virtual disponíveis no mercado. Em tempos de distanciamento social, contar com um software para realizar reuniões a distância é uma solução muito prática.

    MailChimp

    Ideal para empresas que não têm um grande número de contatos em sua base de e-mails, o MailChimp tem um plano gratuito para envios para até dois mil usuários. E tudo isso com recursos muito eficientes, como a possibilidade de segmentação de listas, utilização de testes A/B, e todos os relatórios para saber quais são as melhores alternativas para enviar conteúdos relevantes para o seu público.

    Lembra que falamos antes sobre a possibilidade de integração? O MailChimp pode ser integrado ao WordPress, por exemplo, o que centraliza todos os seus conteúdos de uma estratégia de Inbound Marketing. Todos esses detalhes significam mais ferramentas para entregar e-mails de maior qualidade e sem perder muito tempo.

    Fica evidente que um software de marketing consegue muito mais que automatizar as tarefas do setor. Como possibilita a análise de dados e do mercado, favorecendo ações mais assertivas para o negócio, a tendência é que o desempenho de todo o seu time seja potencializado e os resultados da empresa cresçam.

    Agora que você conhece as funcionalidades de um software de marketing, que tal ver como um sistema completo de gestão pode alavancar os resultados da sua agência? Participe do Clube, e conheça e desfrute das nossas vantagens!

    Qual é a sua reação?

    like

    dislike

    love

    funny

    angry

    sad

    wow