Os 5 melhores aplicativos de vendas para você usar em 2022
O mercado está repleto de opções de aplicativos de vendas. Porém, diante de tantas ofertas, o empreendedor pode acabar ficando em dúvida ou não conseguir focar nos mais importantes. A ideia é compartilhar informações com você sobre como o mercado está se movimento em relação aos aplicativos de vendas e mostrar razões para usá-los. Veja […] Os 5 melhores aplicativos de vendas para você usar em 2022
Omercado está repleto de opções de aplicativos de vendas. Porém, diante de tantas ofertas, o empreendedor pode acabar ficando em dúvida ou não conseguir focar nos mais importantes.
Por que usar aplicativos de vendas?
Quando se fala em vendas digitais, existe uma diversidade de formas para começar. Por exemplo, há quem comece a vender por e-commerce, outros por marketplaces ou aplicativos de vendas. E existem aqueles que estão em todos os lugares possíveis.
A verdade é que existem benefícios em todos eles. Mas como o assunto é aplicativos de vendas, vamos aos porquês:
Não é necessário ter um e-commerce
Segundo pesquisa da Opinion Box e Mobile Time, 48% dos brasileiros usuários de smartphones já usaram algum app para efetuar uma compra.
Ou seja, se você ainda não iniciou suas vendas em uma loja online, use um aplicativo de vendas porque muitos deles já possuem recursos para isso.
Por exemplo, catálogo de produtos, carrinho de compras, meios de pagamento, etiquetas para categorizar clientes e atendimentos etc.
Embora o Brasil ultrapasse na quantidade de 1,3 milhão de e-commerces, os aplicativos de venda também ganharam força, sobretudo por conta da pandemia.
Os usuários utilizam aplicativos de vendas para fazer compras
Há muito que os aplicativos de vendas deixaram de ser uma tendência pandêmica. Mesmo antes da pandemia, entre 2019 e 2020, as vendas pelas redes sociais passaram de 22% para 34%, de acordo com pesquisa do Mercado Pago.
Além disso, uma pesquisa sobre Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner revelou dados interessantes sobre o consumo.
76% dos consumidores recorrem às redes sociais para pesquisar produtos. 56% acessam para verificar a avaliação de outros clientes. 54% acessam para comparar preços. Ou seja, todo o ecossistema de vendas, desde a busca até a compra de produtos está no digital.
Aumento de conversas 2020 x 2021
O Almanaque do varejo, da Social Miner | All iN de 2022, revelou um dado interessante. O canal que mais teve aumento de conversas em relação ao ano de 2021 foi o WhatsApp, também um aplicativo de vendas.
Por isso, você empreendedor, fique de olho nas tendências de mercado. Sobretudo, disponibilize diversos meios para os compradores e vá ajustando suas estratégias a medida que entender qual funciona melhor.
Quais os 5 melhores aplicativos de vendas para você usar em 2022?
Que moda, o quê! Alguns aplicativos de vendas caíram no gosto dos consumidores e empresas no último ano e têm tudo para crescer ainda mais neste ano. Veja quais deles não podem faltar nos seus negócios:
1. WhatsApp
O WhatsApp já se provou como o aplicativo mais amado pelos brasileiros. E isso não fica apenas no campo do entretenimento, mas também no mundo dos negócios.
A pesquisa da Social Miner | All iN em conjunto com a Octadesk mostrou que o WhatsApp saiu 55% para 67% do volume de conversas de consumidores com as empresas.
Como você pode notar, ele é uma das ferramentas mais fáceis e úteis tanto para quem está dando os primeiros passos, quanto para quem já tem uma estratégia definida.
No WhatsApp é possível enviar um catálogo com os produtos oferecidos, permitir que o cliente os coloque no carrinho de compras e depois enviar um link de pagamento. Tudo isso 100% online, sem precisar de uma maquininha ou de um site.
E essa é apenas uma parte do que pode ser feito no WhatsApp. Você pode conectá-lo a gerenciadores de conversas a fim de turbinar ainda mais o seu app. Dessa forma, você vai ter chatbots, mensagens prontas, respostas rápidas e até disparo em massa.
2. Instagram
Entre os aplicativos de vendas mais visuais está o Instagram. Ele é uma das redes que mais cresce no mundo, além de ser uma grande aposta de muitas marcas e empreendedores. Veja alguns dados sobre ele, de acordo com a pesquisa do Opinion Box de 2021:
- 84% dos consumidores brasileiros entram, pelo menos, uma vez no Instagram;
- O Brasil é o 2º país em número de usuários no Instagram;
- 82% seguem alguma marca ou empresa;
- 55% disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando;
- E 16% usam para divulgar suas próprias marcas, serviços ou produtos.
Diante de toda essa aceitação do público, o Instagram passou a lançar cada vez mais recursos de vendas para o app. Por exemplo, o Instagram Shopping. O recurso se trata de uma vitrine virtual no próprio app, onde os seguidores podem explicar e até mesmo comprar produtos.
Para as empresas, é uma oportunidade de exibir seus produtos nas postagens e stories, de forma que os usuários possam clicar e fazer uma compra. Dessa forma, os consumidores sequer precisam sair de dentro do app para adquirir algo.
Vale lembrar que este recurso será ativado apenas se você tiver uma conta comercial. Se a sua ainda não é, faça a mudança para ativar.
Outros itens que podem servir para suas vendas no Instagram são a análise de métricas (alcance de publicações, impressões, interações e visitas ao perfil), além da promoção de postagens para públicos definidos e criação de chatbots.
Da mesma forma que no WhatsApp, você também pode utilizar o link de pagamento para o cliente finalizar a compra.
3. Facebook
Toda a revolução das redes sociais começou por ele: o Facebook. Ao longo dos anos, ele foi evoluindo a ponto de oferecer recursos de vendas também. Entre eles o Messenger e Marketplace.
O Facebook Messenger para Empresas é um canal de conversas entre empresas e consumidores. Diferente dos comentários deixados nas páginas das empresas, essa ferramenta permite conversas privadas. Além disso, oferece a possibilidade de usar chatbots, respostas rápidas, mensagens de boas-vindas e afins.
Já o Facebook Marketplace visa facilitar todas as operações de compra e venda na rede social. Embora ainda não exista um link de pagamento específico, nada impede que você envie um para o cliente.
4. Marketplace
Se você quer aumentar o alcance da sua marca e ter maiores oportunidades de vendas, o marketplace é a solução. O marketplace é um espaço na internet onde estão reunidas diferentes lojas. Os clientes visualizam diferentes produtos, preços e fretes e faz sua escolha.
Os marketplaces mais famosos são:
- Shopee
- Mercado Livre
- Americanas
- Amazon
Eles são considerados uma boa opção, apesar das comissões a serem descontadas de cada venda realizada. Isso porque a loja responsável costuma fazer altos investimentos em marketing e atrai cada vez mais usuários.
Se você quer ter uma marca conhecida, essa pode ser uma das opções. Procure a plataforma que mais se encaixa no seu perfil, analise os custos envolvidos e inicie suas vendas!
5. Hotmart
A Hotmart também é conhecida como um marketplace, mas diferente dos demais, ele vende conhecimento. Os produtores de conteúdos e afiliados são as principais figuras desta plataforma.
Os produtos criam e vendem seus conteúdos, enquanto os afiliados são responsáveis apenas por revender o que foi criado por terceiros.
Hoje em dia, já existem ferramentas que apoiam os consumidores com suas dúvidas, por exemplo, o chat. Com ele, você recebe uma notificação quando uma pessoa interessada nos conteúdos entrar em contato.
Como gerenciar vendas dos aplicativos?
Você já sabe que precisa de aplicativos de vendas para ter mais oportunidades de vendas. Mas deve estar se perguntando como gerenciar tantas conversas e vendas desses locais.
Imagine ter um aplicativo para cada um?
Penso que essa não seria uma tarefa tão fácil. Por isso, você pode contar com o Octadesk para gerenciar tudo isso. Ele funciona da seguinte maneira:
- Crie uma conta — se não tiver uma ainda — em cada canal de vendas (WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger)
- Participe do clube e conecte todos os aplicativos
- Convide seu time para atender e vender por meio do Octadesk
Dessa maneira você não vai precisar de um aparelho para cada pessoa, demorar ou não atender atender um cliente, criar um e-commerce do zero ou ou sofrer com a falta de organização.
Use o Octadesk com seus aplicativos de vendas
Quem não quer perder vendas não pode deixar de lado os aplicativos de vendas. Estar presente nestes canais é uma maneira de expandir sua empresa e dar mais visibilidade para sua marca.
Além de serem fáceis de utilizar pelas pessoas da sua empresa, também são para os consumidores em geral. Como você já deve saber, facilidade faz parte da experiência. E experiência gera clientes recorrentes e felizes, além de lucro para o seu negócio.
Qual é a sua reação?