Golpe do Falso Nudes: golpistas forjam até delegacia falsa para extorsão
O "Golpe do Falso Nudes" usa terror psicológico para extorquir dinheiro das vítimas através de chats de redes sociais. O post Golpe do Falso Nudes: golpistas forjam até delegacia falsa para extorsão
A Polícia Civil descobriu um novo golpe sendo aplicado por criminosos através das redes sociais. Segundo investigado pela polícia, o “Golpe do Falso Nudes” tem até delegacia de polícia falsa para a realização de denúncias.
O delegado Cristiano alertou através de uma rede social como o golpe funciona. Segundo Cristiano, criminosos estão usando as redes sociais para extorquir dinheiro das vítimas simulando uma suposta denúncia em delegacia falsa.
A investigação descobriu que até mesmo o banner, geralmente usado pela polícia quando se apreende objetos ilícitos para a divulgação, está sendo usado por criminosos. O intuito, é fazer com que a vítima acredite que se trata de uma delegacia de polícia verdadeira e realize o pagamento para não ser denunciado.
Golpe do Falso Nudes: golpistas forjam até delegacia falsa para extorsão
Segundo a polícia, o golpe funciona da seguinte forma: o golpista cria um perfil falso de uma mulher nas redes sociais e puxa assunto com a vítima através do Messenger ou do Direct do Instagram. Durante a conversa, o criminoso leva o assunto para o lado sexual e solicita a troca de fotos íntimas com a vítima. Em seguida, alguém entra na conversa dizendo que a garota é menor de idade e que ele é o pai da garota. Após isso, o suposto pai da garota diz que vai até a delegacia realizar um boletim de ocorrências e filma estando numa delegacia totalmente falsa.
O golpe faz uso do terror psicológico das pessoas para extorquir dinheiro das vítimas. Segundo a investigação, a chantagem segue adiante com o suposto pai da garota pedindo dinheiro para não denunciar a vítima, e, mesmo que a vítima envie dinheiro, os criminosos continuam a chantagear.
As redes sociais e aplicativos de mensagens são os veículos mais utilizados para a aplicação de golpes on-line. Ao identificar um golpe, o delegado recomenda procurar uma delegacia e denunciar.
Com informações: Delegado Cristiano
Qual é a sua reação?