Etiqueta do WhatsApp Business: como fazer gestão de clientes dentro do aplicativo?
Lançado em 2018, o WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo do WhatsApp que disponibiliza funcionalidades exclusivas para que pequenas e médias empresas se comuniquem diretamente com seus clientes. Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este […]
Lançado em 2018, o WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo do WhatsApp que disponibiliza funcionalidades exclusivas para que pequenas e médias empresas se comuniquem diretamente com seus clientes.
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. ????
Principais aprendizados deste artigo:
- O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros e usá-lo como canal de vendas é uma excelente estratégia para alcançar mais clientes e converter mais vendas.
- Junto às etiquetas, o WhatsApp Business também apresenta muitas funcionalidades relevantes para vendedores, como mensagens automáticas de saudação, catálogo de produtos, mensagens interativas e pagamentos pela própria plataforma.
- A etiqueta do WhatsApp Business permite a segmentação de contatos e mensagens para tornar a rotina dos vendedores mais produtiva.
- Para ganhar mais velocidade e eficácia na gestão de vendas, é preciso considerar a integração do seu CRM com o WhatsApp.
- Conheça outros benefícios do CRM em Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais
Dentro deste aplicativo, existe um recurso que tem sido cada vez utilizado para organizar conversas e mensagens com os clientes: a etiqueta do WhatsApp Business.
Com as etiquetas, um vendedor pode ser mais produtivo e não perder nenhuma oportunidade de venda.
Se você ainda não é adepto da versão comercial do WhatsApp, saiba que pode estar perdendo grandes chances de aumentar seus resultados, afinal, este é o aplicativo mais utilizado para enviar mensagens no Brasil, segundo um levantamento da Statista.
Ou seja, este aplicativo pode ser um excelente canal para otimizar a comunicação com o cliente. E, atualmente, com a etiqueta do WhatsApp Business, ficou muito mais fácil para sistematizar as negociações e ser mais assertivo na gestão dos seus contatos.
Quer saber como utilizar esse recurso da melhor forma? Então continue a leitura deste artigo!
O que é e para que serve a etiqueta do WhatsApp Business?
A etiqueta do WhatsApp Business é uma espécie de tag ou “marquinha” que pode ser inserida para segmentar clientes, filtrar os contatos e classificar conversas.
Elas podem ser utilizadas para criar respostas rápidas e listas de transmissão, enviadas com base na seleção das etiquetas.
Com a crescente utilização do WhatsApp como canal de comunicação, os geniais criadores apostaram em uma versão dedicada às relações comerciais, com funcionalidades exclusivas para a gestão de vendas e clientes.
Além da etiqueta do WhatsApp Business, o aplicativo conta com:
- catálogo de produtos;
- respostas rápidas;
- mensagens interativas;
- pagamentos pela plataforma;
- mensagens automáticas.
O lançamento das etiquetas foi imediatamente atrativo, já que pode otimizar os contatos dentro do aplicativo.
Você pode, por exemplo, utilizar as etiquetas para classificar os clientes e leads, utilizando nomenclaturas como:
- lead;
- prospect;
- lead frio;
- lead morno;
- lead quente;
- cliente ouro;
- cliente prata;
- cliente bronze;
- cliente produto A;
- cliente produto B;
- cliente produto C;
- cliente região X;
- cliente região Y;
- cliente inativo.
Ou, então, pode também utilizar a etiqueta do WhatsApp Business para identificar em qual etapa do processo comercial o cliente está, definindo a nomenclatura das etiquetas da seguinte forma:
- em qualificação;
- em prospecção;
- agendamento de reunião;
- envio de proposta comercial;
- follow-up de proposta;
- em negociação;
- assinatura contrato pendente;
- pagamento pendente;
- problemas com pagamento;
- processo de implantação;
- entrega pendente.
Com isso, você trata suas conversas no WhatsApp com mais profissionalismo e facilidade. Tudo o que um vendedor precisa para ter sucesso nas vendas, não é mesmo?
Buscando ter mais sucesso nas vendas? Confira 7 atitudes que podem mudar o jogo:
Como usar a etiqueta do WhatsApp Business?
Vamos colocar a mão na massa para começar a configurar as etiquetas da melhor forma. Acompanhe:
Como etiquetar uma conversa no WhatsApp Business?
Entenda como usar a etiqueta do WhatsApp Business em uma conversa pelo Android:
- Abra o aplicativo do WhatsApp Business;
- Selecione e segure uma conversa;
- Selecione a opção de Etiquetas;
- Selecione a etiqueta desejada e clique em Salvar.
Pelo sistema iOS:
- Abra o aplicativo do WhatsApp Business;
- Deslize uma conversa para a esquerda;
- Selecione Mais e, depois, Etiquetar conversa;
- Selecione a etiqueta desejada
Como criar uma etiqueta no WhatsApp Business?
Para criar uma etiqueta pelo Android siga os seguintes passos:
- Abra o WhatsApp Business e toque em Conversas;
- Selecione os três pontinhos (mais opções);
- Selecione Etiquetas;
- Toque em Adicionar;
- Insira um nome para a nova etiqueta;
- Selecione OK.
Pelo iOS:
- Abra o WhatsApp Business e toque em Configurações;
- Selecione Ferramentas comerciais;
- Vá para opção Etiqueta;
- Adicione uma nova etiqueta e salve.
Ou, siga outro caminho:
- Deslize a aba de Conversas para baixo;
- Toque em Etiquetas;
- Adicione uma nova etiqueta e salve.
Como colocar uma etiqueta em mensagem no WhatsApp Business?
Para sistemas Android, siga os passos:
- Abra o WhatsApp Business;
- Toque e segure uma mensagem;
- Selecione os três pontinhos (mais opções);
- Selecione Etiquetar mensagem;
- Escolha a etiqueta desejada e salve.
Para iOS:
- Abra o WhatsApp Business;
- Toque e segure uma mensagem;
- Toque em Etiquetar;
- Escolha a etiqueta desejada e salve.
Como acessar as etiquetas do WhatsApp Business?
Para acessar a lista com itens marcados pela etiqueta do WhatsApp Business, basta selecionar o três pontos, no sistema Android, puxar a tela para baixo, pelo iOS, e tocar na opção Etiquetas.
A partir daí, é possível:
- editar uma etiqueta;
- mudar a cor de uma etiqueta;
- apagar uma etiqueta;
- criar uma lista de transmissão e enviar uma mensagem para as conversas marcadas.
Veja como isso funciona na prática neste vídeo do WhatsApp:
Dicas para organizar os clientes no WhatsApp Business
Agora você já sabe para que serve a etiqueta do WhatsApp Business e como utilizá-la. Então, para tornar a gestão de clientes pelo aplicativo mais eficiente, confira 3 dicas valiosas.
1. Peça para que seus clientes e leads adicionem seu contato na agenda
Uma vez que seus contatos tenham salvo o seu número em suas agendas, poderão visualizar seu status e, inclusive, participar de sua lista de transmissão.
Desta forma, poderão ter acesso à novidade, promoções especiais, depoimentos de outros clientes. Assim, você pode atrair mais oportunidades e acelerar o processo de decisão de compra dos contatos que já estão em negociação.
2. Configure as respostas rápidas
Como falamos no início do artigo, além da etiqueta do WhatsApp Business, também é possível configurar respostas rápidas para enviar para seus clientes.
Elas podem ser:
- mensagens de ausência;
- mensagens de primeiro contato;
- mensagens sobre horário de funcionamento;
- mensagens com informações cadastrais da empresa ou do vendedor;
- mensagens de follow-up;
- respostas para perguntas frequentes;
- mensagens com dados bancários.
Com essa funcionalidade, você ganha velocidade no atendimento ao cliente e torna o processo de venda mais otimizado.
Quando utilizado junto ao recurso de etiquetas, suas abordagens são mais assertivas. Você não precisará ficar horas rolando a tela do WhatsApp para baixo até encontrar as conversas que precisa!
3. Integre o WhatsApp ao seu CRM
As etiquetas do WhatsApp Business tornam a gestão de vendas mais acessível.
Imagine, então, como seria se você pudesse integrar o este aplicativo ao seu CRM. Você teria as duas ferramentas mais potentes para vendas para alavancar seus resultados.
Agora, com a nova integração do Agendor, isso é possível!
Por meio do WhatsApp Web (versão do aplicativo para desktop), você pode:
- Criar um novo contato (Empresa ou Pessoa);
- Vincular um telefone à um contato já cadastrado no Agendor;
- Salvar conversas no histórico de um contato;
- Salvar conversas no histórico de um negócio.
E o melhor: não há nenhum custo adicional para utilizar esta funcionalidade!
Qual é a sua reação?