Criminosos exploram brechas do WhatsApp para banir contas

Criminosos criam grupos de 512 membros somente para denunciar contas de pessoas ao aplicativo. O problema inclui material adulto e outros. O post Criminosos exploram brechas do WhatsApp para banir contas apareceu primeiro em Mídia Segura.

Criminosos exploram brechas do WhatsApp para banir contas

Levanta a mão quem não usa o WhatsApp! Se o app é seguro ou não isso pouco importa; afinal, somente no Brasil o mensageiro da Meta possui mais de 140 milhões de usuários ativos mensais — ao todo, o WhatsApp é usado por mais de 2,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Criptografia de ponta a ponta e autenticação de dois fatores são ferramentas fornecidas pelo WhatsApp que permitem as contas estarem “seguras” contra roubos e invasões — mas em alguns casos nem mesmo a autenticação impede de contas serem clonadas por golpistas. Aliás, isso acontece com bastante frequência no Brasil e no mundo.

Antes, os grupos de WhatsApp suportavam apenas 256 participantes, depois, a empresa dobrou o limite e em futuras atualizações a mesma decidiu triplicar os números permitindo que o app comporte grupos de até 1024 membros. Além disso, as comunidades que será um menu dedicado a organização de grupos do mensageiro já começaram a ser liberadas para algumas contas do aplicativo.

Criminosos exploram brechas do WhatsApp para banir contas pessoais

Uma reportagem do canal televisivo italiano, “Le Iene”, revelou uma pequena parte obscura do WhatsApp que afeta milhares de pessoas que usam o aplicativo frequentemente. Segundo o canal italiano, existem grupos de WhatsApp com mais de 500 membros especializados em banir contas do aplicativo. Mas afinal, como isso é possível? Já que, somente a Meta, controladora do app de mensagens é que tem esse poder? Eu explico para você.

Denunciar e denunciar

As redes sociais e aplicativos de mensagens decidem banir contas e perfis de usuários quando elas violam os termos de uso do serviço. Se por exemplo, mil pessoas denunciarem uma postagem vista no Facebook ou Twitter, por exemplo, existem muitas chances dessa postagem ser apagada ou o perfil ser desativado ou banido da plataforma.

criminosos-exploram-brechas-do-whatsapp-para-banir-contas

Mas, e no WhatsApp? Bem, de acordo com a reportagem do canal, “Le Iene”, que entrevistou um senhor vítima dos criminosos, o golpe funciona da seguinte forma: criminosos criam grupos de 500 membros no WhatsApp com o objetivo de denunciar contas pessoais do aplicativo. “Eles fazem apenas por curtição”, relatou a vítima.

Uma vez que alguém decide se vingar de uma ex ou chefe, por exemplo, esse alguém joga o número de contato dentro do grupo especializado e pede para que todos os membros denunciem aquele número de contato. Em seguida, o WhatsApp recebe a denúncia e desativa temporariamente a conta do usuário para analisar.

Segundo a vítima, na maioria das vezes a conta é reativada quando não há indícios de violação dos termos de uso, porém se as denúncias vierem a partir de material adulto ou de abuso, por exemplo, a conta é banida de usar o aplicativo para sempre.

Usando tecnologia reversa para incriminar pessoas

O problema não para por aí. A reportagem foi mais afundo sobre o esquema e revelou que existe um truque que pode ser aplicado no WhatsApp que consiste em enviar uma foto de material pornográfico para um contato e depois reverter o envio para fazer parecer como se o criminoso que tivesse recebido a mensagem com material sensível. Em seguida, o criminoso denuncia o material “recebido” para o WhatsApp e a empresa avalia e bane a conta do usuário do aplicativo.

criminosos-exploram-brechas-do-whatsapp-para-banir-contas

O sistema de envio reverso usa de engenharia avançada e só pode ser realizado por pessoas com habilidades hackers ou de programação. Tudo é feito pelo computador sem que a vítima saiba que está sendo vítima de um sistema de envio reverso. Como reforçado pela vítima durante a reportagem, “o intuito dos criminosos é de apenas se vingar de alguém ou o fazem apenas por prazer”. A vítima que entrou em um dos grupos disse que os criminosos até comemoram a ação de banimento de contas do app.

A brecha, contudo, afeta usuários do WhatsApp original e de todas as versões modificadas do mensageiro. Com isso, fica o alerta: evite conversar com estranhos no WhatsApp e compartilhe conteúdo somente com pessoas que você conhece e confia. Afinal, tudo o que os criminosos precisam para banir sua conta de usar o aplicativo é somente do seu número de contato.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow