[Guia Completo] Como Fazer Sorteio do Instagram!

Antes de saber como fazer sorteio no Instagram, deve saber a importância dessa ação para uma empresa.  Primeiramente, a presença das empresas na internet já é importante por si só. Ela é necessária para manter uma boa relação com o público, com bastante proximidade. Além disso, com um maior número de seguidores, é possível aumentar […] [Guia Completo] Como Fazer Sorteio do Instagram!

[Guia Completo] Como Fazer Sorteio do Instagram!

Antes de saber como fazer sorteio no Instagram, deve saber a importância dessa ação para uma empresa. 

Primeiramente, a presença das empresas na internet já é importante por si só. Ela é necessária para manter uma boa relação com o público, com bastante proximidade. Além disso, com um maior número de seguidores, é possível aumentar o número de vendas. 

Para isso, é preciso estratégias que irão atrair o público para as redes sociais. Uma delas é o sorteio no Instagram, o tema do nosso artigo de hoje!

Qual a importância do sorteio no Instagram?

Primeiramente, o sorteio no Instagram é definido pela oferta de algum produto ou serviço gratuitamente para algum dos participantes que se inscreverem na campanha seguindo regras básicas. 

Esse tipo de estratégia pode ser feita por qualquer empresa, que oferece qualquer tipo de produto ou serviço, por tempo limitado na rede social em questão, o Instagram. 

O sorteio será feito através de algum aplicativo online, deixando a competição entre os clientes justos. 

Por fim, para concorrer aos sorteios do Instagram, os participantes devem seguir ainda uma série de regras, escolhidas pelo empreendedor com o objetivo de dar visibilidade à marca.

Essa técnica é importante para dar visibilidade à marca, como já foi dito, e também para aumentar o número de seguidores, aumentando a possibilidade de possíveis clientes. 

O que sortear no Instagram?

A idéia do sorteio no Instagram é feita exatamente para divulgar e fortalecer a sua marca na internet, angariando novos clientes. 

Dessa forma, uma das melhores opções para sortear na rede social é o seu próprio serviço ou produto. 

Dessa forma, novas pessoas poderão conhecer aquilo que a sua empresa pode oferecer. 

Apesar disso, você pode abrir exceções em certos momentos. Por exemplo, vez ou outra você pode brindar os seus clientes e seguidores com brindes e mimos fofos, que farão a sua empresa ser lembrada pelos presentes e vontade de agradar aos clientes. 

Como funciona sorteio do instagram?

Agora que você sabe a importância e o que pode sortear, precisa saber como funciona, ou seja, como fazer, não é mesmo? Não se preocupa, nós te explicamos passo a passo. 

1 – Objetivo

Inicialmente, deve ser definido o objetivo principal desse sorteio. Antes de colocar qualquer tipo de estratégia em ação, é preciso saber aonde se quer chegar primeiro. 

Posteriormente, será necessário analisar as métricas. Medir os resultados é importantes para provar o valor do seu trabalho, entender o que deu certo e o que deu errado. 

Quando falamos em sorteios no instagram, veja os principais motivos na maioria das vezes:

  • levar visitantes para um site ou blog;
  • aumentar o número de followers em um perfil no Instagram;
  • aumentar o alcance da marca;
  • engajar os seus seguidores;
  • divulgar um produto ou notícia;
  • vender um produto ou serviço.

2 – Quantidade de vencedores

A quantidade de um sorteio será definido por você: ele pode ter apenas um ganhador ou múltiplos vencedores. É preciso estipular a quantidade!

Alguns sorteios premiam as pessoas que conseguem mais likes em um comentario, por exemplo. Outros, o sorteio é feito através de aplicativos. 

Quando existem vários vencedores, os demais participantes continuarão engajados mesmo que o primeiro colocado esteja a muitas curtidas de distância.

3 – Regras para sorteio no Instagram

Agora é hora de criar as regras. Lembrando que elas devem ser seguidas à risca para não existir uma perda de credibilidade frente aos seguidores. 

Primeiramente, o sorteio pode ser feito através da utilização de hashtags. Basicamente, um usuário publica uma foto e utiliza uma hashtag específica na descrição. Com a ferramenta “explorar”, o realizador do sorteio terá acesso as pessoas que usaram aquela hashtag. 

O sorteio também pode ser feito através das curtidas dos seguidores. Ou seja, sorteio de um prêmio para todas as pessoas que curtirem a foto da “competição”. .

Apesar disso, uma das formas de promoção mais populares, devido ao alto engajamento gerado, é a marcação de amigos nos comentários. 

Basicamente, a empresa cria uma publicação e, na descrição, revela as regras do concurso. Elas incluem a marcação de um número pré-estabelecido de amigos.

Esse tipo de sorteio é responsável por criar um grande alcance, já que cada usuário que recebe a notificação gera uma nova oportunidade ao marcar outros três.

Independente se você irá seguir algumas dessas regras, ou irá estabelecer outras, elas precisam estar muito claras. 

4 – Começo e fim

O ideal é criar um sentimento de urgência nos seus seguidores, por isso, o sorteio precisa ser feito em um curto espaço de tempo. 

Apesar disso, o importante é deixar bem claro, no post do sorteio, quando ele irá acabar. Todos precisam estar cientes da data limite. 

5 – Imagem forte

Para atrair os seus seguidores, não economize: use uma imagem perfeita no post do sorteio. 

Sobretudo, o apelo visual é a principal característica do Instagram. isso irá impulsionar o sorteio. 

Você pode usar um dos vários banco de imagens gratuitos disponíveis, ou optar por usar uma foto original (desde que seja muito bem feita). 

6 – Divulgação

Por fim, é hora de fazer a divulgação do sorteio. Se for possível, amplie a publicação para outras redes sociais, como a página da empresa no Facebook, blog, site, etc. 

Faça a publicação em horários que seu público costuma acessar à Internet para garantir mais visualizações.

Use o Stories para lembrar seus seguidores sobre o sorteio, faça contagens regressivas divertidas, publique re-posts das fotos dos participantes que usarem sua hashtag, entre outros. 

Lembre-se que quanto mais gente tiver contato com a promoção, mais visibilidade sua marca vai ganhar.

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