Google Business Messages: engaje clientes e gere mais vendas
Você já pesquisou sobre uma empresa no buscador do Google ou até mesmo no Google Maps antes de…
Você já pesquisou sobre uma empresa no buscador do Google ou até mesmo no Google Maps antes de fechar negócio? A resposta é sim, correto?
Além de pesquisar, você gostaria de entrar em contato de uma forma facilitada com essa determinada empresa? O Google Business Messages, novo mensageiro do Google, permite que o usuário entre em contato com distintos empreendimentos de forma rápida e orgânica.
A prática de buscar pela reputação de uma empresa antes mesma de conhecê-la está se tornando cada vez mais usual, afinal, nos dias atuais, queremos ter certeza da qualidade dos serviços que estamos adquirindo.
Para ter uma ideia, de acordo com o próprio Google, 67% de todos os consumidores utilizam um produto do Google na semana antes de fechar um negócio e/ou compra. Por isso, é fundamental ter uma presença consolidada e estratégica na plataforma.
Aqui entra, então, a integração aos chatbots, que permitem o envio de mensagens automatizadas, 24h por dia — confira mais detalhes ao decorrer do artigo
Como o Business Messages é uma novidade, explicaremos neste artigo quais são as suas funcionalidades e vantagens.
Quer um spoiler bem legal? A ferramenta já está integrada à plataforma de chatbot do Clube. Continue a leitura para saber ainda mais!
O que é o Google Business Messages?
De acordo com a empresa multinacional, 42% dos consumidores buscam por informações online enquanto estão dentro da sua loja. Essa porcentagem deixa ainda mais claro a necessidade dos usuários finais em criar uma boa experiência comunicacional com as empresas.
Pensando em aprimorar ainda mais esse contato, a Google lançou o Business Messages, um simples canal que permite uma comunicação direta e descomplicada entre estabelecimentos e consumidores.
Seu acesso aparece logo quando um cliente pesquisar por uma determinada empresa, seja no próprio buscador do Google ou no Google Maps, serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite.
Por exemplo, ao pesquisar pelo “Restaurante Dona Maria” na internet, aparecerá fotos do local, imagens e reviews de usuários que já o frequentaram. A novidade será um botão de mensagens presente na lateral da página.
Ao clicá-lo, uma nova aba de mensagem — semelhante ao Facebook Messenger — será aberta, possibilitando comunicação direta com o dono do restaurante. Muito bacana, não é mesmo? Veja uma demonstração abaixo:
Além disso, quando os usuários avaliam os serviços prestados, um engajamento é formado, possibilitando que outros usuários tenham ainda mais informações sobre o estabelecimento em questão.
Por que é importante estar no Google Business Messages?
Quando as empresas entendem que precisam estar no Business Messages, elas compreendem que criar vínculos com seus consumidores finais é mais que necessário. Fortalecendo, inclusive, sua presença digital.
Para contextualizar, a presença digital é a maneira como a sua marca se posiciona e utiliza os meios digitais para se mostrar relevante, confiável e incentivadora de um relacionamento com os consumidores.
Quando você solidifica sua marca por meios digitais, estará agregando, também, novos clientes que terão a sua empresa como referência.
Citamos abaixo algumas vantagens de estar disponível no Business Messages. Confira:
Mostre que se importa com seus consumidores
Ao estar no Business Messages respondendo perguntas frequentes e feedbacks, você mostrará que se importa com as opiniões deixadas.
Esteja em destaque perante seus concorrentes
Quando uma empresa deixa clara a sua presença digital, os consumidores sentem uma confiança maior no serviço oferecido. Assim, sua empresa crescerá ainda mais!
Reengaje com os usuários
Após receber o contato dos usuários pelo Business Messages, as marcas que estão neste canal poderão reengajar estes usuários através do envio de notificações ativas.
6 Dicas para otimizar o chatbot para Google Business Messages
Se chegou até aqui, já sabe que o Google Business Messages é um excelente canal para o seu contato inteligente. Afinal, ele está presente em lugares estratégicos e permite vários tipos de interação.
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Abaixo, vamos dar algumas dicas para você fazer o melhor com o GBM do seu negócio:
1. Use emojis
Se bem atrelados à persona do seu negócio, os emojis podem deixar a conversa mais fluida e o atendimento mais humanizado. Ou seja, podemos dizer que eles dão um ar mais descontraído e passam menos a impressão de que a conversa é com um chatbot.
Isso sem contar na vantagem de eles reduzirem bastante o número de caracteres, deixando as mensagens mais leves.
2. Rich text
Mais uma dica muito boa é usar os recursos de rich text, o que é possível com o Google Business Messages.
Rich text são elementos que deixam a comunicação mais rica, por meio de elementos como palavras em itálico ou negrito. São excelentes recursos para organizar a ideia e assim como os emojis, passam o sentimento de um atendimento mais humanizado.
3. Marcadores de discurso
Nada como um texto bem escrito, não é mesmo?
Isso não seria diferente em um atendimento via chatbot. Por isso, use palavras marcadoras de discurso para organizar todos os momentos de uma conversa.
Palavras como primeiro, depois e finalmente são ótimos exemplos do que você pode fazer.
4. Botões de resposta
Os botões de resposta oferecem algumas opções de perguntas/respostas que o chatbot consegue responder. Além de facilitar o fluxo da conversa, os botões também ajudam o usuário a se orientar.
5. Evite repetições
Nada mais chato e mecânico do que mensagens repetidas durante uma conversa, concorda? Pensando nisso, escreva diferentes versões de uma mesma mensagem quando fizer o fluxo do seu chatbot.
Diferentes mensagens de agradecimento, saudações, incentivos, são ótimas para deixar a conversa mais agradável. Além disso, continuamos na linha de um atendimento mais humanizado.
6. Admita erros
Assim como nós humanos, os chatbots também erram. Nada melhor do que abrir o jogo para o usuário e dizer que está aprendendo.
Nem sempre os chatbots conseguem entender todas as interações, podendo deixar algumas perguntas de lado.
Por isso, tente explicar ao usuário que o chatbot está sempre aprendendo e, por fim, agradeça pela compreensão.
Por que integrar à plataforma e soluções do Clube?
Como citado no início do artigo, o Google Business Message já está integrado à plataforma Take Blip: uma plataforma completa com tudo o que você precisa para construir e promover um chatbot eficiente. Mas, na prática, o que isso significa?
Como já é de amplo conhecimento, os chatbots são softwares capazes de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais, como é o caso do Business Messages.
Ao integrar a plataforma — desenvolvida 100% por Take Blip — ao Business Messages, você oferece ao seu cliente um suporte fácil e ágil, 24 horas por dia. Respondendo, assim, às principais dúvidas com poucos cliques.
A plataforma também permite os seguintes benefícios:
- interface intuitiva para estruturação do fluxo de conversa;
- integração com plataformas de comunicação com apenas alguns cliques;
- funcionalidades para automatização;
- segurança dos dados da empresa e do usuário;
- dinamização da conversa e, consequentemente, agilidade no desenvolvimento — o que é essencial para as empresas na era da transformação digital.
Agora que você já sabe um pouco mais da importância de um chatbot para Google Business Messages, que tal colocar a sua empresa ainda mais em destaque?
Qual é a sua reação?