Comunicação assertiva: o que é, importância e dicas para colocar em prática
A comunicação assertiva é uma das habilidades mais procuradas pelas empresas, sobretudo entre os candidatos a vagas de liderança O post Comunicação assertiva: o que é, importância e dicas para colocar em prática
Comunicação assertiva é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira direta e facilmente compreensível, sem, no entanto, ser agressivo ou desrespeitoso. É a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que os outros entendam facilmente. Tudo de maneira direta, mas respeitosa, sem deixar de lado as emoções de quem escuta.
Assertividade. Quem faz parte do meio corporativo certamente já ouviu esse termo ou alguma variação dele. Mas você sabe realmente o que ele quer dizer?
Se você tem dúvidas sobre o que é comunicação assertiva e como colocá-la em prática, continue a leitura do artigo, que traz o conceito, exemplos e dicas simples para se expressar de maneira mais direta.
O que é comunicação assertiva?
O dicionário Priberam define o adjetivo assertivo como: “que expressa algo de maneira segura, com frontalidade, sem hesitações”.
Comunicação assertiva, portanto, é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que os outros entendam facilmente. Tudo de maneira direta, mas respeitosa, sem deixar de lado as emoções de quem escuta.
Isso inclui mesmo conversas que podem parecer difíceis, como pedir ou negar um favor.
Ser assertivo tem relação com estar certo?
Antes de continuar, é preciso desfazer um equívoco comum.
No meio corporativo, muitas pessoas entendem a assertividade como sinônimo de estar certo. Porém, a assertividade, como vimos, é a qualidade de se expressar com segurança, sem hesitar.
Ou seja, não tem relação com estarmos ou não corretos, mas sim com uma forma de comunicação. Portanto, quando quiser dizer, por exemplo, que determinados dados estão certos, diga que são exatos ou precisos.
Por que é importante saber se expressar assertivamente?
No meio corporativo, ter profissionais assertivos é essencial. A comunicação assertiva é uma habilidade que as empresas costumam procurar nos candidatos a vagas, principalmente entre os que buscam cargos de liderança.
Isso porque atividades como dar feedbacks e delegar tarefas fazem parte do dia a dia de qualquer gestor.
Além disso, nas empresas, problemas de comunicação estão entre os principais gargalos. Quando uma informação não é passada da maneira certa, surgem problemas nas relações, na execução de tarefas e no alinhamento de demandas, o que pode prejudicar a produtividade e o alcance dos resultados.
Mas os benefícios de uma comunicação assertiva não ficam restritos à vida profissional. Ao desenvolver essa habilidade, também fica mais fácil conversar com familiares e amigos, reduzindo o estresse.
A comunicação assertiva permite impor limites sem afastar as pessoas nem causar ressentimentos. Apesar de muitas pessoas acharem que gera confrontos, na verdade ela estreita laços.
Entendendo os diferentes tipos de comunicação
É possível dividir a comunicação entre as pessoas em algumas categorias. Além da comunicação assertiva, temos outros 3 tipos mais comuns:
- passiva
- agressiva
- passivo-agressiva
Muitas pessoas confundem assertividade com agressividade. Mas, na verdade, a comunicação assertiva é um equilíbrio entre a agressiva e a passiva. Enquanto a primeira pode fazer com que os envolvidos saiam com os sentimentos feridos, a segunda pode levar ao ressentimento.
Vamos entender com mais detalhes cada uma dessas categorias:
Comunicação passiva
A comunicação e o comportamento passivos envolvem permitir que limites sejam violados, pois as pessoas que agem dessa maneira deixam de expressar o que realmente sentem. Quando o fazem, é de maneira insuficiente, de modo que os outros não conseguem compreender de fato o que ocorre.
Comunicação agressiva
A comunicação agressiva, por sua vez, inclui expressar-se de maneira hostil, insensível aos sentimentos, direitos e crenças dos outros. O objetivo, normalmente, é forçar a outra pessoa a fazer o que se deseja.
Comunicação passivo-agressiva
Já a comunicação passivo-agressiva envolve expressar sentimentos agressivos de maneira indireta, em vez de abordar diretamente o assunto. Isso inclui reclamar pelas costas, ignorar a outra pessoa, chegar atrasado ou fazer tarefas devagar de maneira deliberada.
Afinal, como ter uma comunicação assertiva?
Ser assertivo não é fácil. Como qualquer mudança de comportamento, requer prática. Trazemos a seguir algumas dicas que podem ajudar.
Seja objetivo sobre o que você não gosta
Ao abordar um comportamento que você gostaria que outra pessoa mudasse, atenha-se a uma descrição factual do que aconteceu.
Por exemplo, se um colega que tem o hábito de se atrasar chegar tarde novamente para uma reunião, não diga “você sempre atrasa!”, mas sim “deveríamos começar às 10h, mas agora são 10h30”.
Não assuma que sabe quais são as razões da outra pessoa para chegar atrasada, nem que essas razões são para prejudicá-lo.
Evite julgamentos
Falamos sobre ser objetivo a respeito das situações. Isso inclui, também, evitar julgamentos ao descrever o efeito dessas ações.
Seguindo o exemplo anterior, uma resposta inapropriada seria: “agora, com esse atraso, minha agenda vai ficar bagunçada”. Melhor seria dizer, “agora, será preciso reajustar os próximos compromissos”.
Cuidado com a linguagem corporal
A linguagem corporal e o tom de voz também são importantes para tornar a comunicação mais assertiva. Eles devem refletir sua autoconfiança. É importante ter uma boa postura, fazer contato visual e usar um tom de voz firme, mas agradável.
Fale em primeira pessoa
Começar as frases com “você…” pode trazer um tom acusatório para a conversa, colocando o interlocutor na defensiva. O melhor é focar em como você se sente e em como o comportamento da outra pessoa está afetando você.
Por exemplo: em vez de “você precisa parar de chegar atrasado!”, prefira “eu gostaria que você chegasse no horário combinado”.
Escute e faça perguntas
Em uma conversa difícil ou discussão, não se esqueça de ouvir atentamente os outros pontos de vista e de fazer perguntas.
Use a fórmula XYZ
Agora, é hora de colocar todas as dicas acima em prática usando uma fórmula, que vamos chamar de XYZ.
Ela traz um formato simples, que ajuda a expressar como nos sentimentos em relação a um comportamento de outra pessoa em uma situação específica: eu me sinto [X] quando você [Y] na situação [Z]. Ao final, é possível ainda adicionar uma sugestão de melhoria.
Essa é uma maneira de fazer com que a outra pessoa saiba como o comportamento dela afeta você. Por exemplo: “eu me sinto frustrado quando você chega atrasado nas reuniões. Eu gostaria que você chegasse pontualmente nas próximas”.
A partir disso, é possível pensar em soluções em que todos saiam ganhando. O colaborador pode estar chegando atrasado porque está com excesso de trabalho, ou porque não vê valor nos encontros, por exemplo. Uma solução que deixa todos felizes pode ser fazer menos reuniões.
Qual é a sua reação?