Práticas que podem prejudicar os resultados do seu clube
Por ser uma estratégia de fidelização ainda muito nova no mercado, é comum que empresas fiquem confusas sobre o papel que o clube de vantagens vai desempenhar dentro do seu negócio, ainda mais quando se tem tantas práticas diferentes envolvendo essa ferramenta.
Por ser uma estratégia de fidelização ainda muito nova no mercado, é comum que empresas fiquem confusas sobre o papel que o clube de vantagens vai desempenhar dentro do seu negócio, ainda mais quando se tem tantas práticas diferentes envolvendo essa ferramenta.
Como qualquer novo canal de relacionamento, um clube de vantagens também precisa de planejamento estratégico. Embora muitos acreditem que oferecer benefícios em uma página estática dentro do seu site fará o milagre da fidelização, para que o seu clube possa realmente evoluir, é preciso traçar uma estratégia de crescimento, engajar o seu público e buscar novidades.
Ao incorporar um clube de vantagens a sua estratégia de relacionamento, é preciso considerar muito mais do que apenas os descontos oferecidos no seu programa de benefícios. Questões como a experiência do usuário e o suporte durante a utilização do seu clube também precisam ser inseridas no seu planejamento.
A falta de planejamento estratégico é uma das razões que muitas empresas não conseguiram impulsionar o relacionamento com o cliente através de um clube de vantagens. Com o foco voltado apenas em oferecer descontos aos usuários, muitos clubes de vantagens acabam não conseguindo cumprir seu verdadeiro objetivo: relacionamento.
Condutas que podem ter um impacto negativo na sua estratégia
Cobrar comissão qualquer tipo de comissão dos parceiros do seu clube de vantagens
Esta é uma questão bastante polêmica quando se trata de clubes de vantagens.
É importante ter em mente que a prioridade qualquer clube de vantagens sempre deve ser oferecer o melhor benefício possível para os seus usuários, o que é muito mais complicado de negociar quando o parceiro precisa fazer um investimento financeiro na parceria.
De modo geral, para conseguir comissionar o clube de vantagem, a maior parte das marcas precisa diminuir o valor do desconto oferecido e, no final do dia, um benefício de valor menos talvez não consiga gerar nos usuários o interesse que você espera.
Quando você investe em um clube de vantagens cuja a prioridade é sempre o melhor benefício, as chances da sua plataforma ser um sucesso são muito maiores do que se você focar em ser comissionado pelos seus parceiros.
Não oferecer suporte ao usuário durante a utilização do seu clube
O clube de vantagens é uma estratégia para manter um bom relacionamento com o seu público, ou seja, é muito importante que você esteja sempre atento a experiência do seu cliente ao utilizá-lo.
Verifique se os seus usuários estão realmente recebendo os benefícios acordados e quais são as suas maiores dificuldades ao interagir com a sua plataforma. Ele consegue resgatar o benefício com facilidade? O desconto realmente está sendo aplicado?
Um erro recorrente na maior parte dos clubes, é deixar sob a responsabilidade do usuário resolver qualquer tipo de problema diretamente com os parceiros do seu clube de benefícios.
Esse tipo de atitude faz com que o cliente se sinta negligenciado pela empresa, o que não prejudica apenas a sua relação, mas também impacta na sua decisão de continuar ou não negociando com a mesma.
Uma vez que você consegue criar um diálogo com o seu público e se mostra interessado em oferecer um clube de vantagens com benefícios reais, onde ele consiga sentir que você realmente está preocupado em oferecer um serviço diferenciado, o relacionamento cliente-empresa é fortalecido e o seu clube de vantagens cumpriu o seu papel.
Cobrar assinatura dos seus usuários para utilizarem o seu clube
A ideia por trás de ter um clube de vantagens é ter um diferencial para oferecer ao seu público.
O clube é o ponto da sua negociação em que você mostra para o seu cliente que está interessado em oferecer o melhor serviço combinado com os melhores benefícios.
Quando você escolhe cobrar um valor substancial para que o usuário possa utilizar a sua plataforma, toda a ideia de “benefício” fica por terra e você passa a oferecer o seu clube de vantagens como mais um serviço.
Na conta final, para um usuário, não relevante ele contratar um serviço em que ele terá que investir qualquer valor para poder resgatar alguns benefícios oferecidos pela sua empresa.
Sendo assim, é muito importante ter o entendimento de que o clube de vantagens vem como um meio de agregar valor ao seu negócio e não como um adicional a ser vendido dentro da negociação.
Entendendo o Clube de Negócios como uma estratégia criada para agregar valor e relacionamento para o seu produto ou serviço, dar o próximo passo na fidelização do cliente fica ainda mais fácil.
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