25 Frases de Empreendedorismo Feminino Para Te Inspirar nos Negócios

O mundo mudou, e muito! Mas infelizmente ainda precisamos lidar com diversas desigualdades sociais. Vejamos o universo dos negócios, por exemplo. Ser empreendedor nunca foi tarefa fácil, pois é uma jornada constante de altos e baixos. Vários erros e aprendizados a duras penas. O sucesso dessa missão pesa mais se você for mulher. Diferente do […]

25 Frases de Empreendedorismo Feminino Para Te Inspirar nos Negócios

O mundo mudou, e muito! Mas infelizmente ainda precisamos lidar com diversas desigualdades sociais. Vejamos o universo dos negócios, por exemplo. Ser empreendedor nunca foi tarefa fácil, pois é uma jornada constante de altos e baixos. Vários erros e aprendizados a duras penas. O sucesso dessa missão pesa mais se você for mulher.

Diferente do que vários homens pensam de forma equivocada, a desigualdade no mercado de trabalho para a mulher não é choro, não é vitimismo, não é busca por lacração. É um fato.

Mesmo com as mudanças sociais do mundo, de acordo com os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres precisam enfrentar o descaso de receberem em média 15% a menos em relação aos homens que exercem a mesma função. O número é ainda maior quando relacionado àquelas com ensino superior, chegando aos absurdos 35% de diferença.

A desigualdade de gênero durante a pandemia

A pandemia da Covid-19 transformou praticamente todos os setores do mundo. No Brasil, além de tirar milhares de vidas, o coronavírus também aumentou a desigualdade de gênero no país. Se antes o mercado já não era muito favorável às mulheres, ficou ainda pior durante a crise sanitária.

Em comparação ao terceiro trimestre de 2019, o ano de 2020 apresentou uma grande queda na parcela de mulheres no mercado de trabalho. A participação feminina caiu de 53,3% para 45,8%, mostrando um triste retrocesso.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as categorias onde tem mais mulheres em operação foram as mais afetadas. No setor de alojamento e alimentação, a queda foi de 51%. Na área doméstica, onde elas representam 85,7% dos profissionais, o declínio foi de 46,2%. Na saúde, educação e serviços sociais, a participação feminina é de 76,4%, número que teve uma queda de 33,4%.

Além do alto índice de desemprego, durante a pandemia, as mulheres foram muito menos contratadas em relação aos homens. Ou seja, um cenário que já era problemático, mesmo com tamanha evolução durante décadas, se tornou ainda pior.

Frases para inspirar e motivar o empreendedorismo feminino

Por mais que exista tantas dificuldades para o sucesso feminino nos negócios, as mulheres são insistentes e sempre encontram um jeito de se destacar e vencer em meio às desigualdades sociais.

Sendo assim, como uma forma de incentivar e motivar essa intensa luta, selecionamos algumas frases de empreendedorismo feminino. São palavras ditas por outras mulheres, que trilharam caminhos turvos e precisaram enfrentar os mais variados tipos de preconceitos.

No entanto, não abaixaram a cabeça, seguiram em frente e conquistaram seu merecido lugar. Confira e inspire-se!

  • Algumas mulheres escolhem seguir os homens, e outras escolhem seguir seus sonhos. Se você está se perguntando em qual direção seguir, lembre-se de que sua carreira jamais acordará de manhã e dirá que não te ama mais. (Lady Gaga)
  • Muitas pessoas têm medo de dizer o que querem. E é por isso que elas não conseguem o que querem. (Madonna)
  • Para todos que acompanham meu trabalho gostaria de dizer que não há limites para nossos sonhos desde que haja dedicação e sabedoria para conquistá-los. (Anitta)
  • Eu não sonhei com sucesso. Eu trabalhei para ele. (Estée Lauder, cosmetologista americana)
  • Nós temos de nos forçar a aprender o tempo todo. Temos dois ouvidos e uma boca, para ouvirmos mais do que falamos. Não se aprende sem ouvir. (Sônia Hess, empresária brasileira)
  • Sucesso é mais frequentemente alcançado por aqueles que não sabem que o fracasso é inevitável. (Coco Chanel)
  • Sempre fiz algo que eu achava que estava pouco preparada para fazer. Quando você tem um momento de incerteza mas persiste, é aí que você consegue avançar. (Marissa Mayer, cientista da computação nomeada presidente e diretora executiva do Yahoo!)
  • Defina sucesso com seus próprios termos, o alcance segundo as suas próprias regras e viva uma vida da qual você se orgulhe. (Anne Sweeney, empresária americana)
  • A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos. (Chimamanda Ngozi Adichie, aclamada escritora nigeriana)
  • Você pode não controlar os eventos que acontecem com você, mas você pode decidir não se deixar rebaixar por eles. (Maya Angelou, escritora e poetiza americana)
  • Mude a sua vida hoje. Não deixe para arriscar no futuro, aja agora, sem atrasos. (Simone de Beauvoir)
  • Só se aprende com a experiência. Portanto, não importa o que as pessoas lhe digam, você tem que viver e cometer seus próprios erros para aprender. (Emma Watson, atriz e ativista britânica)
  • Você falha, e aí? A vida continua. É só quando você se arrisca a falhar que descobre coisas. (Lupita Nyong’o, atriz queniana vencedora do Oscar)
  • Uma das lições que eu aprendi do jeito difícil foi que o desânimo não paga. Permanecer ocupada e ser otimista pode restaurar a fé em si mesma. (Lucille Ball, atriz, comediante e lenda da TV americana)
  • Uma das lições com as quais eu cresci foi a de sempre permanecer verdadeiro consigo mesmo e nunca deixar que as palavras de alguém distraiam você dos seus objetivos. (Michelle Obama, advogada, escritora, ativista e ex-Primeira Dama dos Estados Unidos)
  • Confie nos seus pressentimentos. Eles normalmente são baseados em fatos arquivados abaixo do nível da consciência. (Joyce Diane Brothers, psicóloga e colunista americana)
  • O que você decidir ser, seja de forma plena. Quando sou mãe, sou de forma plena e quando sou a presidente, também é assim. (Rachel Maia, contabilista e empresária brasileira. Atual CEO da Lacoste Brasil)
  • O tamanho dos seus sonhos deve sempre exceder a sua capacidade de alcançá-los. Se os seus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente. (Ellen Johnson-Sirleaf, primeira mulher a se tornar Chefe de Estado num país africano, primeira mulher Presidente da Libéria e vencedora no Nobel da Paz em 2011)
  • Sonhos são adoráveis. Mas são só sonhos. São fugazes, efêmeros, bonitos. Sonhos não se tornaram realidade só porque você sonhou. É o esforço que faz as coisas acontecerem. É o esforço que cria mudança. (Shonda Rhimes, produtora, roteirista e empresária americana)
  • Não é preciso saber tudo, mas é fundamental estar cercado por pessoas que sabem. (Camem Miranda)
  • Se você ultrapassar aquela sensação de medo. Aquele sentimento de estar correndo um risco. Coisas verdadeiramente maravilhosas podem acontecer. (Marissa Mayer)
  • Mulheres bem-sucedidas desejam ser capa da Forbes. (Anônimo)
  • Para ter o que não temos, precisamos fazer o que nunca fizemos. (Mary Kay Ash, empresária americana)
  • Faça a única coisa que você acha que não pode fazer. Falhe nisso. Tente novamente. Faça melhor de novo. As únicas pessoas que nunca caem são aquelas que nunca desistem. Este é o seu momento. Possua-o! (Opprah Winfrey)
  • A coisa mais atraente que uma mulher pode ter é a confiança. (Beyoncé)

Gostou do que leu? Então erga a cabeça, mete o pé e vai na fé!

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow