Whatsapp Delivery: Dicas Para Vender Mais Com Seu Cardápio Digital!
A pandemia de coronavírus (Covid-19) afeta a forma como todos se relacionam, principalmente empresas e clientes. A impossibilidade de contato direto entre as pessoas não permite a venda “olho no olho”. Ou seja, é preciso se adaptar aos novos tempos. Bares e restaurantes, se não souberem se reinventar, são alguns dos estabelecimentos que mais saem
A pandemia de coronavírus (Covid-19) afeta a forma como todos se relacionam, principalmente empresas e clientes. A impossibilidade de contato direto entre as pessoas não permite a venda “olho no olho”. Ou seja, é preciso se adaptar aos novos tempos.
Bares e restaurantes, se não souberem se reinventar, são alguns dos estabelecimentos que mais saem prejudicados. Esse tipo de negócio exige um atendimento presencial de primeira para que o cliente viva a experiência além do consumo. Além disso, ele pode ver o cardápio e a comida/bebida antes de pedir.
Apesar disso, com um pouco de jeito e novas estratégias, é possível manter a sua clientela, mesmo que ela não possa mais ir até você. Para isso, você precisa levar o pedido até ela, através de um sistema de delivery. Você também precisa que ela tenha acesso ao cardápio digital.
Mesmo que você não possa mais receber os seus clientes, ainda assim você pode fazê-los se sentir no seu estabelecimento, mesmo em casa. Para isso, o seu atendimento, mesmo a distância, precisa ser perfeito. Da mesma forma, o produto que chega até ele também precisa ter a mesma qualidade de antes.
Criando seu Cardápio Digital Whatsapp Delivery
O primeiro passo, é deixar a disposição dos seus clientes um cardápio digital WhatsApp, onde eles possam verificar todos os produtos que o seu bar ou restaurante oferece. Com boas imagens e uma ótima descrição, eles vão conseguir escolher e fazer o pedido.
Lembre-se que nesse momento todo mundo está tentando se proteger dessa pandemia, e sair de casa para aglomerações não é uma boa opção. Por isso, uma boa estratégia, é que você faça ele se sentir especial e no seu bar/restaurante, mesmo estando em casa.
Você já possui um cardápio digital, onde o seu cliente pode escolher o produto e depois fazer o pedido diretamente no WhatsApp, com o seu negócio? Se a resposta for não, a StayApp oferece uma plataforma que permita montar o seu catálogo para os clientes. O melhor de tudo: é completamente gratuito.
Para conseguir ter acesso a nossa plataforma – que irá te ajudar muito – basta ter em mãos todos os dados da empresa. Depois de reunir os dados básicos, Após clicar, basta seguir o passo a passo para montar um catálogo perfeito.
Agora que você já fez o seu cadastro na plataforma da StayApp, vamos te mostrar como montar o seu cardápio!
1 – Listar todos os produtos disponíveis
O primeiro passo, agora depois de efetuar o cadastro, é incluir no cardápio digital todos os produtos disponíveis no seu estabelecimento que poderão ser entregues, através do delivery, para os seus clientes.
Para isso, pegue o cardápio do seu estabelecimento e verifique quais são os produtos que ainda estão sendo feitos e entregues. Todos eles irão ser incluídos no seu cardápio digital.
Agora que você tem a relação de todos esses produtos, você precisará de duas coisas: fotos de todos esses produtos e a descrição de cada um deles.
As imagens precisam ser de ótima qualidade. As imagens serão a primeira coisa que seus clientes verão. Uma imagem atraente incentivará os clientes a lerem a descrição e, consequentemente, comprarem.
Agora que você selecionou (ou tirou) as melhores imagens dos seus produtos, precisa caprichar nas descrições.
Sobretudo, sua descrição precisa ser sucinta, podendo variar de 50 a 150 palavras.
Não se esqueça de incluir destaques de cada produto, com pequenos benefícios em cada funcionalidade.
A descrição certa, junta de uma boa imagem, irá ajudar os clientes a escolherem o item certo. Descreva o que eles precisam saber, desde o preço até o peso ou dimensões.
Acima de tudo, para dar certo, você precisa conhecer os produtos que oferece profundamente.
2 – Divulgação do serviço
Agora que o seu cardápio digital WhatsApp está pronto, qual o próximo passo? Fazer a divulgação nas suas redes sociais.
Não espere mais, pegue seu link e compartilhe por meio de SMS, WhatsApp e nas redes sociais. Informe da novidade e faça promoções.
Mesmo com o novo serviço disponível, os seus clientes precisam saber que ele existe. Essa é a sua hora de divulgar!
3 – Conversa diretamente por WhatsApp
Uma vez que seu cliente ou outros consumidores estão com seu cardápio digital em mãos, é simples e fácil realizar o pedido.
Após a escolha dos produtos ele será redirecionado diretamente para o contato de WhatsApp da sua empresa e lá finaliza sua compra. E claro: sem taxas, sem burocracia, sem dificuldade.
3 Dicas para vender mais no WhatsApp Delivery
Agora que sabe como montar o seu cardápio digital WhatsApp delivery, se liga em algumas dicas para aumentar seu faturamento e ficar bem com os seus clientes.
1 – Tenha conteúdo
Primeiramente, saiba que bancar o vendedor convencional, que foca na negociação a todo custo, tem pouca chance de dar bons resultados. Por isso, precisa focar em um bom conteúdo para os seus clientes no WhatsApp delivery, ou seja, oferecer bem mais que promoções, e sim, essência.
Um exemplo é o envio de dicas relacionadas aos itens que vende. Você pode fazer isso tanto no formato de texto quanto vídeo e veja como ajuda no engajamento dos clientes.
Sobretudo, na hora de fechar negócio, talvez seja decisivo para que ele escolha você e não o concorrente.
2 – Cronograma de mensagens
Ao vender pelo WhatsApp delivery, você terá clientes em diferentes estágios. A forma de lidar com cada um dos tipos na rede social é diferente, aliás, os objetivos para cada um também são.
É preciso respeitar as suas particularidades e, principalmente, o momento da relação com o seu negócio. Por isso é essencial ter um cronograma de mensagens.
Acertar nesse aspecto aumenta muito a chance de ajudar o cliente a passar ao próximo nível, ficando mais perto da compra.
3 – Fidelização
Essa dica nunca ficará velha e nós não vamos cansar de passar ela para você: manter um cliente é muito mais barato do que conseguir novos. Por isso, é vital para o seu faturamento ter um plano de fidelização.
Você precisa de uma estratégia para manter os seus clientes, e isso se chama plano de fidelização de clientes. Ele irá aumentar, e muito, o seu faturamento mensal.
Qual é a sua reação?