Transformação Digital e Direito: qual é a relação entre eles?
The post Transformação Digital e Direito: qual é a relação entre eles?
Definição de Direito: a Ciência Jurídica e também a sistematização de normas e leis em vigor em um determinado território. Dedica-se a estudar regras e processos que surgem e se estabelecem como limites para as relações em sociedade.
O tempo se encarregou de cruzar o caminho desses dois conceitos e agora eles estão intrinsecamente ligados. Quer saber como? Continue a leitura!
A tecnologia transformou as relações humanas
E, com isso, transformou também o Direito!
Se antes precisávamos de uma lei para proibir o roubo de carros, hoje também precisamos de uma lei que proíba o roubo de informações (mesmo que elas sejam imateriais). Além disso, também temos ciberbullying, fraudes digitais, invasão de privacidade e várias outras possibilidades de crimes cibernéticos.
A Transformação Digital também nos trouxe as opções de processos e intimações online e contratos com assinatura digital, por exemplo. Como garantir sua veracidade, seriedade e segurança?
Onde há evolução tecnológica há evolução do Direito
Pois, se este estuda regras e processos que surgem e se estabelecem como limites para as relações em sociedade, aquela está inerentemente atrelada às relações em sociedade e se transforma juntamente com ela a partir de suas necessidades e tendências.
Como o Direito pode acompanhar a Transformação Digital?
A Inteligência Artificial (IA) já vem sendo usada para agilizar processos que antes eram feitos de forma manual, buscando e filtrando uma grande quantidade de informações através de softwares.
A partir dessa necessidade do mercado, a empresa IBM desenvolveu ROSS, um robô advogado que faz pesquisas e apresenta hipóteses sobre casos – e cabe aos advogados humanos a decisão de aceitá-las ou não.
A JusHub , plataforma híbrida de matchmaking L2L (Legal to Legal), também desenvolveu uma solução para uma necessidade do mercado jurídico: um algoritmo capaz de conectar advogados em busca de oportunidade de trabalho a profissionais experientes, que estão à frente dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, para colaborarem juntos.
O que o futuro guarda para o Direito?
O tempo gasto com processos manuais e burocracia é um dos grandes problemas relacionados ao setor jurídico. Pensando nisso, os escritórios que desejarem se manter atualizados com os prazos e práticas precisam acompanhar essa mudança.
Algumas coisas no direito ainda precisam da interpretação humana, mas isso não significa que os avanços tecnológicos sejam desnecessários. A união entre a praticidade da transformação digital e a responsabilidade, a empatia e a ética humana podem garantir um mundo menos burocrático e mais justo.
Qual é a sua reação?