Transformação Digital e Direito: qual é a relação entre eles?

The post Transformação Digital e Direito: qual é a relação entre eles?

Transformação Digital e Direito: qual é a relação entre eles?
Definição de Transformação Digital: fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital, tendo a inovação como base, às soluções de problemas tradicionais.

Definição de Direito: a Ciência Jurídica e também a sistematização de normas e leis em vigor em um determinado território. Dedica-se a estudar regras e processos que surgem e se estabelecem como limites para as relações em sociedade.

O tempo se encarregou de cruzar o caminho desses dois conceitos e agora eles estão intrinsecamente ligados. Quer saber como? Continue a leitura! 

A tecnologia transformou as relações humanas  

E, com isso, transformou também o Direito! 

Se antes precisávamos de uma lei para proibir o roubo de carros, hoje também precisamos de uma lei que proíba o roubo de informações (mesmo que elas sejam imateriais). Além disso, também temos ciberbullying, fraudes digitais, invasão de privacidade e várias outras possibilidades de crimes cibernéticos. 

A Transformação Digital também nos trouxe as opções de processos e intimações online e contratos com assinatura digital, por exemplo. Como garantir sua veracidade, seriedade e segurança? 

Onde há evolução tecnológica há evolução do Direito 

Pois, se este estuda regras e processos que surgem e se estabelecem como limites para as relações em sociedade, aquela está inerentemente atrelada às relações em sociedade e se transforma juntamente com ela a partir de suas necessidades e tendências. 

Como o Direito pode acompanhar a Transformação Digital? 

A Inteligência Artificial (IA) já vem sendo usada para agilizar processos que antes eram feitos de forma manual, buscando e filtrando uma grande quantidade de informações através de softwares. 

A partir dessa necessidade do mercado, a empresa IBM desenvolveu ROSS, um robô advogado que faz pesquisas e apresenta hipóteses sobre casos – e cabe aos advogados humanos a decisão de aceitá-las ou não.

A JusHub , plataforma híbrida de matchmaking L2L (Legal to Legal), também desenvolveu uma solução para uma necessidade do mercado jurídico: um algoritmo capaz de conectar advogados em busca de oportunidade de trabalho a profissionais experientes, que estão à frente dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, para colaborarem juntos.

O que o futuro guarda para o Direito? 

O tempo gasto com processos manuais e burocracia é um dos grandes problemas relacionados ao setor jurídico. Pensando nisso, os escritórios que desejarem se manter atualizados com os prazos e práticas precisam acompanhar essa mudança. 

Algumas coisas no direito ainda precisam da interpretação humana, mas isso não significa que os avanços tecnológicos sejam desnecessários. A união entre a praticidade da transformação digital e a responsabilidade, a empatia e a ética humana podem garantir um mundo menos burocrático e mais justo. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow