Transformação Digital é coisa de Multinacional? Como as PMEs podem aproveitar a cultura tecnológica

The post Transformação Digital é coisa de Multinacional? Como as PMEs podem aproveitar a cultura tecnológica

Transformação Digital é coisa de Multinacional? Como as PMEs podem aproveitar a cultura tecnológica

Transformação Digital é coisa de Multinacional? Como as PMEs podem aproveitar a cultura tecnológica

As PMEs têm muito a ganhar ao promover uma cultura tecnológica e esse artigo vai te contar o porquê.

Robôs humanóides, grandes braços metálicos em cadeias de produção, projeções holográficas, reuniões no metaverso. Quando falamos de Transformação Digital, algumas pessoas podem pensar em cenários de filmes de ficção científica e acreditar que isso é coisa de grandes multinacionais e não de pequenas e médias empresas. 

Mas as PMEs têm muito a ganhar ao promover uma cultura tecnológica e esse artigo vai te contar o porquê. Boa leitura! 

O que é Transformação Digital? 

Como você já aprendeu aqui , Transformação Digital é um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital, tendo a inovação como base, às soluções de problemas tradicionais.

Não parece um conceito que se aplica apenas a multinacionais, né? Se a sua empresa possui problemas tradicionais, como erros no armazenamento de dados, grande quantidade de processos, necessidade de aumentar a produtividade, por exemplo, ela pode se beneficiar com a Transformação Digital. 

Como promover Transformação Digital na sua empresa 

Sua empresa não precisa tentar se transformar em um cenário de Isaac Asimov para ser uma empresa tecnológica. Mas também não se pode querer competir no mercado sem investir em tecnologia. O ideal é que seja feita uma análise dos desafios enfrentados e das soluções disponíveis para encontrar pontos em comum e assim definir com inteligência e estratégia a sua cultura tecnológica (e não gastar dinheiro à toa).

Integre ferramentas 

Se a empresa tem um software para vendas, outro software para comunicação, outro para armazenamento de dados, outro para controle de jornada, mas nenhum deles se integra, as chances de erros ao transmitir informações entre eles são altas. Invista em integração de sistemas. 

Inteligência Artificial (IA)

Sua empresa pode não ter utilidade para um super robô que simula reações humanas e faz um trilhão de cálculos por segundo; mas uma IA capaz de armazenar dados automaticamente sem necessidade de intervenção humana reduzindo erros pode ser uma mão na roda para a produtividade. 

Foque no cliente 

Seja no B2B ou no B2C, se uma empresa quer vender, ela deve focar em quem compra. E quem compra quer facilidade. 

Seu consumidor precisa esperar muito tempo até que uma venda seja finalizada? Invista em software de venda e treine os vendedores para usá-lo com agilidade. Seu consumidor não consegue finalizar uma compra online no seu site por ter muitos bugs? Invista em uma plataforma comercial com melhor suporte. 

Use a tecnologia para alcançar seu cliente onde ele estiver e por onde ele quiser através de uma estratégia omnichannel . Invista em chatbots para resolver problemas simples e tirar dúvidas rápidas. 

Essas são apenas algumas soluções que vão aumentar o valor percebido pelo seu cliente e ainda melhorar a sua comunicação com ele. 

Conclusão 

Viu só como não precisa criar um universo cyberpunk para que a sua empresa viva a Transformação Digital? Basta estratégia, análise e um bom time de Tecnologia da Informação.  

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow