Levantamento de Necessidade de Treinamento: entenda quando é preciso treinar sua equipe

Que os treinamentos são um pilar indispensável para o crescimento de uma empresa não há dúvidas. Mas você sabe quando é hora certa de investir em seu time? Sabe como fazer um Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT)?  Muitas vezes, na ânsia de ter mais resultados, as empresas passam a ofertar inúmeras capacitações para os […] Levantamento de Necessidade de Treinamento: entenda quando é preciso treinar sua equipe

Levantamento de Necessidade de Treinamento: entenda quando é preciso treinar sua equipe

Que os treinamentos são um pilar indispensável para o crescimento de uma empresa não há dúvidas. Mas você sabe quando é hora certa de investir em seu time? Sabe como fazer um Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT)? 

Muitas vezes, na ânsia de ter mais resultados, as empresas passam a ofertar inúmeras capacitações para os colaboradores. 

No entanto, por não se atentar a real necessidade da organização, os treinamentos acabam se tornando um conjunto de capacitações infundadas que de nada adianta para a rotina de trabalho.

Para evitar esse cenário, sua empresa precisa entender o que é Levantamento de Necessidade de Treinamento e como colocá-lo em prática para auxiliar na tomada de decisão.

A seguir, veja como identificar o momento certo e o treinamento ideal para garantir um melhor resultado das suas ações de capacitação.  

O que é um Levantamento de Necessidade de Treinamento? 

O Levantamento de Necessidades de Treinamento, como o nome indica, é um conjunto de ações e estratégias que auxiliam na identificação de oportunidades para treinar e desenvolver as equipes de uma empresa. 

Esse processo inclui diversas ações e análises que mostram exatamente quais os setores e profissionais que precisam de capacitação.

Durante o levantamento, os líderes e gestores conseguem encontrar quais os pontos de desacordo entre o que os colaboradores deveriam realizar e o que sabem fazer, encontrando lacunas e oportunidades de crescimento do time. 

Assim, a empresa sabe exatamente onde deve investir para conseguir conquistar os resultados esperados e alcançar metas.

O LTN, no entanto, não é baseado em achismo, mas em uma pesquisa profunda, que utiliza de diversos recursos e dados, para perceber quais as carências em relação à capacitação. 

Todo esse processo auxilia também na análise e acompanhamento da performance dos funcionários, além de ser uma oportunidade para melhorar seu desempenho. 

Para a empresa, o LNT é benéfico, pois ajuda a entender quais aspectos realmente necessitam e merecem investimento, e irão retornar em bons resultados.

Qual a importância do LNT para uma empresa? 

Depois de entender o que é LNT, certamente você já consegue reconhecer sua importância, certo? 

Mas quais são os ganhos reais que esse levantamento traz para uma empresa? Porque é indispensável realizar esse processo antes de fechar novas capacitações para a equipe? 

Se sua empresa já enfrentou uma crise, sabe bem que quando é necessário diminuir custos, um dos primeiros aspectos que sofrem os cortes, além das premiações e comissões, infelizmente é a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). 

Isso acontece porque, para alguns negócios, as capacitações acontecem apenas para “cumprir tabela”, e como os resultados não são vistos na prática, essa é uma das primeiras coisas indicada para ser cortada.

Para organizações que já utilizam o processo de Levantamento de Necessidade de Treinamento para identificar oportunidades de melhoria, o investimento permanece. 

Afinal, para eles, já é claro que investir na capacitação de pessoas é investir no futuro e resultado da empresa

Assim, o LNT é importante para um negócio exatamente por essa razão: ele ajuda a identificar onde alocar recursos, de forma que esse investimento retorne em resultados. 

Além disso, o levantamento também é importante porque:

  • reconhece as necessidades individuais de colaboradores e equipes;
  • direciona a capacitação certa para o time que realmente precisa;
  • evita que colaboradores percam o dia de trabalho participando de treinamentos que não precisam;
  • evita que a empresa invista em treinamentos de habilidades que a equipe já tem;
  • aumenta os diferenciais competitivos da empresa frente ao mercado;
  • alinha o investimento de recurso e tempo aos objetivos a longo prazo.

Como fazer o Levantamento das Necessidades de Treinamento? 

Um erro muito comum dentro das organizações é pensar que capacitações vão ser a solução para problemas que não estão relacionados com competências ou habilidades. 

Quer um exemplo? Se seu vendedor não possui as ferramentas necessárias para realizar um bom trabalho, investir em vários treinamentos de venda não irá resolver os problemas decorrentes disso. 

Uma empresa que não possui equipamentos para todos os profissionais, por exemplo, não pode cobrar por produtividade e nem deve investir em treinamentos de habilidades se não há o básico para que o trabalho seja feito. 

Por esses e outros motivos, saber como levantar as necessidades de treinamento é muito importante. E como fazer isso? A seguir, veja as ações que devem ser combinadas para que o LNT seja aplicado e gere bons resultados. 

1. Observe e analise o cenário atual

Já sabemos que o Levantamento de Necessidades de Treinamento não se baseia em achismo e suposições, mas isso não significa que a observação deva ser ignorada. 

Na realidade, a análise constante da situação atual deve ser um hábito, pois também pode trazer insights interessantes. 

Desse modo, procure estar inserido nos acontecimentos da empresa, entender o que acontece no dia a dia para identificar possíveis necessidades de capacitações — que, depois, serão avaliadas junto às outras ações.

Quando essa observação se torna rotina em uma organização, no primeiro indício de queda de produtividade, baixa de resultado ou até a desmotivação pode apontar que existem problemas, e se eles podem ser solucionados com treinamentos. 

2. Realize uma avaliação de desempenho

As avaliações de desempenho são outra poderosa forma de como levantar as necessidades de treinamento.

Essa ação serve principalmente para conferir se o que o funcionário realiza hoje está alinhado com as necessidades da empresa para aquele cargo. 

Quando o resultado é satisfatório, a empresa entende que não há a necessidade de investir em uma capacitação para determinada competência ou para um setor específico. 

Já se o resultado não alcança o esperado, a organização tem um forte indício de onde deve alocar investimento em treinamentos para melhorar a performance daquele colaborador ou área. 

Nesse processo, o People Analytics pode ser um grande aliado, afinal, não existe nada mais eficiente do que dados para identificar oportunidades de melhoria. 

3. Ouça líderes e gestores

O setor de RH é uma peça fundamental no processo de levantamento de necessidades, é verdade. No entanto, não há, dentro de um setor, figura melhor do que uma liderança para falar sobre a produtividade, desempenho e dificuldades de uma equipe. 

Por essa razão, entrevistas com líderes e gestores são uma parte importante de um processo de  Levantamento de Necessidades de Treinamento.

Durante essa ação, a empresa passa não apenas a reconhecer falta de capacitações em relação a habilidades, mas também quais os problemas comportamentais e conflitos recorrentes que precisam de atenção.

Dessa forma, é possível investir em treinamentos precisos de acordo com a necessidade de cada equipe e setor. 

4. Confira as entrevistas de desligamento 

Outra ação indispensável para a implementação do LNT é voltar às entrevistas de desligamento para analisar o que foi dito pela maioria dos ex-funcionários. 

Essa é uma forma de descobrir falhas e descontentamentos que, provavelmente, funcionários atuais também sentem, mas não possuem abertura ou coragem para falar.

Por já estar desligado da empresa, o antigo colaborador tende a ser mais honesto em suas respostas, e isso pode ser usado a favor de um bom LNT. 

Afinal, se o RH for estratégico na escolha das questões, pode chegar a respostas muito interessantes que mostrarão possíveis treinamentos que o colaborador sentiu falta para exercer sua função, e pode ser útil para os que ainda trabalham na organização.

5. Aplique questionários de levantamento de necessidades

Por fim, outra estratégia que pode ajudar a chegar a um LNT mais preciso é realizando uma pesquisa com os times da empresa.

Nessa ação, os colaboradores atuais respondem um questionário com perguntas relacionadas à capacitação e treinamentos.

Esse é o momento para eles compartilharem suas opiniões sobre aspectos que acreditam que precisam ser trabalhados, dificuldades que ainda enfrentam e habilidades que devem ser desenvolvidas. 

No vídeo abaixo, do canal de Youtube da Solides, você pode conferir outras ações para fazer um Levantamento de Necessidade de Treinamento:

4 dicas para criar um questionário de Levantamento de Necessidade de Treinamento 

Agora que você sabe o que é e como implementar uma ação de Levantamento de Necessidades de Treinamento, chegou a hora de aprender como criar um questionário eficaz para aplicar aos colaboradores.

1. Ofereça a opção de não se identificar

Pode parecer bobeira, mas, a depender das perguntas que você incluirá no questionário de LNT, colocar a opção de não se identificar pode ser uma estratégia interessante. 

Se em algum momento o colaborador é questionado sobre sua supervisão ou sobre como ele acredita que está o investimento da empresa em desenvolvimento, pode ser que sua resposta não seja tão sincera se precisar assinar o documento. 

Nesse caso, uma boa alternativa pode ser permitir o anonimato, para que o questionário proporcione uma análise o mais próximo da realidade possível.

Mas como saber qual o setor ou time que precisa das melhorias listadas? Como identificar a qual área aquele questionário se refere?

Simples: logo no início do documento, faça perguntas mais direcionadas à função que o colaborador exerce, como, por exemplo, qual cargo ele desempenha, de qual setor ele faz parte, etc. 

Assim, por mais que você não saiba diretamente quem é o colaborador, saberá sobre qual departamento são aquelas impressões.

2. Questione sobre habilidades e competências

Um questionário de LNT serve para entender o que o colaborador acha de sua função e performance hoje, para, assim, entender quais melhorias podem ser implementadas. 

Por isso, algo que não pode faltar no documento são perguntas sobre as habilidades: tanto em relação ao que o colaborador acredita que já tenha, quanto ao que ele pensa que a sua função exige, mas ele ainda não possui a competência. 

3. Faça perguntas sobre o desempenho

A autoanálise é muito importante durante a implementação de um LNT. Por isso, questões acerca da performance do colaborador não podem ficar de fora.

Afinal, para saber o que poderia ser feito para melhorar seu desempenho, o colaborador precisa ter em mente exatamente como está sua performance atual. 

Dessa forma, ele saberá dizer o que acredita que falta, em termos de habilidade e competência, para atingir o melhor desempenho em sua função. 

4.  Pergunte quais tipos de treinamento poderiam melhorar a performance 

E é assim que chegamos ao último aspecto muito importante para um questionário desse tipo. 

É hora do colaborador compartilhar quais são os tipos de treinamento, sobre quais temas e assuntos, ele acredita que precisam ser ministrados e como eles poderiam impactar positivamente o seu dia a dia de trabalho. 

Essa parte também é um bom espaço para ele dizer quais novas habilidades ele tem interesse em desenvolver. 

Nessa hora, é importante questionar em que proporção essa competência ajudaria a aumentar seus resultados, para que o foco no desenvolvimento não seja perdido. 

Não se esqueça de acompanhar os resultados da sua ação de T&D!

Depois de todas essas informações, sua empresa já está pronta para abandonar os achismos e começar a usar o Levantamento de Necessidade de Treinamento ao seu favor?

Como vimos, esse processo pode englobar muitas ações e estratégias que, juntas, vão oferecer informações suficientes para uma tomada de decisão mais assertiva. 

Então, se você optar por realizar o LNT, certamente chegará até os tipos de capacitações e ações de desenvolvimento que realmente oferecerão bons resultados para o seu negócio.

No entanto, existe um passo pós-capacitação que não pode ficar de fora: a análise de indicadores de desempenho de treinamento. 

Afinal, tão importante quanto saber qual treinamento oferecer é conseguir validar se aquele investimento trouxe, de fato, resultados para a empresa.

Por isso, após implementar o Levantamento de Necessidade de Treinamento e oferecer as capacitações para os funcionários, acompanhe os indicadores de desempenho e confira quão proveitoso foram os treinamentos oferecidos.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow