Fluxos de automação: modelos e como implementar
Criar fluxos de automação pode ajudar você a personalizar ainda mais a comunicação com leads e clientes. Por isso, é preciso conhecer todas as possibilidades e entender como aplicá-las na estratégia da sua empresa. Para ajudar você, vamos mostrar: O que são fluxos de automação e qual sua importância; Modelos
Criar fluxos de automação pode ajudar você a personalizar ainda mais a comunicação com leads e clientes. Por isso, é preciso conhecer todas as possibilidades e entender como aplicá-las na estratégia da sua empresa.
Para ajudar você, vamos mostrar:
- O que são fluxos de automação e qual sua importância;
- Modelos de fluxos de automação.
Quer saber como criar uma comunicação com base nas preferências de cada pessoa que interage com sua marca? Então, acompanhe!
O que são fluxos de automação e qual sua importância
Os fluxos de automação têm como finalidade realizar ações com base no comportamento do público. Envios de email marketing, SMS e atualizações cadastrais são alguns exemplos de ações que podem ser automatizadas.
O principal objetivo dos fluxos de automação é garantir um trabalho efetivo na busca por leads e clientes mais engajados. Isso porque, com o auxílio de uma plataforma de automação de marketing, você consegue identificar o comportamento do público e criar ações com base nele.
Fluxos de automação também ajudam a otimizar o tempo e reduzir o trabalho manual em torno de atividades mais longas, de ações em grande escala – como identificar os contatos que entraram em sua base recentemente e realizar um envio para eles.
Fluxos para nutrição de leads, por exemplo, são muito importantes para iniciar a comunicação com as pessoas que estão longe de finalizar uma compra, mas já demonstraram algum tipo de interesse pela sua marca.
O inbound marketing é muito necessário aqui, pois é preciso entender que nem todos os leads estão no mesmo momento dentro do funil de vendas.
Desta forma, alguns precisam ainda receber conteúdos que sejam do interesse deles e que os aproximem de comprar. Por isso, é importante trabalhar com diferentes tipos de fluxos.
Para entender melhor como os fluxos de automação podem otimizar sua estratégia de marketing digital, veja abaixo alguns exemplos.
Modelos de fluxos de automação
Alguns tipos de fluxos de automações são utilizados de forma mais frequente. Por isso, disponibilizamos modelos prontos de ações automáticas. Abaixo, alguns exemplos que podem ser implementados na plataforma:
Envios automáticos de boas-vindas
Nesse tipo de fluxo, o foco é o início do relacionamento que você irá construir com os leads que entraram recentemente na sua base.
São ações focadas nas pessoas que foram inseridas na plataforma de automação através de importações ou então preencheram algum tipo de formulário do seu site, landing page ou Facebook Lead Ads. Por isso, esse é um tipo de automação indispensável.
Você pode iniciar essa comunicação apresentando aos contatos o tipo de conteúdo que eles irão receber, em que momento ele será enviado e outras informações básicas.
Também será possível definir a frequência de novas mensagens automáticas e até em que momento do dia os assinantes irão receber seus envios.
Aproveite esse primeiro contato para oferecer alguns benefícios para os novos integrantes da sua base de contatos realizarem sua primeira compra, como por exemplo frete grátis ou cupom de desconto.
Automação de aniversário
Esse tipo de ação é de muita utilidade para estabelecer um bom relacionamento com seus leads e clientes. Afinal, quem não quer ganhar algum presente em uma data especial, não é mesmo?
Sabendo a data de nascimento de seus contatos, você pode criar a automações de email de aniversário de forma rápida, definindo apenas o momento em que o usuário receberá o envio de email, SMS ou Push.
Além de parabenizar o lead pelo seu dia, você pode também surpreendê-lo com uma oferta para que ele comemore o seu dia obtendo um novo produto.
Email Automático de Recompra
O envio de recompra, como o nome sugere, tem como objetivo fazer clientes comprarem novos produtos. Para isso, verifique quando foi a última vez que esses clientes compraram, quais produtos foram adquiridos e outras informações que possam ajudar a personalizar o email.
Essas informações permitem a criação de conteúdo personalizado para o público. Por exemplo: de acordo com os produtos adquiridos anteriormente, você pode criar ações para divulgar itens complementares, atualizações etc.
Se seus produtos tiverem uma duração específica, melhor ainda, pois assim consegue automatizar um e-mail de recompra com os mesmos produtos comprados anteriormente e que seu cliente não tem mais, pois acabaram ou estão próximos de acabar.
ão com base no produto abandonado no site
Você já imaginou quantos consumidores colocam produtos no carrinho de um site e desistem da compra? A automação de carrinho abandonado tem como objetivo se comunicar com esse público e tentar convencê-lo a comprar.
Para começar, determine um tempo limite para que o usuário fique com o produto no carrinho sem efetuar a compra. Assim que o contato atingir esse período com o produto no carrinho, ele participa da automação.
Pense abordagens que estimulem a realização da compra e até algum desconto ou condição especial, pois às vezes o que pode estar faltando é algum incentivo financeiro para que o usuário finalize a compra.
Envio de produto visitado
Com o envio de produto visitado da nossa ferramenta de automação, também é possível realizar verificações baseadas nas informações obtidas através de seu site.
Basta indicar o site em que a navegação dos produtos será verificada e integrá-lo com a nossa plataforma.
Após algumas configurações, como a de definição do tempo que cada usuário precisa ficar em determinada página de produto para recebê-lo por e-mail, é só criar a conteúdo do envio.
Esse tipo de ação irá ajudar a incentivar usuários que demonstraram um interesse prévio por seus produtos a realizarem a compra deles.
Interação dos leads com os envios
Verifique o comportamento de seus contatos em relação aos envios realizados e planeje ações de acordo com o nível de interação de cada um deles. O engajamento dos leads nos envios de email marketing pode ser usado para personalizar os próximos envios.
Dados como cliques nos envios e visualização são exemplos do que analisar. No caso dos cliques, você pode criar ações para contatos que clicaram em algum link do seu envio ou então especificar o link.
Ex.: contato clicou em um link sobre produto x -> recebe um envio com mais detalhes sobre o produto, desconto especial etc.
Ex.: clicou em um link sobre o serviço x -> recebe um envio com mais detalhes e com um call to action para que ele possa solicitar um orçamento do serviço pelo qual demonstrou interesse.
Esses envios segmentados costumam ter melhores taxas de abertura, taxas de cliques e taxas de conversão, pois os conteúdos enviados serão de acordo com as interações dos contatos nos envios anteriores.
Após conversão em formulários
Com esta opção, a sua automação de marketing contemplará aqueles que preencheram seus formulários do site, redes sociais ou landing pages criada para conversão.
Quando o contato preencher algum desses formulários, ele participará da automação. A ação realizada pode ser um envio de email de boas-vindas, SMS, notificação para aplicativo ou mesmo encaminhar as informações obtidas sobre os leads para o seu CRM ou diretamente para sua equipe de vendas.
Com uma comunicação entre o time de marketing e vendas, é possível alinhar as estratégias e estabelecer que em determinado momento, ao preencher um formulário de orçamento, por exemplo, o usuário receba um e-mail confirmando sua solicitação e informando que logo alguém da equipe comercial entrará em contato.
Nesse caso, o marketing é quem cuidaria da criação do formulário e enviaria os dados à equipe de vendas.
Um outro exemplo em que o gatilho de cadastro em formulários é utilizado é na realização e divulgação de eventos. Afinal, você pode criar uma landing page, promovê-la para o seu público via email e SMS e ter um fluxo com uma comunicação especial referente ao evento, e pode ter contatos que se interessam por mais de um evento.
Isso quer dizer que a automação de conversão em formulários pode ser usada para comunicar-se não apenas com novos contatos, mas também com quem já está na sua base e preencheu um determinado formulário.
Também é possível criar fluxos do zero! Criando e personalizando eles da forma que desejar, de acordo com as necessidades específicas da sua empresa.
pós atualização no contato
Uma possibilidade criando um fluxo do zero se refere às atualizações cadastrais. Você possui um formulário específico no seu site ou landing page para que o público atualize suas preferências (produtos e/ou conteúdos).
Quando um contato atualiza algum tipo de informação atualizada, você pode realizar envios de acordo com os novos dados obtidos.
Relacionamento recorrente para gerar mais resultados
Os fluxos de automação ajudam diretamente na construção de um relacionamento contínuo com seus leads. Com eles, é muito mais simples elaborar ações a partir da etapa de jornada de compra que cada lead se encontra, tudo de forma imediata e, quando necessário, em grande escala.
Portanto, estruture bem seus fluxos de automação, pense em todos os tipos de comunicações que pode utilizar com seus leads, para manter um relacionamento próximo e frequente com eles, até que se tornem clientes e você possa iniciar o processo de fidelização deles.
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