Descubra os melhores horários para postar no Instagram + dicas de engajamento

Se eu te dissesse que existe um horário nobre no Instagram, você acreditaria? O que talvez você não conheça é que existem os melhores horários para postar no Instagram. Embora saber disso ajude a aumentar seu engajamento, muitas empresas ou profissionais sequer imaginam que existe uma estratégia de marketing no Instagram adequada por detrás disso. […] Descubra os melhores horários para postar no Instagram + dicas de engajamento é um post de Blog - Marketing, Vendas e Atendimento.

Descubra os melhores horários para postar no Instagram + dicas de engajamento

Se eu te dissesse que existe um horário nobre no Instagram, você acreditaria? O que talvez você não conheça é que existem os melhores horários para postar no Instagram.

Embora saber disso ajude a aumentar seu engajamento, muitas empresas ou profissionais sequer imaginam que existe uma estratégia de marketing no Instagram adequada por detrás disso.

Neste artigo você vai descobrir não apenas os melhores horários para postar no Instagram mas também algumas dicas para melhorar seu engajamento.

Boa leitura!

Os melhores horários para postar no Instagram

A Sprout Social realizou uma nova pesquisa com mais de 20.000 clientes espalhados por todo mundo. Dessa forma, o resultado apresentado é uma variação de diversas empresas de diferentes segmentos.

Mapa de calor com os melhores horários para postar no Instagram

Melhores horários para postar no Instagram: terça-feira, entre 14h e 17h / segunda a sexta-feira, às 14h

Melhor dia: terça-feira

Pior dia: domingo

7 dicas para aumentar o engajamento

Quando se fala sobre os melhores horários para postar no Instagram, é preciso levar em consideração alguns itens importantes. Por exemplo, o seu público e até mesmo como o seu segmento se comporta. Ou seja, isso quer dizer que os melhores horários para postar no Instagram pode não ser os mesmos para todas as empresas.

Por quê? Tente responder à seguinte pergunta: uma pessoa que compra uma blusa de frio acessa a rede no mesmo horário que uma pessoa que compra um software? Embora nossa tendência seja responder com facilidade que não, você pode aprofundar sua resposta.

Para que você consiga fazer isso, serão necessários alguns testes. Você pode começar com os melhores horários para postar no Instagram mais genéricos, como os apresentados acima. A partir de então, pode acrescentar outros horários diferentes.

Por fim, analise quais foram os seus resultados e verifique qual é o seu melhor horário. Ah, não esqueça de postar o mesmo tipo de conteúdo para não deixar sua análise enviesada. Por exemplo, se você testou um post às 13h que era uma frase motivacional, poste em outro horário outro conteúdo similar.

Agora, veja 7 dicas para ajudar a aumentar o seu engajamento na rede social:

1. Mantenha a frequência de postagens

Um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é postar de vez em quando. Isso porque o algoritmo do Instagram vai privilegiar as contas que estão ativas frequentemente.

A ideia aqui não é dizer que você tem que postar todos os dias. Mas que você mantenha uma frequência coerente. Ou seja, se você optou por fazer posts 2 vezes por semana, então siga seu plano.

Sabe aquele ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Então, é bem verdade no Instagram. Se você não posta, os seus seguidores não vão ver e até vão se esquecer que a empresa existe.

2. Interaja com seus seguidores

Entenda algo muito importante. A cada vez que você movimenta sua conta do Instagram, o seu engajamento aumenta.

Se seu perfil tem engajamento, os seguidores vão fazer comentários, enviar mensagens ou até mesmo marcar a conta em suas postagens.

Fique de olho nessas interações porque quando mais pessoas comentam, mais outras pessoas veem. Em uma dessas você consegue até trabalhar uma venda.

3. Preste atenção às legendas

Nem só de fotos e vídeos vive o Instagram. O que isso significa? O algoritmo também favorece os textos que você escreve como legenda.

Portanto, evite textos menores que 5 palavras porque isso vai afetar a entrega do conteúdo para o público e, consequentemente, o seu engajamento.

4. Cuide das hashtags

As hashtags podem significar o sucesso ou fracasso da sua estratégia, por isso, elas devem ser utilizadas de maneira correta.

Por exemplo, se você utilizar palavras em inglês ou termos muito técnicos, vai acabar reduzindo o público apenas para pessoas que têm conhecimento no assunto. Além de ficar restrito para concorrentes, pode não atingir os clientes.

Além disso, é preciso analisar o quanto determinada hashtag é usada. Por exemplo, ao clicar na hashtag e verificar que existem apenas 10 posts relacionados, talvez, ela não seja a ideal para se utilizar. Além disso, você deve analisar o conteúdo do que é postado.

Existem certas hashtags que são consideradas banidas porque os usuários fizeram má utilização delas. Isso significa que as postagens não tinham relação alguma com as hashtags, por isso, são consideradas spam. Veja a lista completa de hashtags banidas do Instagram em 2021.

Sendo assim, o algoritmo do Instagram faz a seleção dos conteúdos que serão bloqueados, extintos ou punidos com a falta de visualização e engajamento.

Por último, lembre-se de não abusar das hashtags. Use no máximo 5 por postagem, seja na própria descrição ou nos comentários do post.

5. Posts que ensinam algo

Todo mundo quer um post com o máximo de engajamento, certo? Likes, comentários, compartilhamentos e posts salvos na pastinha do próprio Instagram.

Mas para que isso aconteça, existe um tipo de post ideal: os posts que ensinam as pessoas a fazerem alguma coisa. Se você conseguir ensinar algo divertido ou interessante para o seu público, é bem provável que ele vá salvar para ver depois. E isso conta para o seu engajamento!

6. Use os recursos disponíveis no Instagram

Você pode contar com a estratégia dos melhores horários para postar no Instagram, mas utilizar os recursos que ele disponibiliza é essencial.

Sempre que houver uma nova atualização, experimente. Afinal, o Instagram quer que cada vez mais pessoas utilizem suas ferramentas e passem mais tempo navegando. Sendo assim, ele vai dar prioridade para as contas que aproveitam suas funcionalidades.

7. Foque no seu público alvo

Mesmo que você saiba os melhores horários para postar no Instagram e use todas as outras dicas de engajamento, de nada vai adiantar se você não focar no seu público.

Se a empresa estiver começando, pode ser mais desafiador. Mas uma boa ideia é criar conteúdos que sejam do interesse do público da sua empresa. A partir daí, você vai testando quais são os assuntos que mais geram engajamento.

Bônus: use ferramentas adicionais ao Instagram

Hoje em dia existem diversas ferramentas para complementar o uso do Instagram para negócios. Veja algumas delas:

  • O Clube de Negócios: principal plataforma de comércio conversacional, ajuda as empresas a responderem os usuários com rapidez, auxiliando na estratégia de marketing, vendas e atendimento. Você tem chatbots e automações para realizar tarefas e atendimentos 24h. Além de realizar atendimentos no Instagram, você tem o WhatsApp, Facebook Messenger, chat para site e e-mail. Ah, você também pode contar com chatbots e automações para os canais conversacionais.
  • Canvao Canva é uma ferramenta que oferece templates prontos para criação de artes. Você pode editar os modelos existentes ou criar novos do zero, usando elementos disponíveis.
  • Inshotnão dá para pensar em Instagram sem falar de vídeos. Com o Inshot você tem edições de vídeos gratuitas e elementos interessantes para agregar ao conteúdo.
  • All Hashtaga ferramenta ajuda você a encontrar as melhores hashtags para seus posts, de acordo com suas buscas. Apesar de ser uma ferramenta em inglês, você pode realizar buscas em português.
  • acesse.inf.br: essa ferramenta nossa ajuda a criar e organizar seus principais links. Um link geral é colocado na biografia do Instagram e ao abrir, o usuário consegue visualizar todos os principais links da empresa.

E aí, qual é a sua ferramenta favorita?

Qual é o seu horário para postar no Instagram?

Como você viu, os melhores horários para postar no Instagram podem ser diferentes de uma empresa para outra. Por isso, a palavra de ordem aqui é: faça testes!

É preciso muita paciência e documentação dos seus testes até acertar o melhor horário. Mas não desanime, você vai conseguir!

Qual é a sua reação?

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