Relacionamento como diferencial no setor de seguros
Os seguros são um setor do mercado onde a compra ocorre com baixa frequência, mas que geram um alto envolvimento do comprador. Sendo assim, as estratégias de marketing que são empregadas neste setor visam uma mudança de foco da relação “compra-benefício” para a construção da marca.
Originado na Alemanha, a estratégia de utilizar o clube de vantagem como ferramenta de relacionamento começou a tomar força em 2001, quando o governo alemão restringia a oferta de descontos para grupos específicos de clientes, caracterizando esta prática como ilegal.
Para contornar as restrições impostas, o marketing desenvolveu um novo tipo de programa que não era baseado exclusivamente em descontos ou cash-back, mas que também entregava valor e estimulava a fidelização. Sendo assim, foi criada uma ferramenta de relacionamento onde era praticada a oferta de valor, sem se basear nos descontos.
E assim nasceram os Clubes de Vantagens.
Hoje, os clubes de vantagens são uma das ferramentas mais utilizadas por empreendedores que visam a retenção de clientes, relacionamento e fidelização. Através de ofertas e promoções exclusivas para os usuários que participam do clube, a ideia é criar o vínculo entre ambas as partes.
O mercado se seguros no Brasil
Os seguros são um setor do mercado onde a compra ocorre com baixa frequência, mas que geram um alto envolvimento do comprador. Sendo assim, as estratégias de marketing que são empregadas neste setor visam uma mudança de foco da relação “compra-benefício” para a construção da marca.
Também é preciso levar em consideração, neste caso específico, que o consumo no setor de seguros acontece em situações sinistras, onde o consumidor não consegue avaliar o verdadeiro Valor do produto que está adquirindo.
Para solucionar este problema, o setor de seguros precisava de uma estratégia que focasse na validação pós-compra, muito mais do que no serviço em si.
Pesquisas apontam que que os programas de relacionamento tem sido uma das apostas mais bem-sucedidas de empresas do setor que compreendem o seu cliente em suas atitudes comportamentais.
Um estudo realizado sobre o impacto dos clubes de vantagens no setor de seguros no Brasil apontou que, em 1999, apenas uma seguradora desenvolvia algum tipo de clube de benefícios.
Vinte anos depois, o cenário se encontra completamente diferente e, atualmente, foi percebido que pelo menos 80% das seguradoras do mercado tem algum tipo de programa de relacionamento.
Os principais pontos levantados através do estudo
Para este estudo foram analisados os seguintes pontos: Posicionamento, Marca e Engajamento. Nestes três pontos avaliados, apenas uma única seguradora obteve uma pontuação positiva nos três aspectos, sendo que esta é a líder de mercado.
Mesmo que não seja possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre o uso do clube de vantagens como ferramenta de relacionamento a e a liderança de mercado, é possível relacioná-los.
Sendo assim, através desse estudo podemos concluir que:
Investir em estratégias de marketing de relacionamento é fundamental para o setor de seguros. Embora parte das seguradoras consiga entregar a estrutura de um clube de vantagens, poucas conseguem aplicar suas estratégias em sintonia com o plano de marketing.
Em análise paralela, é possível entender que, as empresas que tiverem um conhecimento profundo dos seus consumidores terão uma vantagem competitiva considerável.
Vale ressaltar que, as seguradoras já conseguem obter essas informações através dos seus clubes, mas até o presente momento, seguem não utilizando esta ferramenta.
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