Por que depoimentos são importantes na estratégia de marketing digital?
Neste artigo, vamos explicar como usar depoimentos de clientes em sua estratégia de marketing e por que você precisa incorporar esses dados no site e nas redes sociais da sua empresa.
Por que depoimentos são importantes na estratégia de marketing digital?
Você coleta depoimentos e feedbacks dos clientes que compram da sua empresa? Coletar esses dados é importante para analisar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, porém também pode funcionar como estratégia de marketing digital. Neste artigo, vamos explicar como usar depoimentos de clientes em sua estratégia de marketing e por que você precisa incorporar esses dados no site e nas redes sociais da sua empresa. Confira!
Depoimentos e o gatilho da Prova Social: porque as pessoas escolhem o que outras pessoas já escolheram
Expor depoimentos de antigos clientes ativa o conceito de Prova Social: um conjunto de opiniões, atitudes e depoimentos positivos sobre a marca que funcionam como uma prova de que o seu serviço é aceito, consumido e aprovado por outras pessoas. Funciona como um gatilho mental:
- Pessoas têm a tendência de imitar o comportamento umas das outras em níveis conscientes e até inconscientes, indo desde a escolha do prato que comem no almoço, da roupa ou de equipamentos caros, fazendo questão de assistir a resenhas no YouTube.
- Observar as escolhas dos outros facilita nossa tomada de decisão. Portanto, ter acesso ao depoimento ou às ações de outras pessoas nos deixa confortáveis
A prova social funciona com a exposição de depoimentos, mas também com a possibilidade de observação das ações de outras pessoas. É por isso que você pode utilizar esse gatilho a seu favor de várias formas, como veremos a seguir.
Como utilizar a prova social na estratégia de marketing digital da sua empresa
Se esse é nosso primeiro contato, nós do Clube de Negócios ainda não sabemos com o que a sua empresa trabalha e qual seria a melhor forma de usar a prova social para trazer mais clientes de forma especializada, porém podemos lhe dar dicas gerais que funcionam para vários tipos de negócios.
A prova social pode ser feita das seguintes formas:
Depoimentos: Vamos começar pelo clássico. Ter uma aba no seu site com depoimentos de clientes que admiram seu trabalho é muito importante. Mesmo que a sua empresa diga coisas boas sobre si mesma e tenha uma boa imagem no mercado, a comprovação e a aprovação de outras pessoas ajudam outros clientes a se decidirem, pois, assim, estabelecem confiança por meio do relato de outras pessoas.
Visibilidade: Você provavelmente já ouviu o exemplo do restaurante com paredes de vidro. Trata-se de uma estratégia de prova social muito utilizada por restaurantes, pois se os seres humanos têm a tendência de imitar uns aos outros, ver um estabelecimento cheio cria a prova de que talvez a próxima escolha correta seja aquela.
Você pode fazer o mesmo ao compartilhar vídeos ou fotos que mostrem pessoas em seu estabelecimento físico, ou, em casos de e-commerce, as reações que as clientes tiveram ao receber o produto. Expor outros clientes interagindo positivamente com a sua empresa pode funcionar como um depoimento.
Minha empresa não recebe clientes no espaço físico e não tem presença digital. E agora?
Bem… talvez seja a hora de começar.
O investimento em campanhas pagas nas redes sociais aumentou 26% durante o segundo trimestre da pandemia em 2020, e o valor investido aumentou 55,3% no mesmo período. Isso significa que mais empresas sentiram a necessidade de alcançar seus clientes de forma digital. E para não ficar para trás, talvez você precise participar desse jogo.
Nós do Clube de Negócios sentimos a demanda aumentar, e muitos clientes vieram até a nos com essa demanda: criação de pegada digital, gestão de redes sociais e estratégia de marketing digital.
Isso é muito sério! O número de textos, análises de palavras-chave, estratégias de impulsionamentos pagos e sites que fazemos todos os dias cresceu MUITO, e por isso estamos aqui para oferecer ferramenstas com suporte a você que queira começar a crescer também.
São muitas dicas para você vender mais com o marketing digital, dicas que utilizamos diariamente estando no Clube, dicas elaboradas por uma equipe especializada em marketing digital.
Qual é a sua reação?