7 Dicas de Como Aumentar as Vendas em Tempos de Crise!

Todo empreendedor deve agir em tempos de crise, e não simplesmente esperar o cenário melhorar por si só. Uma lição básica é fazer de toda crise uma oportunidade. #Dicas #AumentarVendas #TemposdeCrise #crise

7 Dicas de Como Aumentar as Vendas em Tempos de Crise!

A crise econômica chegou há alguns anos no País derrubando as vendas e o faturamento de muitos empreendedores. 

E isso tem deixado muitos empreendedores apreensivos com relação ao futuro do negócio. 

Entendemos sua preocupação e precisamos ressaltar que na vida sempre teremos momentos bons e ruins, tanto no lado profissional como na vida pessoal. 

Porém, não podemos deixar nos abalar por esse momento que o país atravessa e devemos estar preparados para continuar realizando um bom trabalho.

Claro que a abordagem com o cliente e o planejamento da empresa precisam mudar e estar adaptados para essa nova realidade. 

As pessoas nesses momentos costumam pesquisar mais antes de realizarem uma compra e vender acaba se tornando um grande desafio. 

Porém, com alguns ajustes o seu negócio poderá aumentar o faturamento mesmos em momentos de crises. 

E será sobre isso que falaremos neste artigo. 

Conheça algumas dicas de como agir e assim, aumentar o número de vendas, mesmo em tempos de crise. 

Vamos lá?

Produtos que vendem em tempos de crise

Produtos que vendem em tempos de crise

Sabemos o quanto pode ser desafiador conseguir fazer vendas em tempos de crise, mas não é nada impossível. 

Isso porque com um pouco de dedicação e muita criatividade certamente os resultados vão começar a aparecer em um momento ou outro. 

E como já foi dito anteriormente, em tempos de crise todo mundo passa por uma mudança de hábito nas compras. 

Porém, apesar disso, existem alguns produtos e serviços oferecidos que não deixam de ser procurados nem em tempo de crise. 

Nós listamos os principais deles para vocês

Alimentação e bebidas

Como você já sabe, a alimentação é fundamental para qualquer ser humano, isso mesmo em tempos de crise.

As pessoas geralmente recorrem à restaurantes e lanchonetes, por exemplo, por trabalharem longe de casa, ou por mera praticidade. 

Então, porque não aproveitar dessa situação ao seu favor para se tornar um empreendedor de sucesso?

Saiba que mesmo com a economia pouco aquecida, esse é um setor interessante para se investir!

Marketing digital

Como você muito provavelmente já deve ter percebido, o marketing digital é perfeito porque requer um investimento muito pequeno e os resultados não têm limites. 

Podemos dizer que, basicamente, se resume a criar pequenos sites, blogs e páginas em redes sociais. 

E, além disso, requer muito pouco de matéria prima, sendo apenas um computador e internet. 

Ou seja, um ótimo investimento, principalmente em momentos de crise.

Conheça agora quais são as principais dicas de como aumentar as vendas em tempos de crise.

Serviços essenciais 

Muitas empresas dependem de alguns tipos de serviços para continuar funcionando. Seja no segmento da administração, finanças ou contabilidade, sendo um serviço presencial ou virtual, existem mercados que continuam precisando de prestação de serviço mesmo na crise.

Fique de olho nestes nichos por que eles continuam essenciais independente do período econômico. 

Vestuário

Um outro ótimo exemplo de como ganhar dinheiro mesmo na crise é investir no setor de vestuário. 

Assim como no setor alimentício, as pessoas não deixam de consumir roupas e acessórios — principalmente com a realidade mundial do fast-fashion.

Porém, antes de começar a empreender nesse setor, é fundamental fazer uma análise das tendências atuais, afinal, você não vai querer investir em uma atividade com baixo retorno, certo? 

Como ele sofre influências tanto internacionais quanto nacionais, a alta rotatividade de peças pode influenciar no sucesso deste negócio.

Beleza e estética

Mesmo que não pareça um gasto considerado essencial, as pessoas não costumam deixar de gastar com estética e beleza. 

Por isso, esse é um mercado que não entra em declínio nem mesmo em tempos de crise. 

Produtos artesanais 

O melhor produto, principalmente em momentos de crise, é aquele que não requer muito investimento financeiro. 

Dessa forma, os produtos artesanais são perfeitos para vender em tal período.

E não precisa se preocupar, pois com um pouco de criatividade e trejeito, você consegue produzir artesanatos e consegue assim bastante lucro na venda

7 dicas de como aumentar as vendas em tempo de crise!

Dicas para aumentar as vendas em tempos de crise

A primeira coisa que você deve fazer, se o seu objetivo é aumentar as vendas em tempos de crise, é prestar atenção nas suas ações.

  • Elas estão sendo assertivas?
  • Elas condizem com os tempos que está vivendo?

Pensando nisso, nós reunimos algumas dicas para ajudar você nesse momento.

1. Avalie qual é o real problema 

A sua primeira atitude é avaliar qual é o real problema da venda. Porque seu negócio não está vendendo? O cliente entra, mas não compra? Ou ele nem chega até sua empresa? 

Saiba que responder essas perguntas é algo essencial para determinar onde está a raiz da falta de faturamento.

Com essas informações você poderá criar ações mais assertivas. 

Se ninguém está comprando é porque muito provavelmente falta dinheiro, por isso, pense em uma promoção para que o consumidor ache mais interessante. 

Agora, se o seu cliente não está chegando, você pode criar uma estratégia de comunicação para as pessoas se lembrarem de você. 

2. Desenvolva uma atitude mental positiva

Sim, isso também é muito importante, pois ter atitudes positivas leva a atitudes pró-ativas. 

O segredo está em buscar soluções, e não focar em problemas. 

Por isso, seja otimista e procure novas oportunidades. 

Saiba que muitos empresários de sucesso chegaram ao êxito mantendo uma atitude mental positiva.

3. Mostrar o valor 

A sua empresa vende algo essencial ao consumidor? Ou ela vende algo considerado “dispensável” em tempos de crise?

Independente da sua resposta, é necessário mostrar o valor do seu produto e empreendimento ao seus clientes.

Procure deixar claro que ele terá retorno do investimento.

Você pode estreitar ainda mais o relacionamento, para o cliente não esquecer sua marca.

Por isso, procure manter contato com ele o tempo todo, com informações sobre produtos e serviços. Cada atendimento tem que ser grande experiência.

4. Pense em como melhorar a experiência de compra do cliente 

A ideia aqui é que você pense no cliente e, quem sabe, aumente o ticket médio. 

Saiba que as empresas que conseguem agregar valor pensam na experiência do cliente na sua loja, criando um ambiente diferenciado, que favoreça as vendas.

Por isso, procure aproveitar para perguntar aos clientes como foi a experiência, se o atendimento foi correto e se os produtos estavam dentro do esperado. 

Tais respostas poderão ser úteis para aprimorar o contato com este cliente e avaliar se é preciso treinar melhor a equipe ou não.

Você pode treinar bem os seus vendedores com novas técnicas e ferramentas de comunicação avançadas e objetivas que permitam interação maior com clientes. 

5. Venda mais para o mesmo client

Sim, vender mais também pode ser uma ótima estratégia. 

Podemos dizer que uma das melhores estratégias para aumentar faturamento é vender mais para o mesmo cliente. 

Por isso, procure agregar mais produtos e serviços e aproveite os clientes que já tem.

6. Se atualize diante das tendências do mercado

Um outra dica considerada essencial é buscar se atualizar diante das tendências do mercado, das estratégias das empresas do seu setor e da economia.

Dessa forma, você será capaz de mapear os pontos fortes dos concorrentes e adaptá-los para a realidade do negócio. 

Além disso, você irá conseguir aumentar as chances de atender às necessidades dos seus clientes. 

Lembre-se que as exigências dos consumidores aumentam em tempos de crise, tornando-os mais seletivos na escolha de onde e como gastar dinheiro.

Por isso, é fundamental que a empresa crie um valor para o seu produto no intuito de se destacar no mercado e aumentar as vendas.

7. Fidelização de clientes

Acima de tudo, quando a empresa investe na criação de valor e no bom serviço prestado, ela consegue fidelizar seu cliente.

A confiança que o consumidor possui no seu produto ou serviço faz com que ele escolha a sua empresa. Isso ocorre mesmo que o concorrente ofereça algo semelhante.

Consequentemente, a ação voltada para o cliente deve ser constante. 

Por isso, crie programas de retenção e de relacionamento pós-venda para conseguir criar valor e melhorar o relacionamento com seus consumidores.

Você pode aposta na tecnologia para aumentar a sua eficiência durante esse processo. 

Por exemplo, temos atualmente algumas ferramentas que criam um ótimo relacionamento com os clientes de uma forma praticamente automática, como é o caso do Clube. 

O Clube de Negócios permite que seu estabelecimento lance um programa de fidelidade inteligente e automatizado, que elimina a necessidade do cartão fidelidade de papel e começa a capturar os clientes apenas com seu número de telefone. 

O StayApp cria mensagens automáticas para esse telefone, de acordo com o comportamento de compra e recompra desse consumidor, para fazê-lo comprar mais vezes de você.

E no final, você vai perceber que algumas dessas ferramentas têm um custo mínimo quando comparadas com os benefícios que trazem.

Alavancar vendas vai ser uma consequência natural para a sua empresa se tiver todas essas estratégias em ação.

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