Como virar o jogo, liderar e motivar uma equipe desmotivada?

Entender como motivar uma equipe desmotivada pode ser a virada de jogo que você precisa para alcançar os resultados a partir da alta performance do seu time. Além disso, reverter esse cenário é mais benéfico tanto para os líderes quanto para os liderados. Afinal, essa ação aumenta a retenção de talentos, evita um clima organizacional […] The post Como virar o jogo, liderar e motivar uma equipe desmotivada

Como virar o jogo, liderar e motivar uma equipe desmotivada?

Entender como motivar uma equipe desmotivada pode ser a virada de jogo que você precisa para alcançar os resultados a partir da alta performance do seu time. Além disso, reverter esse cenário é mais benéfico tanto para os líderes quanto para os liderados.

Afinal, essa ação aumenta a retenção de talentos, evita um clima organizacional ruim, contribui para o crescimento financeiro saudável da companhia e preserva o um dos bens mais preciosos de uma empresa: seus colaboradores!

No entanto, além de saber como liderar uma equipe desmotivada, é preciso saber identificá-la e quais são as consequências de não agir em prol do desenvolvimento do seu time. 

É normal pensar que a desmotivação de alguém é fruto de seu próprio descomprometimento. Contudo, falhas durante a gestão podem facilitar o desengajamento de um membro do time também.

Portanto, é papel da liderança entender os sinais de desânimo e os caminhos para motivar uma equipe desmotivada. 

Neste artigo, além de deixar estes pontos mais claros para facilitar suas ações como gestor, separamos 5 dicas práticas para dar a volta por cima e conquistar resultados incríveis com seu time. Confira! 

5 sinais de que sua equipe está desmotivada

Você sabe mesmo identificar uma equipe desmotivada? 

Às vezes, não são necessárias grandes manifestações de insatisfação para sinalizar uma pessoa desmotivada.

Alguns sinais estão tão intrínsecos que podem passar batido, mas geram impactos negativos da mesma forma.

Por isso, compreender esses indicadores de desmotivação é muito importante e quanto mais cedo identificá-los, mais fácil será virar o jogo. 

A seguir, veja alguns sinais que podem demonstrar uma equipe desmotivada:

1. Aumento na ausência e nos atrasos no trabalho

Ser flexível é importante e continua sendo um grande diferencial nas empresas. No entanto, o excesso de faltas e atrasos pode demonstrar insatisfação do colaborador e ausência de vontade de estar presente na organização.

Se o seu liderado estiver faltando demais para ir ao médico, o sinal se torna mais digno de atenção ainda. O que pode estar acontecendo com ele? Será que o descontentamento com o trabalho está afetando diretamente sua saúde?

De qualquer maneira, se você percebeu este sinal, é hora de ter uma conversa sincera com seu subordinado.

2. Falta de foco

Passar muito tempo olhando o celular ou se distraindo das atividades com facilidade é também um sinal claro de uma pessoa desmotivada. Afinal, não há mais empolgação para realizar suas tarefas ou para trabalhar para o atingimento das metas.

3. Mudança de comportamento

Imagine que seu vendedor mais animado e falante de repente se tornasse mais calado e ficasse constantemente de “cara fechada”.

Se você é um gestor, percebe um cenário como esse e não tenta conversar com seu liderado, lembre-se do que falamos no início do artigo: às vezes, a falha está na gestão, e não no colaborador em si. 

É papel do líder desenvolver, capacitar e dar apoio ao seu time para que possam trabalhar com excelência. 

Por isso, mesmo que seu liderado não dê muita abertura, tente entender o que está acontecendo e como você pode ajudá-lo. Esse sentimento de acolhimento é simples, mas pode ser crucial para o desempenho do colaborador na empresa. 

4. Queda significativa na produtividade e na qualidade de trabalho

Este é um dos sinais mais claros de uma equipe desmotivada.

É claro que existem várias causas para a queda de qualidade e de produtividade de trabalho da equipe, como:

  • falta de clareza sobre as metas;
  • falta de clareza sobre as atividades que devem ser realizadas;
  • processos confusos;
  • problemas pessoais;
  • estrutura de trabalho inadequada.

De qualquer modo, é essencial conversar com seu time e entender o que está acontecendo.

Se forem uma ou duas pessoas com queda nos resultados, pode até ser que haja um problema além da gestão. Agora, se uma equipe interna deixa de produzir conforme o esperado, é recomendável que se avalie alguns processos de gestão também.

5. Conflitos constantes com os colegas

Infelicidade, insatisfação e desmotivação têm tudo para deixar o clima organizacional mais pesado, uma vez que as pessoas ficam mais irritadas e se aborrecem com facilidade.

Isso pode causar atrito entre os colegas de trabalho e é um baita sinal que pode prejudicar não apenas os resultados da empresa, mas também sua cultura e identidade.

A proximidade do líder com os liderados é um fator que possibilita o reconhecimento destes sinais de maneira mais ágil e, além disso, pode também prevenir alguns deles. 

Por isso, uma dica universal é: comunique-se com seu time e ouça o que eles têm a dizer. Ademais, não demore para agir quando identificar algo errado. 

Veja essas dicas de resolução de conflitos em equipe:

O que causa a desmotivação de uma equipe?

Como mencionamos anteriormente, a desmotivação pode ser fruto não somente do próprio colaborador, mas também de falhas na liderança.

De acordo com Wanderley Cintra, mentor de gestores de vendas da Evoluir Sempre e Embaixador, a causa da desmotivação pode estar no comprometimento da liderança para com os liderados.

“Um dos principais fatores de desmotivação é não cumprir os combinados, então sugiro ao novo gestor saber se teve combinados que não foram entregues, como pontualidade dos pagamentos e comissões corretas. Mudanças repentinas de rumo podem desmotivar muito também. Além disso, é necessário entender se o vendedor está ali por gostar de fazer aquilo ou somente por dinheiro. O dinheiro não é um motivador, ele é uma recompensa. Se a recompensa não é suficiente para compensar o desgaste, há muita desmotivação.”, comenta. 

É importante ter humildade e reconhecer quando algo precisa ser melhorado em uma gestão, afinal, isso pode gerar prejuízo para a empresa e também para a reputação de um profissional. 

No mais, vamos ver algumas causas da desmotivação de uma equipe:

  • metas inalcançáveis;
  • excesso de competitividade entre os membros do time;
  • objetivos incompreensíveis;
  • ausência de feedbacks;
  • falta de reconhecimento;
  • salário muito desproporcional ao mercado;
  • falta de oportunidade de crescimento profissional;
  • sobrecarga de trabalho;
  • clima organizacional ruim;
  • comunicação ineficiente;
  • falta de confiança em relação aos superiores.

Estar de olho nessas causas é uma excelente maneira de garantir a motivação da sua equipe. Por isso, é importante garantir que o ambiente de trabalho seja saudável, com uma comunicação clara e um plano de carreira bem definido para seus colaboradores. Isso é o mínimo para resolver a questão de como motivar uma equipe desmotivada!

Mas afinal, como motivar uma equipe desmotivada? Veja 5 dicas

Agora que é possível identificar os sinais e as possíveis causas de uma equipe desmotivada, vamos colocar a mão na massa: é hora de virar o jogo e desenvolver talentos que trazem resultados fantásticos!

Antes de tudo, Luciano Giarrochi, especialista em vendas consultivas investigativas da Itibam e outro Embaixador Agendor, ressalta: “A liderança é o grande motor para essa transformação. Uma série de pontos tem que ser trabalhados, entre eles: Corpo a corpo do líder no um a um, conversando, se conectando e apoio para fechar negócios. A equipe precisa ver que o líder está do lado dele. O líder precisa estar energizado para conseguir energizar, líder leão equipe de leões, líder ovelha equipe de ovelhas.”

Este não é um trabalho simples. O processo dessa virada de jogo deve durar de 30 a 90 dias dependendo da empresa, diz Luciano.

E para isso, separamos 5 dicas vitais de como motivar uma equipe de trabalho desmotivada. Confira:

1. Preserve o bom relacionamento e comunicação com seu time

 A comunicação é a base das relações. Por isso, a primeira coisa a se fazer quando houver um sinal de desmotivação de um membro da sua equipe, é chamá-lo para conversar. Uma simples conversa pode prevenir problemas futuros, então, tenha essa dica como prioridade.

Alguns gestores são tão obcecados por resultados, que acabam esquecendo que desenvolver profissionais também faz parte da sua função e simplesmente, não constroem nenhum tipo de relacionamento com o seu time.

Ao firmar relações com a equipe, você cria um ambiente honesto e seguro para que qualquer pessoa possa se abrir contigo e reportar insatisfações, quando necessário. Dessa forma, vocês poderão entender o momento de cada pessoa e, se houver um problema, podem pensar em conjunto em uma solução.

Para isso, é bacana que haja reuniões semanais ou quinzenais de alinhamento com cada pessoa do seu time. Você pode aplicar, por exemplo, a reunião one-on-one, em que poderão colher feedbacks e alinhar metas pessoais e profissionais.

2. Defina metas claras e realistas

A definição de metas é também mais um desafio para a liderança. Este processo precisa ser feito da maneira mais assertiva possível. Caso contrário, ao se depararem com objetivos inatingíveis, uma equipe comercial pode facilmente ser desmotivada. Afinal, todo esforço será insuficiente.

Você pode pesquisar metodologias de definição de metas para auxiliar neste processo, como o método SMART. Temos um artigo que explica em detalhes essa estrutura. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

3. Invista em dinâmicas e treinamentos

Fugir um pouco da rotina é sempre bom, e quando isso nos traz mais conhecimento, é melhor ainda!

Aplicar dinâmicas em grupo e treinamentos pode ser uma forma de capacitar e desenvolver os colaboradores de uma forma mais leve e descontraída. 

Além da possibilidade de discutir sobre processos, metas ou analisar dados por outras perspectivas, essa é uma boa oportunidade da equipe interagir mais, de uma forma diferente.

Ao perceberem que a empresa investe em seu desenvolvimento, a equipe pode se sentir grata e mais motivada, desejando permanecer mais tempo na empresa.

4. Ofereça recompensas que vão além da monetária

Tem coisas que dinheiro não paga, não é mesmo? 

Para entender como manter uma equipe engajada é preciso, sim, ter uma política de premiação para metas atingidas. No entanto, apesar da remuneração ser muito importante, ela não é 100% eficaz.

Muitas vezes, um elogio tem um efeito mais positivo do que o recebimento de uma comissão. Todos nós gostamos de receber reconhecimentos dessa forma. 

Ou então, presentear sua equipe ou até pagar almoços de celebração tem uma simbologia bem mais carinhosa do que o pagamento das comissões. Isso verdadeiramente aquece o coração dos seus vendedores e motiva-os a continuarem dando o seu melhor.

5. Construa um ambiente flexível

Já pensou em oferecer um pouco mais de liberdade para sua equipe?

Muitas vezes, trabalhar durante um dia em casa pode ser bem mais produtivo do que encarar uma manhã corrida apenas para chegar ao escritório.

Avalie a possibilidade de aplicar benefícios flexíveis aos colaboradores também. Dessa forma, os benefícios podem se adaptar às necessidades de cada membro do time, contribuindo para a melhoria do seu relacionamento com a empresa e, consequentemente, isso o motiva a continuar neste ambiente.

BÔNUS: Utilize o Funil dos Sonhos para ajudar no desafio de como motivar uma equipe desmotivada

O alinhamento entre objetivos pessoais e as metas da empresa é crucial para garantir o engajamento e motivação dos colaboradores. 

Pensando nisso, o Cluber criou o Funil dos Sonhos, uma ferramenta que mostra para o vendedor quais atividades deverão ser feitas para o atingimento das suas metas. Se seu sonho for comprar um carro, por exemplo, a plataforma lhe mostrará quais as tarefas precisam ser realizadas para essa conquista.

Enxergar propósito no seu trabalho gera comprometimento e disciplina para seu time. Além de acompanhar o desempenho do seu vendedor, vocês também podem trabalhar juntos para atingir essas metas!


Download Midia Kit do Clube

Qual é a sua reação?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0
Clube de Negócios