WhatsApp Business Web: como acessar o app pelo computador?

O WhatsApp Business é um aplicativo pensado para melhorar a comunicação entre empresas e clientes. Além das funcionalidades…

WhatsApp Business Web: como acessar o app pelo computador?

O WhatsApp Business é um aplicativo pensado para melhorar a comunicação entre empresas e clientes. Além das funcionalidades que já conhecemos, ele apresenta uma série de vantagens pensadas para perfis comerciais. Assim como a versão normal, o WhatsApp Business também tem sua versão para desktop: o WhatsApp Business Web

Com isso, os vendedores e funcionários de uma loja, por exemplo, poderão utilizar o computador para se comunicar com clientes, deixando o celular de lado. 

Neste post, você vai aprender como usar o WhatsApp Business Web e alguns dos benefícios que essa versão traz para as empresas. 

Como usar o WhatsApp Business no computador?

  1. Primeiramente, você deve ter o aplicativo WhatsApp Business instalado em seu celular e com um número de telefone cadastrado. Para baixar o aplicativo, selecione o sistema operacional do seu celular: iOS ou Android
  2. Abra a página do WhatsApp em seu computador, clicando aqui, e aponte o leitor de QR code para o código que aparecer na tela.  [print]
  3. Pronto! Uma vez que você tenha conectado o celular via QR code, o WhatsApp Business Web vai aparecer automaticamente no computador. 

Agora você consegue enviar mensagens de texto, voz, documentos etc. direto do computador. 

Mas lembre-se: o WhatsApp Business Web é apenas um espelho do aplicativo de celular. Isso quer dizer que o celular deve estar sempre ligado e conectado para que a versão web funcione

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo Ao preencher o formulário acima, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Quais as vantagens do WhatsApp Business Web?

WhatsApp Business

A versão para celular do WhatsApp Business já é repleta de vantagens. A versão web também não deixa a desejar. Afinal, ela tem todas as funcionalidades e vantagens do aplicativo. Veja só:

Perfil comercial

O perfil comercial do WhatsApp permite exibir informações como e-mail, site e endereço do negócio. Com isso, seus clientes não precisam trocar de aplicativo para encontrar a empresa e se comunicarem. 

Canal oficial de comunicação

Com uma conta oficial no WhatsApp Business, a comunicação do seu negócio ganha um novo canal de comunicação. Um grande diferencial desse canal é ele ser o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros. 

Mensagens automáticas

Além de se comunicar com os clientes em um canal exclusivo, o WhatsApp Business tem a funcionalidade de configurar mensagens automáticas. 

Por exemplo, mensagem de saudação e de ausência. Basta configurar os horários de atendimento e escrever as mensagens que desejar, em configurações. Assim você garante que ninguém ficará sem ser atendido. 

Catálogo profissional

Essa versão do aplicativo também permite que as empresas mostrem seus produtos ou serviços. Dentro do WhatsApp Business existe uma função chamada catálogo

É um ótimo recurso para empresas poderem usar como uma vitrine virtual da marca. Por exemplo, se for um restaurante que faz delivery, o catálogo é um ótimo espaço para expor o cardápio. 

Etiquetas de conversas 

As etiquetas do WhatsApp Business permitem que você organize os contatos por categorias. Dessa forma, a comunicação fica mais fácil e o público segmentado. 

Análise de estatísticas

O WhatsApp Business também tem a função de análise de estatísticas. Ou seja, você consegue acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas. 

Essa função é muito útil, pois permite saber se a comunicação com o público está funcionando ou se precisa melhorar. 

No vídeo abaixo, explicamos como o WhatsApp Business funciona. Confere aí:

Por que usar o WhatsApp Business Web?

De certa forma, o WhatsApp Business Web aumenta a produtividade de uma empresa, simplesmente por transferir todas as funcionalidades de um aparelho celular para o computador. 

Isso quer dizer que se antes um vendedor precisava dividir a atenção entre computador e celular, agora não precisa mais. Inclusive, fica mais fácil para vender pelo WhatsApp. 

Outro benefício da versão para desktop do WhatsApp Business é a diminuição do tempo de resposta. Em média, digitar pelo computador é bem mais rápido e isso faz com que uma empresa consiga responder seus clientes mais rápido.  

WhatsApp Business API

Existe mais uma versão do WhatsApp Business que atende principalmente empresas maiores e com mais demandas de comunicação: o WhatsApp Business API. Ele vai mais longe que a versão que acabamos de falar.

Dentre as principais funcionalidades, está a possibilidade de integrar um chatbot ao aplicativo, o que permite automatizar o atendimento. 

Portanto, além das mensagens de saudação e ausência, o chatbot torna possível configurar um fluxo de conversas e interações. Mas, para utilizar este recurso, será necessário criar um bot e incorporá-lo ao aplicativo. 

A escolha entre as versões do WhatsApp Business depende das necessidades de cada empresa. Vale a pena conferir o que cada uma traz como benefício e decidir qual a melhor para o seu negócio. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow