Qual é o papel do capital humano e das empresas na inovação?

Uma força de trabalho bem treinada tem mais chances de estimular a inovação nas empresas? As empresas que oferecem treinamento mínimo aos colaboradores têm quase 8% a mais de probabilidade de apresentar um novo produto e implementar um novo processo. A inovação – estritamente definida nos negócios como um produto ou serviço aprimorado – leva […]

Qual é o papel do capital humano e das empresas na inovação?

Uma força de trabalho bem treinada tem mais chances de estimular a inovação nas empresas?

As empresas que oferecem treinamento mínimo aos colaboradores têm quase 8% a mais de probabilidade de apresentar um novo produto e implementar um novo processo.

A inovação – estritamente definida nos negócios como um produto ou serviço aprimorado – leva ao crescimento corporativo em função de uma nova demanda ou de uma maior participação de mercado.

Também leva ao aumento da produtividade devido aos processos de negócios e tecnologia aprimorados, além de diversificação econômica geral. 

A inovação no nível da empresa é extremamente importante para a competitividade e sustentabilidade, mas também para as perspectivas de crescimento de uma região inteira – ou mesmo um país -, a longo prazo.

O objetivo é continuar viabilizando crescimento, mantendo empresas e pessoas competitivas, em um cenário no qual os comportamentos de consumo também estão mais ágeis, tecnológicos e imediatistas.

Entende-se que um dos principais ingredientes dos insumos da inovação inclui treinamento e capital humano.

O capital humano fortalece a capacidade de uma empresa de absorver e desenvolver novos conhecimentos. Como tal, é uma parte essencial tanto da inovação de ponta quanto da capacidade de “correr atrás” dos concorrentes.

As vantagens de ensinar as pessoas a aprender 

1. Permite que sua organização cumpra as tarefas do cliente a serem realizadas

Um dos principais benefícios de ter fast learners na equipe é que eles podem ajudar você e seus colegas a entender melhor e atender às necessidades dos clientes.

Você pode ajudar sua organização a identificar as funções para as quais os clientes contratam seus produtos e serviços. Por meio de entrevistas e outros métodos, você pode melhorar as ofertas de sua empresa para melhor atender às necessidades dos usuários.

2. Impulsiona o crescimento e desempenho organizacional

Além de influenciar a estratégia, o treinamento em inovação pode impactar positivamente o desempenho e o crescimento da sua organização.

Dados da Microsoft mostram que empresas com culturas inovadoras, onde novas ideias são adotadas e apoiadas, têm duas vezes mais chances de experimentar um crescimento de dois dígitos percentuais, em comparação com aquelas com menos foco em inovação.

A inovação também pode trazer resultados financeiros. Pesquisas indicam que as empresas adeptas de cinco ou mais “fundamentos da inovação” – como “aspirar”, “descobrir” e “mobilizar” – experimentam maiores retornos financeiros do que organizações menos inovadoras.

3. Aumenta o engajamento e a retenção dos funcionários

O treinamento em inovação também pode levar a um maior engajamento e comprometimento dos funcionários.

De acordo com descobertas adicionais da Microsoft, 86% dos funcionários em organizações inovadoras planejam permanecer em seus empregos, em comparação com 57% que trabalham para empresas com níveis mais baixos de inovação.

O treinamento em inovação pode ter um grande impacto na governança corporativa: não apenas é capaz de promover um compromisso com a inovação em toda a organização, mas também de informar como mobilizar e alinhar os recursos.

A cultura de aprendizado faz parte do seu negócio?

A cultura organizacional define a identidade interna e externa da sua empresa.

Peter Ashworth explica que a sua cultura organizacional “define para você e para todos os outros, como sua organização faz negócios, como sua organização interage entre si e como a equipe interage com o mundo externo, especificamente seus clientes, funcionários, parceiros, fornecedores, mídia e todas as outras partes interessadas. ”

Em outras palavras, a cultura organizacional repercutirá em todos os aspectos do negócio porque representa a maneira como você faz negócios.

É simultaneamente a identidade e a imagem, o que significa que determina como a equipe e os clientes o veem.

As empresas, por sua vez, assumem um papel fundamental nesse processo, sendo as principais responsáveis por conduzir e promover a transformação e o aprendizado de cada colaborador.

A cultura pode ser um reflexo dos valores fundamentais de uma empresa. A maneira como conduz negócios, gerencia o fluxo de trabalho, interage como uma equipe e trata seus clientes soma uma experiência que deve representar quem você é como uma organização e como você acredita que uma empresa deve ser administrada. 

Em suma, a cultura é a soma das crenças de uma empresa em ação.

Você sente que o aprendizado contínuo ao longo da vida dos colaboradores tem sido uma das bases na formação de cultura do seu negócio?

Sabia que a Boom Marketing Digital oferece soluções que podem fortalecer a formação de uma cultura de aprendizado contínuo em sua empresa?

Entre em contato com a gente e fale ainda hoje com um de nossos consultores.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow