WhatsApp para empresas de logística: quais os benefícios?

Conheça os benefícios do WhatsApp para empresas de logística e saiba como aplicar em sua empresa!

WhatsApp para empresas de logística: quais os benefícios?

O setor de transportes e logísticas é um dos mais importantes para a economia do Brasil. De acordo com os dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o setor é responsável por 11% do PIB brasileiro.

Com tanta importância, surgem desafios, sendo um deles a comunicação. Por isso, é preciso utilizar ferramentas para dinamizar e simplificar essa troca de informações, e sendo assim, o WhatsApp para empresas de logística pode ser a solução.

A necessidade surge a partir do grande crescimento da frota de veículos de transporte, principalmente em meio a pandemia do novo coronavírus. Por isso, com a alta demanda foi preciso criar e aperfeiçoar estratégias, a fim de atender a todos os clientes com agilidade e praticidade. 

No artigo a seguir, mostraremos os benefícios práticos da ferramenta, assim como o WhatsApp pode ser usado no setor. Vamos lá?

Qual a relação entre o WhatsApp e a comunicação na logística?

Ilustração para WhatsApp para empresas de logística

A transformação digital atingiu diversos setores da indústria e as mudanças no digital refletiram positivamente na rotina das empresas que optaram por implantá-las em suas operações.

Uma das maiores mudanças foi a maneira com que qualquer negócio pode se comunicar com o cliente, uma vez que é possível integrar várias plataformas para um contato ágil e eficaz.

Na logística não é diferente, pois a distância entre operação e consumidor diminuiu, com a ampliação de canais de comunicação.

Além das opções comuns, como e-mail e telefone, o WhatsApp Business funciona como um canal de duas vias, já que os consumidores podem usar para iniciar atendimentos e as empresas podem compartilhar informações sobre o progresso logístico de uma compra. 

O fato é que milhões de brasileiros já estão no WhatsApp e por isso os clientes de e-commerce podem estar mais dispostos a receber notificações de suas compras pela plataforma.

Ainda mais quando falamos sobre produtos com alto valor agregado ou com muita urgência, como alimentos. 

Esse compartilhamento de informações gera satisfação por parte do cliente e torna o processo muito mais funcional para as empresas.

Mas é claro que essa funcionalidade só pode ser adquirida com a automatização de mensagens, tendo em mente que quanto mais personalizadas, melhor. 

Qual é o objetivo das mensagens automatizadas?

Ilustração para WhatsApp para empresas de logística

As mensagens automatizadas são capazes de reduzir o tempo de atendimento para torná-los ágeis. Dessa forma, é possível atender mais clientes em menos tempo.

Na logística, pode-se atualizar o consumidor sobre a entrega e padronizar as respostas para as perguntas frequentes, para tornar o atendimento mais dinâmico para ambos os lados. 

Por meio da automatização, é possível dizer:

  • se um produto já saiu para entrega
  • qual a previsão de chegada;
  • se já foi entregue;
  • receber feedbacks;
  • solucionar problemas de envio;
  • e muito mais. 

Como automatizar mensagens usando chatbots

Ilustração para WhatsApp para empresas de logística

Para automatizar mensagens no WhatsApp, pode-se contar com o uso de chatbots. Eles são caracterizados como softwares gerenciadores de conversas entre robôs e humanos.

Isto é, os robôs simulam diálogos com o consumidor como se fosse um ser humano se comunicando.

Por ser automatizado, as respostas podem ser extremamente rápidas e dinâmicas. Um chatbot pode ser programado sem a necessidade de interferência humana — com Inteligência Artificial — para informar o status da entrega, responder perguntas frequentes, monitorar frotas, enviar informações para os motoristas e mais.

Como melhorar a experiência do cliente no WhatsApp?

Ilustração para WhatsApp para empresas de logística

Utilizar o WhatsApp otimiza a comunicação entre empresa e cliente, e como consequência, há melhorias na gestão e qualidade de atendimento.

Portanto, confira como otimizar a experiência do cliente com o WhatsApp:

Agilidade no atendimento

O objetivo aqui é agilizar o atendimento sem que os profissionais mandem mensagens de modo manual.

Então, cada mensagem automatizada já deixa o cliente ciente do andamento da entrega do produto. Dessa forma, a conversa se torna mais dinâmica e flui com mais rapidez, mas com a satisfação do cliente

Tom de voz

Todos os clientes gostam de pensar que são únicos para a empresa. Por isso, é importante observar o tom de voz, tempo de resposta e o quão natural o contato com o consumidor é.

Essa é uma das grandes vantagens do WhatsApp em relação ao e-mail: a plataforma de mensagem instantânea gera mais aproximação com uma comunicação mais proativa e pode garantir a fidelização.

Foco no cliente

Ao focar na melhora do atendimento, a empresa de logística consegue satisfazer e atrair novos clientes.

Afinal, a chance de realizarmos outras compras com empresas que nos agradam é grande, além da chance de indicarmos para nossos amigos e família. 

Antecipação a perguntas frequentes

É normal que o cliente se torne exigente em busca de informações e atualizações sobre a sua entrega. Por meio da automatização do WhatsApp Business, o destinatário recebe novas informações o tempo todo.

Transparência

Por ser instantâneo, o WhatsApp diminui a chance da falta de transparência do processo. Sendo assim, a dinâmica que o canal oferece pode auxiliar a empresa no crescimento da credibilidade

Quais são os benefícios do WhatsApp para as empresas de logística?

Ilustração para WhatsApp para empresas de logística

Além de aumentar a credibilidade com rapidez no atendimento, os outros benefícios do WhatsApp Business para empresas de logísticas incluem:

  • redução de custos, já que não é necessário alinhar um agente de atendimento por conversa para mandar mensagens manuais;
  • diferencial competitivo, entendendo que a logística impecável é o objetivo das empresas do ramo e com processos eficazes é possível se destacar no mercado;
  • maior eficiência no processo de entrega por oferecer a infraestrutura adequada;
  • mais flexibilidade por meio de mensagens personalizadas, mesmo que automatizadas;
  • obtenção de relatórios de métricas, ajudando na assertividade de decisões;
  • fidelização de clientes, por meio de boas experiências, como já citamos anteriormente;
  • facilidade na abertura e resolução dos chamados;
  • possibilidade de escutar e ter interações com o cliente com suas reclamações e dúvidas para melhorar o atendimento.

Com toda certeza, a utilização do WhatsApp para empresas de logística é um grande diferencial, já que conta com altas exigências de agilidade e transparência no andamento dos processos. 

Por isso, obter a plataforma de comunicação instantânea deve fazer parte das estratégias de omnichannel, sendo essa uma das melhores escolhas que o seu negócio pode fazer.

Gostou de saber um pouco mais sobre WhatsApp para empresas de logística? 

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