Como o baixo profissionalismo impacta as suas vendas
O processo de compra e venda não começa quando o negócio é fechado. Um estudo realizado pela CX Trends em janeiro de 2022 mostra que cerca de 57% dos consumidores pesquisam no Google sobre a loja para saber mais sobre a empresa. Destes, 30% chegam a visitar o estabelecimento físico antes de comprar. Com tantas […]
Oprocesso de compra e venda não começa quando o negócio é fechado. Um estudo realizado pela CX Trends em janeiro de 2022 mostra que cerca de 57% dos consumidores pesquisam no Google sobre a loja para saber mais sobre a empresa. Destes, 30% chegam a visitar o estabelecimento físico antes de comprar.
Com tantas opções, a decisão de compra é baseada nas informações que o consumidor tem antes de fechar o pedido. Para saber como vender pelo WhatsApp e Instagram e oferecer uma excelente experiência aos seus clientes, continue lendo este artigo até o final!
Importância do atendimento multicanal
O atendimento multicanal surgiu para atender às necessidades dos clientes que estão presentes em diversos canais. É uma forma de oferecer o máximo de opções de interação e suporte aos consumidores em diferentes plataformas ao mesmo tempo.
Um mesmo cliente pode ver o produto na loja física e adquirir na plataforma online. Já outro recebe uma indicação e vai pessoalmente comprar o produto no seu estabelecimento.
Essa é a importância de possuir múltiplas formas de atendimento. É estar disponível para o cliente comprar da maneira mais confortável. A automação é primordial nesse sentido, de modo que os colaboradores conseguem trabalhar com menos sobrecarga. Além disso, os clientes são atendidos com agilidade e sem perda de qualidade.
Um atendimento multicanal de qualidade requer alguns passos, que podem ser vistos a seguir.
Saber onde o cliente está
A busca por informações em e-commerces, lojas físicas, redes sociais, telefones, blogs e indicações é uma etapa importante na decisão de compra. Por isso, é necessário saber onde o cliente está.
Canais populares como Instagram, WhatsApp, Facebook e e-mail são de presença obrigatória para as empresas. No entanto, vale também a pena investir em outras opções que passarão credibilidade ao negócio, como o Google My Business, Telegram e Messenger do Facebook.
Atendimento estruturado
Ser multicanal é um desafio na hora de manter um fluxo de resposta aos clientes. Para otimizar o atendimento, além de ter uma equipe preparada, usar chatbots pode ser uma opção de rapidez e praticidade.
O ideal é que o sistema de atendimento escolhido seja estruturado e capaz de suprir a demanda com eficiência.
Pesquisas regulares
Com o passar do tempo, os clientes vão se renovando e mudando as preferências de compra. Por isso, é indispensável fazer pesquisas regulares para entender os novos comportamentos da sua audiência.
Dessa forma, é possível continuar oferecendo atendimento de qualidade e boa experiência de compra para os clientes.
Como vender pelo Instagram sem cometer erros
O Instagram é um excelente aliado das empresas, por ser uma das redes sociais mais usadas no mundo.
Erros como fotos pessoais no perfil, imagens dos produtos de baixa qualidade e ausência de mensagens de Boas-vindas tendem a sabotar sua loja e dificultar as vendas.
Para aproveitar todas as vantagens dessa plataforma, é preciso:
- ter um perfil comercial e caprichar na bio;
- publicar fotos de boa qualidade;
- criar legendas interessantes nas postagens;
- planejar as postagens;
- investir em parcerias;
- interagir com os seguidores.
Saber como vender pelo Instagram e WhatsApp requer o conhecimento dos clientes e suas necessidades. Ambas as plataformas, quando bem usadas, podem trazer muitas vendas ao negócio, além do principal, que é a satisfação e fidelização dos consumidores.
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