Como Montar Um Açaí Delivery em 8 Passos!
O açaí é uma palmeira típica da região Amazônica do Brasil, que produz um fruto roxo amplamente usado em alimentos e bebidas dos Estados do Norte. Embora seja bastante utilizado na culinária, o açaí ali é mais consumido batido, servido em uma tigela com um pouco de açúcar e farinha de tapioca. Os acompanhamentos variam […]
O açaí é uma palmeira típica da região Amazônica do Brasil, que produz um fruto roxo amplamente usado em alimentos e bebidas dos Estados do Norte. Embora seja bastante utilizado na culinária, o açaí ali é mais consumido batido, servido em uma tigela com um pouco de açúcar e farinha de tapioca. Os acompanhamentos variam entre peixe ou camarão frito e charque. Porém, o mais tradicional é o primeiro.
Apesar de ter ficado restrito à região Norte do país por centenas de anos, a cerca de duas décadas, mais ou menos, o açaí ganhou o resto do país e hoje se tornou um alimento muito popular em todo o Brasil.
No entanto, a forma de consumo mudou muito de acordo com o alcance em outros Estados, sendo agora servido mais como um sorvete ou creme, com variados acompanhamentos, como granola, banana, morango, kiwi, leite condensado, leite ninho, creme de avelã, guaraná, farinha de castanha e o que mais tiver à disposição.
Além disso, ele também é mais fraco e ralo se comparado ao do Norte. Mesmo assim, essas versões caíram no gosto do povo, sendo possível encontrar barraquinhas de açaí em quase todas as cidades do país, tendo até franquias de sucesso para revender o produto.
Por isso mesmo, a procura de como montar um açaí delivery tem crescido tanto. A seguir, falamos sobre como você também pode fazer parte desse grupo e montar seu próprio negócio.
Como montar um açaí delivery em 8 Passos!
1 – Escolha um nome atraente
Cuidado para não colocar um nome aleatório no seu empreendimento. Lembre-se que o público precisa associar o produto ao seu negócio. Por isso, opte por palavras que estejam ligadas ao próprio açaí, ou sua região de origem.
Veja expressões e uma linguagem com a qual seu público-alvo possa se identificar. Se quiser, acrescentar a palavra “delivery” ao nome, também ajuda a filtrar as buscas. Ademais, pense em algo curto, fácil de ser lembrado.
2 – Defina o que vai oferecer
Como dito, o açaí passou por diversas alterações de acordo com o Estado onde chegou. Sendo assim, decida qual a forma que pretende ofertá-lo. Será típico da sua região? De outra? Será conforme o original? Ou uma criação autoral?
3 – E como oferecer
Outro ponto para se preocupar são os tamanhos e embalagens. Pondere em como pretende servir o açaí e, principalmente, qual o melhor embrulho para transportá-lo com cuidado. Pense também nos tamanhos, ou seja, quantos ml(s) deseja comercializar, com quais acompanhamentos vai trabalhar e assim por diante.
4 – Invista em equipamentos
Diferente de alguns outros ramos alimentícios, empreender em um açaí delivery requer o investimento em equipamentos específicos, e de preferência, os de boa qualidade, para evitar desgastes e gastos num futuro próximo.
Faça uma pesquisa e busque pelos melhores custos benefícios. É possível ter uma máquina de boa qualidade sem abrir mão de qualquer órgão do corpo. Mas para isso, separe um tempo para procurar por esses equipamentos e negociar seus valores.
5 – Pesquisa a melhor região para entrega
Apesar de o açaí ter conquistado o Brasil, ainda encontramos muitas pessoas avessas ao produto. Dessa forma, pesquise qual seria o local mais adequado da sua cidade para oferecer o serviço, focando melhor as entregas e aumentando a qualidade do transporte.
6 – Abrace o white label
Já ouviu falar no White label? O termo diz respeito a um meio de distribuição no qual um produto ou serviço de determinada empresa é revendido por outra. De forma prática, se você possui apenas um açaí delivery, ou seja, sem nenhuma loja física, é possível fechar parcerias com terceiros para comercializar seu produto, no caso de lanchonetes e restaurantes, por exemplo.
O objetivo aqui é chamar a atenção dos clientes desses estabelecimentos para seu produto, pois eles são potenciais consumidores e podem muito bem voltar a consumir da sua marca no futuro. Dessa vez, porém, via delivery.
7 – Mostre o que tem de melhor (e diferente)
Se faça visto para ser lembrado. Seguindo o fio da dica anterior, é muito raro um produto se vender sozinho. A não ser que seja algo bem revolucionário. Caso contrário, o marketing está disponível para te auxiliar onde precisar.
Por incrível que pareça, ainda existem muitas, muitas, empresas que não fazem ideia da importância de se divulgarem.
Seu negócio precisa ser visto, senão, como as pessoas vão saber dele? Entenda, não basta apenas abrir um delivery de massas e se inscrever em algum aplicativo de entrega. Ou criar o seu. É preciso ter campanhas, promoções, conhecer o público-alvo, interagir com ele e chamar atenção. Contratar uma boa agência ou profissional do meio é um investimento mais que necessário.
8- Crie um cardápio digital grátis e para seu açaí delivery
Algumas pessoas estudando, outras em home office e alguns sortudos que resolveram tirar um ano sabático. Fato é que as pessoas estão passando muito mais tempo em casa e, consequentemente, a demanda de pedidos delivery aumentou de forma significativa.
Então, chegou a hora da sua empresa acompanhar as mudanças do mercado e implementar novas formas de atender o público. Com a StayApp você cria uma demanda digital de maneira simples, rápida e grátis. Confira o passo a passo a seguir.
1 – Cadastre sua empresa no clube de negócio.
2 – Registre seus produtos e inclua uma pequena descrição em cada um deles.
3 – Lembre de espalhar a novidade! Compartilhe a demanda digital nas redes sociais da sua empresa e diretamente com seus clientes.
4 – Para um atendimento mais personalizado, o cliente pode perfeitamente escolher o pedido por meio da comanda digital e entrar em contato com seu estabelecimento via WhatsApp.
Após a escolha, ele tem a opção de ser redirecionado ao contato com a empresa para finalizar a compra por ali.
5 – A vantagem de optar por esse meio está na fidelização do cliente através do número do telefone. Isso porque depois da compra, o número será armazenado dos dados de base, para que no futuro, ele tenha mais benefícios. Conheça mais sobre o programa de fidelidade e indicações do clube.
6 – Depois da venda o trabalho continua! Quando você estiver formado uma base de clientes, comece a fortalecer o pós-venda do seu negócio. Há diversos meios de promovê-lo, como promoções exclusivas e programa de pontos. Saiba como vender mais no pós-venda.
7 – As vendas crescem de maneira natural e escalável! Já pensou em trabalhar com SMS Marketing para a sua base de contatos? O serviço realiza disparos constantes para os clientes cadastrados, além de acompanhar os gatos e lucros do seu negócio.
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