Como alinhar a sua empresa às práticas ESG?

The post Como alinhar a sua empresa às práticas ESG?

Como alinhar a sua empresa às práticas ESG?

Como alinhar a sua empresa às práticas ESG?

O conceito de ESG está em alta no universo corporativo, principalmente no contexto pós-pandemia, onde a valorização do respeito pelo meio ambiente, pela sociedade e pela integridade nas empresas cresceu a cada desafio enfrentado. 

Mas antes de conhecer as práticas, é necessário entender o que significa ESG. Continue a leitura para descobrir! 

ESG – Environmental, Social and Governance 

Esse é o tripé que sustenta as empresas, principalmente no pós-pandemia, resumindo práticas seguidas por elas nos âmbitos Ambiental, Social e de Governança, indo além da simples busca pelo lucro.  

Pilar Ambiental: aqui estão as ações que buscam reduzir os impactos da organização no meio ambiente. 

Pilar Social: aqui se enquadram as ações da empresa com seus funcionários, colaboradores e até mesmo com as pessoas da comunidade ao seu redor. 

Pilar da Governança: aqui estão as ações relacionadas à ética, à integridade e à transparência da empresa e no que ela faz para combater a corrupção em seus processos. 

O que sua empresa pode fazer? 

Minimizar impactos ambientais 

Faça uma lista de todos os impactos ambientais gerados pela sua empresa (emissão de carbono no transporte de cada funcionário e em toda a gestão logística, descarte de lixo, descarte de equipamentos eletrônicos obsoletos, etc.). 

Em seguida, pense em como esses impactos podem ser reduzidos (compra de crédito de carbono, melhor roteirização logística, coleta seletiva e parceria com empresas que realizam descarte de eletrônicos de forma sustentável, por exemplo). 

Promover ações que valorizem a comunidade 

Procure ações que podem ser ou que já estão sendo realizadas na comunidade em que a empresa está inserida e identifique como a sua empresa pode colaborar (patrocínio a clubes, construção de quadras poliesportivas, doação de equipamentos tecnológicos à escolas, cursos gratuitos e até processos seletivos que valorizem minorias). 

A MTCorp é uma das desenvolvedoras do Projeto Jovens Tech, que busca conectar jovens de 16 a 24 anos ao mundo da tecnologia e à lógica de programação, para desenvolver sites e APPs.

Promover programas de Compliance 

O Compliance é uma forma de prevenir e remediar possíveis conflitos de ética e transparência em todos os processos da empresa, inclusive suas relações com o poder público, responsabilidades fiscais, etc.

Confira aqui  um artigo de nosso blog que apresenta 3 questões de Compliance que você pode avaliar em sua empresa. 

Conclusão 

Os fundos ESG negociados na bolsa de valores cresceram 84% em 2021, representando um valor superior a US$370 bilhões de dólares. Investidores e consumidores também se preocupam com a pauta ESG e estão preferindo empresas alinhadas a ela. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow