Chatbots: O que são, benefícios e motivos para você investir

Para que uma empresa cresça e se mantenha competitiva no mercado é preciso atualizar constantemente suas ferramentas tecnológicas em seus setores.

Chatbots: O que são, benefícios e motivos para você investir

No que diz respeito ao relacionamento com o cliente, a tecnologia veio para se tornar uma verdadeira aliada das empresas. Através dos chatbots, que funcionam como um serviço de atendimento complementar, é possível atender o cliente de forma mais rápida, assertiva, personalizada e direcionada para a resolução de problemas.

Sem uma boa comunicação com o cliente, a empresa perde vendas, clientes, futuros clientes e ainda diminui a sua reputação. Por isso, investir em tecnologia como os chatbots irá otimizar o atendimento, torná-lo mais ágil e possibilitar que os operadores humanos foquem em demandas e resoluções mais complexas junto aos clientes.

Mas, afinal, o que são chatbots?

Os chatbots são ferramentas baseadas em inteligência artificial, responsáveis por processar um grande volume de informações com rapidez e gerar resultados imediatos. No caso do atendimento ao cliente, no qual é mais utilizado, esse programa de computador utiliza inteligência artificial para imitar conversas com usuários. É fácil reconhecer esses robôs conversadores a partir do momento que entramos em sites, como os de e-commerce, por exemplo, e nos deparamos com uma janela pop-up que surge no canto da tela, se colocando à disposição para tirar dúvidas.

Para que isso funcione, a ferramenta toma como base as palavras-chave e o padrão de navegação do público. Tudo começa com a construção de um banco de dados com perguntas e respostas frequentes dos usuários no site, imagens, links, vocabulário próprio, entre outros elementos.

Posteriormente, esse conteúdo gerado é incorporado no chatbot para que ele consiga estabelecer uma comunicação com o usuário e consiga redirecioná-lo para páginas, links ou outros espaços para a solução do seu problema específico, ou seja, com base nesse histórico de dados, o robô fornece respostas mais precisas para cada pergunta.

Por que investir em chatbot?

Se a sua empresa se preocupa com os hábitos dos clientes, com certeza já notou que o envio de mensagens vem substituindo as ligações e as trocas de e-mail, por exemplo. Tudo agora é feito através de mensagens no WhatsApp, Direct, Messenger, entre outros canais. No caso dos e-commerces, por exemplo, o chatbot é a forma de resolver problemas através do envio de uma simples mensagem. Assim, ao investir nessa tecnologia, você atende as demandas do seu cliente e a se ajusta ao seu comportamento e necessidade cotidiana.

Muitos empresários e leigos no assunto consideram os chatbots como robôs frios, com mensagens sem personalização. Porém, a tecnologia atual já se utiliza de processamento de Linguagem Natural (PLN – é a subárea da Inteligência Artificial (IA) que estuda a capacidade e as limitações de uma máquina em entender a linguagem dos seres humanos). Ao investir na tecnologia, a sua empresa consegue atender os clientes mais rápido, sem deixar de lado a empatia e a personalização do atendimento.

Outra vantagem bastante interessante é o encurtamento das pesquisas de informação do cliente através dos robôs. Muitas vezes procuramos por alguma informação, dado ou produto em um site e não achamos ou temos uma dúvida que nos impede de adquirir algum produto ou serviço. Ao tirar essa dúvida comum rapidamente com o chatbot, a empresa encurta o tempo de pesquisa e agiliza o de compra.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow